Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011

missando treceiro domingo do adivento.

MISSADO 3º DOMINGO DO ADVENTO


. EVANGELHO (Jo 1,6-8.19-28)

11 DE DEZEMBRO DE 2011 • O DOMINGO
RITOS INICIAIS

Com otimismo e fé nos reunimos para celebrar o terceiro domingo do advento,domingo de alegria.A exemplo do profeta,todos devemos nos alegrar,pois o Senhor está próximo.João Batista aparece hoje para preparar o caminho de Jesus até nós.

1. CANTO DE ENTRADA
Alegrai-vos: Ele está bem perto; sim, alegrai-vos mais no Senhor!
1. Foste amigo, Senhor, da tua terra, * libertaste os cativos de Jacó. * Perdoaste o pecado de teu povo, * encobriste toda a sua falta, * não guardaste rancor contra nós, * acalmaste o furor da tua ira.
2. Restaura-nos, ó Deus e Salvador, * esquece a tua mágoa contra nós; * ficarás irritado para sempre? Guardarás tua cólera sem fim?
3. Não darás tua vida novamente * ao teu povo que em ti se alegrará? * Mostra-nos, Senhor, tua bondade, concede-nos a tua salvação!
4. Quero ouvir o que diz o Senhor: * É de paz que ele vai nos falar, * a paz para seu povo e seus amigos, * aos que trazem ao Senhor seu coração. Está perto a salvação aos que o respeitam e a glória habitará na nossa terra.
5. Fidelidade e amor se encontrarão, * vão beijar-se a justiça e a paz. * Da terra brotará a fidelidade * e do céu olhará a justiça.
2. ACOLHIDA
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
P. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. Para celebrarmos dignamente o Mistério de Cristo e vivermos mais intensamente o tempo litúrgico do Advento, humildemente reconheçamos os nossos pecados.
(Momento de silêncio)
P. Confessemos os nossos pecados:
T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.
Kyrie
P. Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
4. ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por N.S.J.C.
T. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
Com o coração contrito e humilde, ouçamos as leituras de hoje e aprofundemos nossa adesão ao Filho de Deus, cuja encarnação celebramos na festa do Natal.
5. PRIMEIRA LEITURA (Is 61,1-2a.10-11)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2para proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.
– Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
6. SALMO RESPONSORIAL (Lc 1,46 ss)
(H4 p. 216 Fx 6)
O Senhor fez por mim maravilhas: * Santo, Santo, Santo é seu nome! (bis)
1. A minha alma engrandece o Senhor, * e se alegrou o meu Espírito em Deus, meu Salvador, * pois, Ele viu a pequenez de sua serva, * eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
2. O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é seu nome! * Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam.
3. Demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos. * Derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou.
4. De bens saciou os famintos * e despediu, sem nada, os ricos * Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor.
5. Como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
6. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * como era no princípio, agora e sempre. Amém!
7. SEGUNDA LEITURA (1Ts 5,16-24)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.
– Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
8. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(H1, p. 46 Fx 9)
Aleluia, aleluia! *
Aleluia, aleluia!
O Espírito consagrou-me, (bis)
E mandou-me anunciar. (bis)
Boa Nova para os pobres! (bis)

9. EVANGELHO (Jo 1,6-8.19-28)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
P. 6Surgiu um homem enviado por Deus, seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta àqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”, conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e 25perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
– Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.




Escrito por ANT.BERG.FROTA às 23h24:postado por camocimmarazl@bogsport.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário