Na próxima quinta-feira, dia 5 de junho, às 20h, estréia no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura o filme Dominguinhos. O arista, que representou por décadas a música e a cultura nordestina, será homenageado com o filme-documentário produzido pela cantora Mariana Aydar, pelo diretor musical Duani e o amigo do artista Paulo Vanderley.
Narrado em primeira pessoa, o documentário vai se aprofundar na história de Dominguinhos a partir de diversas e raras imagens de arquivo, destacando as homenagens, prêmios e momentos marcantes da música brasileira. O filme vai estrear, além de Fortaleza, em Recife, Guaranhuns, Salvador e João Pessoa. A direção fica por conta de Joaquim Castro, Nazarian e Mariana.
Após a exibição da produção no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, será realizado um debate com o tema “O legado de Dominguinhos para a música popular brasileira”. Uma web-série que complementa o projeto pode ser acessada na íntegra nos canais www.youtube.com/dominguinhosmais e www.facebook.com/dominguinhosmais.
De acordo com uma das idealizadoras, Mariana Aydar, “a jornada do documentário começa há seis anos. Nossa ideia era mostrar o Dominguinhos sertanejo, o menino pré-destinado a ser o sucessor de Luiz Gonzaga, o artista popular, sim. Mas também era mostrar um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, universal.