Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

CAMOCIM CULTURA E NATUREZA.



"Praias, lagos, dunas, culinária, festas juninas e carnaval fora de época".

Ilha do Amor, cenário de paz e beleza natural - Camocim-CE

Camocim, cidade reconhecida internacionalmente por suas exuberantes belezas naturais, formadas por praias, rios, lagos e lagoas de águas cristalinas entre dunas e manguezais, tem também, na sua cultura, a alegria do tradicional Festival de Violeiros e Repentistas que neste ano chegou a sua 24ª edição. Realizado na Praça Severiano Morel (Praça da Matriz) enfrente ao NAEC – Núcleo de Arte Educação e Cultura, artistas locais e convidados de outras cidades traduziram a cultura popular camocinense e da região em versos e rimas nos acordes das violas, encantando o público que anualmente prestigia o evento, organizado pela Administração Camocim é do Povo, através da SECULT - Secretaria Municipal de Cultura e Desporto.
No mês de Junho, Camocim homenageia o Padroeiro dos Pescadores, São Pedro, com uma procissão marítima pelo Rio Coreaú, acompanhado por centenas de devotos em canoas e barcos. É a expressão de fé da população que devota ao Santo respeito e exemplo de vida. Durante 10 dias são celebradas missas, novenas e atividades culturais como leilões, danças folclóricas, bingos, etc. Os festejos de São Pedro se encerram sempre no dia 29 de junho com uma Missa Campal na Praça de Eventos da Praia dos Botes reunindo milhares de camocinenses e visitantes.
Além da cultura religiosa e poética, Camocim é reconhecido pelo seu tradicional Festival de Quadrilhas Juninas, que este ano acontecerá nos dias 28 e 30 de junho, e 01 de julho. Este evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura conta com a organização das quadrilhas Juninas, transformando a cidade num berço de uma das vertentes mais fortes da expressão nordestina. A animação contagiante das quadrilhas e de seus quadrilheiros permeia a cidade de alegria durante os 03 dias de festival. Os shows musicais com atrações regionais e nacionais são gratuitos na Praça de Eventos (antigo Odus) onde é realizado todo o festival. No perímetro determinado, uma mega estrutura de palco, som, luzes e arquibancadas oferecem para o público, conforto, segurança e a garantia de uma boa diversão.
Ainda no mês de julho, a Secretaria Municipal de Turismo realiza a programação do projeto “Férias em Camocim eu vou sim”, com shows de humor, Rock, MPB, tendas eletrônicas com DJ’s, forró “pé de serra”, músicas regionais, etc. O projeto é desenvolvido sempre nas noites dos finais de semana, na Avenida Beira Mar, próximo aos bares e lanchonetes da orla, proporcionando entretenimento para o público local e turistas. No final de Julho a gastronomia de Camocim também é destaque com a realização do “Festival Gastronômico”. Bares e restaurantes participam do festival competindo com saborosos pratos inéditos, genuinamente camocinenses tendo os frutos do mar como principais ingredientes, enriquecendo a culinária e inserindo-os nos cardápios dos bares e restaurantes participantes.fonte:carlos jardel,fotos francilucio oliveira/camocim belo mar blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário