Páginas

domingo, 25 de março de 2012

AS MUDANÇAS DO CAPEONATO CEARENSE PARA 2013.

Cearense 2013 terá nova fórmula, com duas fases
Segundo Mauro Carmélio, serão dois minicampeonatos para adequar o calendário à Copa do Nordeste
23 de março de 2012 | 12:33
  0

Mauro Carmélio ressaltou que mudanças são respaldadas
pelo Estatuto do Torcedor / Foto: Divulgação/FCF

 
Tarik Otoch, do CNews
Muda tudo para 2013. Após sofrer alterações em seu sistema de disputa em 2012, o Campeonato Cearense vai mudar de novo no ano que vem. Ao contrário de turno único com jogos de ida e volta e fase final com semifinais e finais, haverá dois campeonatos em um só.
 
A palavra é do presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio. É que a FCF está adaptando o torneio à Diretriz Técnica da Copa do Nordeste de 2013, divulgada nesta sexta-feira (23) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
 
O novo formato foi proposto pela própria CBF, pois o Nordestão acontecerá simultaneamente aos campeonatos estaduais, começando em janeiro. E, de acordo com Mauro Carmélio, a proposta será, sim, executada no Cearense 2013.
 
Novo sistema
 
Serão dois minicampeonatos para que seja decidido o vencedor. Na 1ª fase, campeão e vice de 2012 estarão na Copa do Nordeste e não participarão. Assim, 9 clubes vão disputar entre si, com o limite máximo de 12 jogos cada, em respeito ao calendário da CBF. 
 
Destes, 4 ou 6 clubes se classificarão para a 2ª fase, onde entrarão os 2 participantes das Copa do Nordeste, totalizando o máximo de 8 times em disputa pelo título. Mauro Carmélio diz ainda não ter decidido quantos times serão nesta fase, se seis (4+2) ou oito (6+2). O que está certo é que esta etapa terá apenas 11 datas para jogos, também por adequação ao calendário da CBF.
 

 Arte: Tarik Otoch
 
Estatuto do Torcedor
 
Questionado sobre a legalidade da alteração com menos de dois anos da reformulação do Cearense (que teve novo modelo este ano), Mauro Carmélio disse que o caso é respaldado pelo Estatuto do Torcedor.
 
- Quando a Federação recebe orientação superior, pode ser mudado sem problema junto ao Estatuto do Torcedor. Pois é o calendário brasileiro que vai mudar.
 
De fato, há previsão na lei. Veja o que diz o Estatuto:
 
Art. 9º -  É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início.
 
§ 5º - É vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva, salvo nas hipóteses de:
 
I - apresentação de novo calendário anual de eventos oficiais para o ano subseqüente, desde que aprovado pelo Conselho Nacional do Esporte – CNE;
 
II - após dois anos de vigência do mesmo regulamento, observado o procedimento de que trata este artigo.
 
Calendário
 
Os limites de 12 datas para a 1ª fase e 11 para a 2ª são impostos pelo calendário da CBF, que disponibiliza 23 dias de jogos para os campeonatos estaduais. Segundo a Confederação, a realização da Copa do Nordeste só seria possível ocupando parte dessas vagas, no caso, as 12 primeiras datas. E seria inviável a participação dos times em ambos os campeonatos simultaneamente, por isso, foi proposta a alteração nas fórmulas dos estaduais.
  fonte cwens/camocim belo mar blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário