Cerca de 15 litros de óleo vazaram de plataforma da Petrobras em março
Quantidade de óleo foi pequena e não causou dano ambiental, diz Ibama.
Comente agora
O vazamento de óleo cru em uma plataforma da Petrobras no Ceará não causou danos ambientais à fauna ou à flora marítimas, segundo o coordenador de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Carlos Alberto Maia.
Na segunda-feira (2), a Petrobras havia informado o Ibama sobre vazamentos em plataformas do Ceará e do Rio Janeiro. No Ceará, segundo Carlos Alberto, um furo no oleoduto que leva óleo da plataforma Atum 2 para a Plataforma Xaréu 3, no litoral deParacuru fez vazar 15,6 litros de óleo.
"É um quantidade pequena, que não causou danos ambientais", diz Carlos Alberto. O Ibama no Ceará ainda não recebeu informações sobre o motivo do acidente que furou o oleoduto entre as duas plataformas, distante cerca de 30 quilômetros uma da outra.
saiba mais
O acidente ocorreu em 30 de março, por volta das 13h. Segundo relatório da Petrobras enviado ao Ibama, foi realizado um plano de emergência individual que dispersou o óleo vazado na superfície do mar. "Não foi preciso o uso de barreiras de contenção por conta da pouca quantidade de óleo, mas a mancha foi dispersada no mar", diz o coordenador do Ibama.
Carlos Alberto diz também que aguarda relatório da Petrobras com mais informações sobre o acidente e que, devido ao acidente não ter causado danos ambientais, a empresa não está sujeita a multas.fonte G1 CE/camocim belo mar blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário