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terça-feira, 7 de agosto de 2012

ESCRITORA BRASILEIRA LANÇA CAMPANHA CONTRA A PIRATARIA COM PINTURA CORPORAL.

Ela fará protesto nua no domingo (12) em livraria de São Paulo.
Vanessa de Oliveira escreveu ‘pirataria não’ em diversos idiomas no corpo.


A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade.
O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais.
Vanessa de Oliveira posa ao lado de livros em uma das fotos de sua campanha contra a pirataria de livros (Foto: Divulgação/Andrea Schaefer)Vanessa de Oliveira posa ao lado de livros em uma das fotos de sua campanha contra a pirataria de livros (Foto: Divulgação/Andrea Schaefer)
O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta ao Brasil, ela aproveitou a repercussão no país vizinho para arrebatar aliados mundiais. "Fiz a oferta de autografar meus livros e falar sobre os danos da pirataria, e eles toparam na hora. Estarei apenas de calcinha, com os dizeres escritos pelo corpo, tentando conscientizar as pessoas", conta ao G1.
Na próxima semana, deve retornar ao Peru após convite da editora Help. Em dezembro, participará da Feira do Livro de Guadalajara, no México. Antes de embarcar em viagens internacionais, Vanessa recrutou amigos e profissionais interessados na causa e produziu fotos e vídeo para a campanha que elaborou sozinha.
Nas imagens, usou tinta branca, preta e vermelha para colorir o próprio corpo com os dizeres “Pirataria não” em diferentes idiomas. “Amo a cor vermelha. O preto simboliza o mercado negro, e o branco é a cor usada para ilustrar a caveira, no logo da campanha", justifica. As nacionalidades estão representadas nas pernas, nos braços, na barriga, no colo e no quadril. Para traduzir a expressão, pediu ajuda aos amigos e fãs que residem fora do Brasil via Facebook e Twitter. Por fim, checou as grafias nos dicionários e na internet.
Pelo corpo, ela escreveu "Pirataria não" em diversos idiomas. Vanessa deseja que sua campanha ganhe adeptos internacionalmente  (Foto: Divulgação/Andrea Schaefer)Pelo corpo, ela escreveu 'Pirataria não' em
diversos idiomas. Vanessa deseja que sua
campanha ganhe adeptos internacionalmente
(Foto: Divulgação/Andrea Schaefer)
O material teve apoio de uma fotógrafa, maquiadora, publicitários e um produtor de vídeos. Todos os profissionais aderiram de forma voluntária. Para a sessão de fotos, a escritora dormiu com uma cinta modeladora e amargou mais de 24 horas em jejum. Também suportou as baixas temperaturas do inverno catarinense em prol da revolução literária.
“Queria estar com a barriga bonita no vídeo. Na foto dá pra usar o Photoshop, mas no vídeo não tem como. Dormi com cinta na barriga pra ficar com a cinturinha bem fininha e passei um dia sem comer.”
Vanessa foge de tabus e preconceitos. Para ela, a nudez é uma bandeira coerente com seu estilo de vida. São raras as vezes em que está vestida dentro de sua casa. "Gosto de ficar pelada. A maior parte dos meus livros eu escrevo sem roupa."
Ela não teme que o excesso de exposição renda uma repercussão negativa, tampouco pretende mudar sua estratégia para se fazer ouvir. “Você fica pelada e o povo para, chama atenção. O que significa se expor demais? Não tenho problema com isso. Se tivéssemos um clima bom, e todo mundo ficasse nu, seria bem melhor", convoca.
Andrea Schaefer, Fernanda Dresch Videomaker, Agustin Mica, Eduardo Caldeira apoiaram a causa da escritora e ajudaram a produzir a campanha  (Foto: Divulgação/Andrea Schaefer)Vanessa posa ao lado de seus apoiadores: a fotógrafa Andrea Schaefer, a maquiadora Fernanda Dresch, e o produtor de vídeos Agustin Mica, e o iluminador Joba (Foto: Divulgação/Andrea Schaefer)
 fonte:g1 sp/camocim belo mar blog