Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ALUNOS COMPARTILHAM PESQUISAS NAS REDES SOCIAIS.


Em mais uma iniciativa inovadora, a professora rondonense Vera Pagnussati está desenvolvendo com estudantes dos 8º e 9º anos uma proposta de compartilhamento dos estudos nas redes sociais e até mesmo por meio de telefonia móvel.

O projeto intitulado “Aprender, socializar e agir para transformar” envolve todas as turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental do Colégio Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon. Segundo a idealizadora e coordenadora, o trabalho surgiu como forma de complementação de um projeto existente, há dois anos, na disciplina de Língua Portuguesa, tendo como conteúdo estruturante os diferentes gêneros textuais, mais especificamente os jornalísticos, em parceria com este diário.
Os alunos realizaram amplos trabalhos de pesquisa sobre diversos temas e subtemas, dentre os quais: formas de violência, sexualidade, meio ambiente e drogas. Deste modo, eles ampliaram seus conhecimentos a partir de pesquisas sobre sustentabilidade, água, Código Florestal, sisleg, lixo, poluição, bullying, sexualidade precoce, mídia e educação, trânsito, dentre outros.
Conforme a professora, a fundamentação teórica sobre os gêneros discursivos e o encaminhamento das pesquisas são realizados em sala de aula e no laboratório de informática, enquanto o trabalho prático de pesquisas, entrevistas, filmagens e editoração são complementados em outros ambientes, dentro e fora dos muros da escola. “Deste modo, eles passam por vários gêneros, tendo oportunidade de desenvolver diferentes habilidades”, relata.
Oficinas
Cada turma ficou responsável por um assunto para desenvolver a socialização. Nesta semana, os grupos estão apresentando os trabalhos em forma de seminário. Ontem foi a vez do tema Meio Ambiente. Hoje (08) acontecerão as explanações sobre Formas de Violência, com ênfase no trânsito, e na quinta-feira (09) ocorrerá a oficina enfocando a Sexualidade.
“Buscamos partir dos estudos do cotidiano dos alunos, de modo que tenham condições de obter informações acessíveis, bem como para que possam ser agentes transformadores de sua própria realidade”, salienta a professora coordenadora do projeto.
Vera reconhece que muitos grupos superaram as expectativas até mesmo da professora e dos colegas. “Os alunos produziram trabalhos muito bons”, assegura, observando que muitos deles se superaram em algumas atividades, como é o caso da timidez em relação à entrevista, ampliaram a capacidade de criação, exercitaram o trabalho em equipe e de coordenação e organização das produções. Houve grupo que foi além da proposta, incrementando a apresentação com a composição de uma paródia, por exemplo.
Difusão
Após se municiarem de conteúdos a respeito do tema pesquisado, os estudantes também foram provocados a criar slogans para divulgação dos conceitos adquiridos por meio do trabalho. “Em uma terceira etapa de atividades, os alunos terão que difundir os temas por meio de envio de mensagens via celular, visando compartilhar os estudos”, menciona a professora.
De acordo com Vera, outra estratégia de disseminação das informações levantadas por eles é a publicação de conteúdos em páginas da internet, como é o caso das redes sociais. Eles utilizarão o Facebook para expor os trabalhos e o que aprenderam por meio da participação no projeto.
“É uma maneira de mostrar o que vem sendo desenvolvido na escola, de valorizar os trabalhos, de multiplicar conceitos positivos e mais uma forma de estimular com que façam bom uso da rede, que já é familiar para a maioria deles”, conclui.
Assista ao vídeo dos alunos com a paródia do meio ambiente.
fonte:O presente/camocim belo mar blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário