O australiano Daniel Ricciardo, de 24 anos, recolocou a Red Bull em destaque e conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, neste domingo, 8, no GP do Canadá, em Montreal, quebrando a hegemonia da Mercedes, que havia vencido as seis primeiras etapas do campeonato.
Na penúltima e eletrizante volta, Ricciardo superou o então líder Nico Rosberg, que tinha problemas em sua Mercedes e não resistiu ao ataque do australiano na penúltima volta.
Ele recebeu a bandeira quadriculada com o safety-car na pista, após a pancada forte de Felipe Massa em Sérgio Perez, na tentativa otimista demais do brasileiro superar o mexicano.
Rosberg, mesmo com dificuldades, terminou em segundo e Sebastian Vettel completou o pódio, em terceiro.
Jenson Button (McLaren) foi o quarto Nico Hulkenberg (Force India) o quinto e Fernando Alonso (Ferrari) fechou a lista dos seis primeiros.
O inglês Lewis Hamilton, que largou em segundo lugar equase tocou em Rosberg no início da prova, era o segundo colocado quando abandonou, com problemas em sua Mercedes, na volta 48.
Foi a etapa com mais abandonos até agora na temporada. Apenas dez carroscruzaram a linha de chegada, após acidentes e falhas mecânicas.
O resultado acabou sendo desastroso para Hamilton. Rosberg chegou a 140 pontos, 21 à frente do inglês.
A próxima etapa acontece no dia 22 de junho, na Áustria, no circuito de Spielberg.
Resultado final do GP do Canadá, em Montreal, 7ª etapa do Mundial da F1:
1º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault)
2º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)
4º Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
5º Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
6º Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
7º Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
8º Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
9º Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes)
10º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Não completaram a prova:
Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari)
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)
Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault)
Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault)
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault)
Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari)
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari)
A prova:
O GP do Canadá começou com uma apimentada disputa pela liderança logo na primeira curva, com Rosberg fechando Hamilton que foi para fora e Vettel se aproveitou assumindo a segunda colocação.
No final do pelotão, uma confusão que fez o safety-car entrar na pista até a oitava volta, quando Chilton escorregou e tocou em Bianchi, ambos da Marussia. Bianchi bateu forte mas saiu ileso.
Quando a prova foi reiniciada, Hamilton começou sua caça em relação a Vettel. Os seis primeiros na volta 10: Rosberg, Vettel, Hamilton, Bottas, Massa e Ricciardo. Ainda na volta 10, Hamilton, já podendo utilizar a asa móvel, superou Vettel e subiu para o segundo lugar.
Parada para Ricciardo na volta 14. O australiano estava próximo de Massa em busca da quinta colocação, mas optou pela troca de pneus e ter pista livre pela frente para ganhar a posição quando o brasileiro fizesse sua parada, e isso de fato aconteceu. A parada de Felipe foi demorada, por conta de um problema na pistola pneumática que fez a troca em um dos pneus, facilitando as coisas para Ricciardo.
Button nos boxes na volta 15 e Vettel na 16.
Na frente, Rosberg e Hamilton continuaram sem troca de pneus até a volta 18, quando Rosberg calçou sua Mercedes com pneus macios. Hamilton, na volta 19, fez sua parada e voltou atrás de Rosberg, 2,7 atrás do alemão.
Sem parar nos boxes, permaneciam os dois carros da Force India, com Pérez em terceiro e Hulkenberg em quarto. Vettel, em quinto, tentou uma manobra sobre Hulkenberg, atrasou a freada, fez a ultrapassagem mas levou o "X" na volta 24.
Hamilton colado em Rosberg na volta 25. Rosberg passou reto em uma curva, foi para a área de escape e acabou abrindo vantagem para o inglês.
Massa, que perdeu três posições em sua parada, superou os dois carros da Ferrari na pista, primeiro sobre Raikkonen e depois sobre Alonso, na volta 26.
Na volta 29, Hamilton retomou a caçada a Rosberg, que estava sob investigação pela manobra que o beneficiou. Mas o alemão passou ileso de punição.
Os dois carros da Mercedes começaram a perder potência a partir da volta 37.
Os seis primeiros na volta 40:
Rosberg, Hamilton, Hulkenberg, Massa, Alonso e Vergne. Hulkenberg finalmente fez sua troca e Massa subiu para a terceira colocação.
Parada para Rosberg na volta 45. O alemão teve uma troca demorada, com problema na roda dianteira esquerda. Felipe subiu para o segundo lugar.