Organização advertiu que existe um risco de 'novas réplicas fortes'.
Segundo porta-voz, se trata do maior terremoto na região desde 1991.
De acordo com o balanço da ONG, que possui escritórios na região, foram contabilizadas 13 vítimas em quatro localidades próximas ao epicentro. A organização advertiu que existe um risco de “novas réplicas fortes”. Pouco antes, um funcionário do governo havia dito à France Presse que ao menos duas pessoas haviam morrido, três estavam feridas e cinco estavam desaparecidas.
O terremoto, de magnitude 6,8 segundo o Instituto de Geofísica norte-americano (USGS), aconteceu a uma profundidade de 10 km, a 117 km ao norte de Mandalay, disse o instituto. Na cidade e no distrito de Mandalay habitam cerca de 1,3 milhão de pessoas. O fenômeno aconteceu às 7h42 (horário local) e foi seguido por duas réplicas de magnitude 5,0, cerca de 20 minutos mais tarde. O USGS registrou um novo tremor de magnitude 5,8 na manhã deste domingo (11), mas não houve relatos iniciais de novos danos ou vítimas.
Homem
olha para a fachada do edifício mais alto de Mandalay de onde várias
vidraças caíram depois do terremoto de 6,8 graus de magnitude que
atingiu o norte de Mianmar neste domingo (11) (Foto: AFP)
De acordo com um relatório recebido pela AFP da organização Save The
Children, quatro das vítimas são operários que trabalhavam em uma ponte
sobre o rio Irrawaddy. Outras duas pessoas morreram em decorrência da
queda de um monastério no norte de Mandalay. Seis pessoas morrem em Sint
Ku, e mais uma em Mandalay.A organização advertiu sobre os “riscos de novas réplicas fortes”, mas não tomou a decisão de mobilizar suas equipes. Habitantes de Mandalay, contatados pela AFP por telefone, relataram cenas de pânico na cidade.
A Divisão de Informação sobre terremotos de Naypyidaw confirmou, por sua vez, a magnitude de 6,8 do primeiro tremor. Kyaw Kyaw Lwin, um de seus responsáveis, disse que se trata do maior terremoto na região desde 1991.
O terremoto aconteceu a 572 km a leste de Dacca, capital de Bangladesh, uma das cidades mais densamente povoadas do mundo. O temor também foi sentido em Bangcoc, capital da Tailândia. Em março de 2011, um terremoto de magnitude 6,8 no Estado de Shan, próximo à fronteira com Tailândia e Laos, provocou a morte de 74 pessoas em Mianmar e uma na Tailândia.fonte:AFP/camocim belo mar blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário