No último dia 24, uma estudante brasileira vendeu sua virgindade em um leilão online por US$ 780.000 (mais de R$ 1,5 milhão) para um japonês chamado Natsu. Catarina Migliorini, de 20 anos, recebeu 15 lances. Natsu venceu a concorrência dos licitantes americanos Jack Miller e Jack Right e do indiano Rudra Chatterjee. O leilão ocorreu em um site chamado Virgins Wanted (algo como “procura-se virgens”). A estudante de educação física, natural de Itapema, em Santa Catarina, está agora na Austrália, onde vai participar da gravação de um documentário de mesmo nome sobre a venda de sua virgindade. Já deu para imaginar a polêmica que a garota causou, sendo chamada para alguns de “um pouco mais do que uma prostituta”. Catarina se defendeu dizendo que “se você só faz uma vez na sua vida, então você não é uma prostituta, como se você tirar uma fotografia incrível, não significa automaticamente que você um fotógrafo”. Já para outros, uma vez é mais do que o suficiente, como uma pessoa que mata outra apenas uma vez é um assassino. Controvérsias à parte, ela justificou sua participação nesse “projeto” dizendo que o viu como um negócio. “Eu tenho a oportunidade de viajar, de fazer parte de um filme e receber um bônus”, contou. “O leilão é apenas um negócio, eu sou uma menina romântica e acredito no amor”, ela disse ao jornal Folha de São Paulo. O dinheiro do leilão vai ir todo para ela (depositado em sua conta antes do dia que deve perder a virgindade). Anteriormente, ela tinha falado queria reinvesti-lo – 90% do preço final do leilão de venda – em uma organização não governamental que irá construir casas modernas para famílias pobres em Santa Catarina. O projeto Catarina Migliorini se inscreveu em um concurso há dois anos para o projeto de documentário da Thomas Williams Productions, que estava procurando uma virgem. Logo, ela foi chamada pelo produtor australiano Justin Sisely para fazer um teste em vídeo. Na época com 18 anos, ela foi a escolhida para participar do projeto. As filmagens do documentário começaram há cerca de um mês. O vídeo vai registrar a história da jovem e seus preparativos para o leilão, até o dia em que deve perder a virgindade. O documentário ainda não tem previsão de lançamento. Catarina deve ser “entregue” ao seu comprador a bordo de um avião entre a Austrália e os EUA. Ela deve ser entrevistada antes e depois do ato sexual, mas a relação em si não será filmada e Natsu deve manter seu direito de permanecer anônimo. De acordo com o regulamento, a primeira noite de Catarina está prevista para ocorrer 10 dias depois do fim do leilão, o que cairia no dia 3 de novembro, mas por enquanto não há certezas. Entre as regras que devem ser obedecidas pelo ganhador, está o uso de camisinha. “Ele também não pode me beijar, não pode realizar nenhuma fantasia nem fetiche, nem usar nenhum brinquedo”, explicou Catarina ao portal G1. Natsu vai ser testado para doenças sexualmente transmissíveis antes do encontro. Catarina também explicou que está preparada para provar a todos os céticos de que ela nunca fez sexo antes. Curiosamente, um virgem chamado Alexander, que também está sendo seguido pelo documentário do diretor Justin Selsey, foi vendido por US$ 3.000 (cerca de R$ 6 mil) a uma mulher brasileira identificada como Nene B. “Garota de programa”? Catarina informou que não está incomodada com a repercussão do seu caso (que foi internacional). Ela afirmou que tinha certeza de que 90% das pessoas iriam fazer críticas negativas e isso não lhe abalou. Quanto à reação de seus pais, ela disse em entrevista ao G1 que sente que a mãe dela já não está mais tão apreensiva ou nervosa, e que elas conversam diariamente. Já o pai não fala sobre esse assunto e ela respeita seu direito de permanecer calado. Por fim, Catarina “atacou” um pouco as pessoas que a chamaram de “garota de programa”. Apesar de dizer que não se importava, ela afirmou que há muito preconceito em torno desse termo e explicitou sua opinião de que essa é uma profissão antiga e deveria ser legalizada e respeitada, porque “todo ser humano merece respeito, independente de qualquer coisa”. Depois, alfinetou o que ela chamou de “outras modalidades que se enquadram perfeitamente dentro desse contexto chamado ‘prostituição’ e que muitos fingem não perceber”, como sexo sem afeto, sexo em troca de favores profissionais ou informações, fotos mostrando as partes íntimas do corpo, casamentos por interesse econômico, etc. “Eu não estou querendo justificar nada, cada um é livre para fazer as suas próprias escolhas, mas tudo isso são fatos. Para aqueles que me comparam a uma garota de programa eu devo dizer que isso não me afeta em nada. Na Grécia Antiga, as prostitutas eram tidas como sagradas, eram inteligentes, cultas, ricas e bonitas e apenas elas podiam participar das reuniões com intelectuais e dar opiniões no Senado. Quem tem moral sobrando deveria leiloar também”, discursou Catarina ao G1. fonte:g1/via guia camocim/camocim belo mar blog
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domingo, 28 de outubro de 2012
A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 28/10/2012.
— São Simão e São Judas Tadeu
Celebramos na alegria da fé os apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. Os apóstolos foram colunas e fundamento da verdade do Reino.
São Simão:
Simão tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa "zeloso".
Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. São Fortunato, Bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem Simão e Judas enterrados na Pérsia.
Isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita.
Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos.
Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.
São Judas Tadeu:
Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22).
Temos uma epístola de Judas "irmão de Tiago", que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente". Orígenes achava esta epístola "cheia de força e de graça do céu".
Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia.
Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu.
Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.
São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.
São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós!
.: Oração para se rezar nas situações difíceis
São Simão:
Simão tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa "zeloso".
Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. São Fortunato, Bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem Simão e Judas enterrados na Pérsia.
Isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita.
Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos.
Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.
São Judas Tadeu:
Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22).
Temos uma epístola de Judas "irmão de Tiago", que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente". Orígenes achava esta epístola "cheia de força e de graça do céu".
Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia.
Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu.
Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.
São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.
São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós!
.: Oração para se rezar nas situações difíceis
28.10.2012
30º Domingo do Tempo Comum — ANO B
(VERDE, GLÓRIA, CREIO – II SEMANA DO SALTÉRIO)
Dia mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária
__ "Ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho" __
30º Domingo do Tempo Comum — ANO B
(VERDE, GLÓRIA, CREIO – II SEMANA DO SALTÉRIO)
Dia mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária
__ "Ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho" __
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NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGLEHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Chegamos ao último final de semana do mês de outubro, em que a Igreja nos propõe um reflexão maior e mais profunda sobre nossa tarefa missionária. Celebramos, neste domingo, o Mistério da Salvação divina, marcados pela luz de Cristo e pela esperança de caminhar na direção de uma cidade nova. A liturgia torna-se profética nessa celebração porque abre nossos olhos e nos coloca na estrada de Jesus. Neste domingo, em alguns municípios, realiza-se o segundo turno das eleições. A política sempre é um desafio para a evangelização, pois esta deve se traduzir em valores que nascem da vivência da fé em comunidade. Celebremos, hoje, em comunhão com a juventude, em sua jornada em busca de uma vida plena de sentido.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Encerra-se hoje o Sínodo dos Bispos e começa um novo tempo para a evangelização cristã. O desafio de encontrar novos caminhos para anunciar Jesus Cristo, a partir dos novos cenários que o mundo atual apresenta, deve ser assumido por todos. Agradeçamos pelo esforço que os Padres Conciliares fizeram na busca desses caminhos e peçamos a Deus a graça de colocarmos em prática o que propõem para toda a Igreja. Rezemos também para que o segundo turno das eleições municipais transcorra em paz e que o voto livre e consciente eleja os melhores candidatos.
INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: Neste mês da Missões, rezemos nesta Eucaristia para que o Senhor faça descer sobre nós a força do Espírito Santo, a fim de que sejamos missionários da Palavra e do Amor de Deus, segundo a vontade do Pai.
Sintamos o júbilo real de Deus em nossos corações e cheios dessa alegria divina entoemos alegres cânticos ao Senhor!
XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM
Antífona da entrada: Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Comentário das Leituras:
O conhecimento da palavra de Deus e das promessas que alimentam a vida do povo de Israel leva o cego a reconhecer Jesus. Este fato deve também nos mover a buscar não só conhecer a palavra de Deus, mas a fazer dela um alimento para a fé, para podermos reconhecer a presença e a ação de Jesus hoje, entre os homens e na comunidade dos fiéis.
O conhecimento da palavra de Deus e das promessas que alimentam a vida do povo de Israel leva o cego a reconhecer Jesus. Este fato deve também nos mover a buscar não só conhecer a palavra de Deus, mas a fazer dela um alimento para a fé, para podermos reconhecer a presença e a ação de Jesus hoje, entre os homens e na comunidade dos fiéis.
Primeira Leitura (Jeremias 31,7-9)
Leitura do livro do profeta Jeremias.
Leitura do livro do profeta Jeremias.
31 7 Porque isto diz o Senhor: "Lançai gritos de júbilo por causa de Jacó. Aclamai a primeira das nações. E fazei retumbar vossos louvores, exclamando: 'O Senhor salvou o seu povo, o resto de Israel'.
8 Eis que os trago da terra do norte, e os reúno dos confins da terra. O cego e o coxo estarão entre eles, e também a mulher grávida e a que deu à luz. Será imensa a multidão que há de voltar,
9 e que voltará em lágrimas. Conduzi-la-ei em meio às suas preces; levá-la-ei à beira de águas correntes, por caminhos em que não tropeçarão, porque sou para com Israel qual um pai, e Efraim é o meu primogênito".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
8 Eis que os trago da terra do norte, e os reúno dos confins da terra. O cego e o coxo estarão entre eles, e também a mulher grávida e a que deu à luz. Será imensa a multidão que há de voltar,
9 e que voltará em lágrimas. Conduzi-la-ei em meio às suas preces; levá-la-ei à beira de águas correntes, por caminhos em que não tropeçarão, porque sou para com Israel qual um pai, e Efraim é o meu primogênito".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo responsorial 125/126
Maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!
exultemos de alegria!
Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,
parecíamos sonhar;
encheu-se de sorriso nossa boca,
nossos lábios, de canções.
parecíamos sonhar;
encheu-se de sorriso nossa boca,
nossos lábios, de canções.
Entre os gentios se dizia: "Maravilhas
fez com eles o Senhor!"
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!
fez com eles o Senhor!"
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!
Mudai a nossa sorte, ó Senhor,
como torrentes no deserto.
Os que lançam as sementes entre lágrimas
ceifarão com alegria.
como torrentes no deserto.
Os que lançam as sementes entre lágrimas
ceifarão com alegria.
Chorando de tristeza sairão,
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!
Segunda Leitura (Hebreus 5,1-6)
Leitura da carta aos Hebreus.
Leitura da carta aos Hebreus.
5 1 Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
2 Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza.
3 Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo.
4 Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão.
5 Assim também Cristo não se atribuiu a si mesmo a glória de ser pontífice. Esta lhe foi dada por aquele que lhe disse: "Tu és meu Filho, eu hoje te gerei",
6 como também diz em outra passagem: "Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
2 Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza.
3 Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo.
4 Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão.
5 Assim também Cristo não se atribuiu a si mesmo a glória de ser pontífice. Esta lhe foi dada por aquele que lhe disse: "Tu és meu Filho, eu hoje te gerei",
6 como também diz em outra passagem: "Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Jesus Cristo, salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
EVANGELHO (Marcos 10,46-52)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 10 46 Jesus e seus discípulos chegaram a Jericó. Ao sair dali Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu.
47 Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, em compaixão de mim!"
48 Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!"
49 Jesus parou e disse: "Chamai-o" Chamaram o cego, dizendo-lhe: "Coragem! Levanta-te, ele te chama."
50 Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele.
51 Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: "Que queres que te faça?" "Rabôni", respondeu-lhe o cego, "que eu veja!"
52 Jesus disse-lhe: "Vai, a tua fé te salvou." No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
47 Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, em compaixão de mim!"
48 Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!"
49 Jesus parou e disse: "Chamai-o" Chamaram o cego, dizendo-lhe: "Coragem! Levanta-te, ele te chama."
50 Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele.
51 Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: "Que queres que te faça?" "Rabôni", respondeu-lhe o cego, "que eu veja!"
52 Jesus disse-lhe: "Vai, a tua fé te salvou." No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
HOMILIA - CREIO - PRECES
(Ver abaixo ao final desta liturgia 3 sugestões de Homilia para este domingo)
(Ver abaixo ao final desta liturgia 3 sugestões de Homilia para este domingo)
Sobre as oferendas
Olhai, ó Deus, com bondade, as oferendas que colocamos diante de vós, e seja para vossa glória a celebração que realizamos. Por Cristo, nosso Senhor.
Olhai, ó Deus, com bondade, as oferendas que colocamos diante de vós, e seja para vossa glória a celebração que realizamos. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Com a vossa vitória então exultaremos, levantando as bandeiras em nome do Senhor (Sl 19,6).
Depois da comunhão
Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.
Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.
FORMAÇÃO LITÚRGICA
Doxologia e amém conclusivo
Com a doxologia, conclui-se o grande momento da Oração Eucarística. Doxologia é termo de origem grega (Doxa: glória, e logia: palavra; portanto, "palavra de glória"), indicando aqui o louvor ou benção, quase sempre de caráter trinitário, com a qual se conclui um hino ou oração. Tem ainda um valor todo particular o "Amém" do povo, que completa a doxologia e finaliza a oração. Sobre ele já encontramos referências em duas passagens da I Apologia de São Justino Mártir, do século II. Também Santo Agostinho interessa-se muito por ele, quando diz que tal "Amém" conclusivo dos fiéis é o assentimento, a assinatura que cada um põe naquilo que foi proclamado: "A isso vós dizeis 'Amém'. E dizer 'Amém' é subscrever" (Santo Agostinho)
TEXTOS BÍBLICOS PARA A SEMANA:
2ª Vd – Ef 4,32-5,8; Sl 1; Lc 13,10-17
3ª Vd – Ef 5,21-33; Sl 127 (128); Lc 13,18-21
4ª Vd - Ef 6, 1-9; Sl 144 (145); Lc 13,22-30
5ª Vd – Ef 6,10-20; Sl 143 (144); Lc 13,31-35
6ª Rx – Jó 19,1.23-27; Sl 27 (26); Jo 6,37-40
Sb Vd – Fl 1,18b-26; Sl 41 (42); Lc 14,1.7-11
31º DTC-TODOS OS SANTOS Ap 7, 2-4.9-14; Sl 23 (24),1-2.3-4ab.5-6 (R/. cf. 6); 1Jo 3,1-3; Mt 5,1-12a (Bem-aventuranças)
2ª Vd – Ef 4,32-5,8; Sl 1; Lc 13,10-17
3ª Vd – Ef 5,21-33; Sl 127 (128); Lc 13,18-21
4ª Vd - Ef 6, 1-9; Sl 144 (145); Lc 13,22-30
5ª Vd – Ef 6,10-20; Sl 143 (144); Lc 13,31-35
6ª Rx – Jó 19,1.23-27; Sl 27 (26); Jo 6,37-40
Sb Vd – Fl 1,18b-26; Sl 41 (42); Lc 14,1.7-11
31º DTC-TODOS OS SANTOS Ap 7, 2-4.9-14; Sl 23 (24),1-2.3-4ab.5-6 (R/. cf. 6); 1Jo 3,1-3; Mt 5,1-12a (Bem-aventuranças)
Link das Partituras dos Cantos para o Mês de Outubro/2012:
http://www.diocesedeapucarana.com.br/userfiles/cantos_out12.pdf
http://www.diocesedeapucarana.com.br/userfiles/cantos_out12.pdf
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. SENTADO À BEIRA DO CAMINHO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Há uma canção de Roberto e Erasmo Carlos, que eu vivia cantarolando nos meus tempos de jovem, quando tomado por alguma tristeza ou decepção, o poeta compositor da letra, fala de alguém, que por conta de uma decepção amorosa, desistiu de viver e ficou sentado á beira do caminho, onde até a poeira é triste. A dinâmica da vida nos impele a caminhar, quem não se deixa contagiar por esse dinamismo, acaba ficando fora do processo, a letra da canção mostra bem esse sentimento de que não existimos, quando a pessoa a quem amamos permanece indiferente "Preciso lembrar que eu existo....". Quem é esse cego Bartimeu, mendigando amor á beira de um caminho, senão o próprio homem, que não conhecendo a Deus revelado em Jesus, lhe permanece indiferente? A pós modernidade oferece ao homem Muitas "luzes" na ciência, na tecnologia, no avanço das pesquisas, acontece que o ser humano, apropriando-se desses bens, que são dons de Deus, julga ver tudo, compreender tudo, e sentindo-se Senhor absoluto da situação, pensa e faz o que quer, usa sua liberdade da pior maneira possível e fazendo coro ao racionalismo dos intelectuais, decreta a morte de Deus. Entretanto, um belo dia este homem prepotente e arrogante, irá descobrir-se como este cego de Jericó. Tem tudo mas não tem a graça de Deus, que Jesus trouxe com a Salvação. Nesse sentido não se conhece, porque não conhece a Jesus, é cego, porque não viu em sua vida a luz da verdade, está a margem da verdadeira vida, é um milionário mendigando um pouco de amor áquele que é amor.
Em um coração e uma alma, ferida pela descrença, agonizante de vida e esperança, é que sai esse grito de Bartimeu, ao saber que Jesus de Nazaré passava por ali, bem ao lado de onde ele expunha aos que passavam, a sua miséria vergonhosa. "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!". Foi assim que Jesus, o Verbo Encarnado de Deus, encontrou o homem, morto pelo pecado, andarilho e mendigo á beira da estrada da Vida, sem forças para caminhar, em sua cegueira tenebrosa. No canto da Verônica, no caminho do calvário, inverte-se esse quadro e Jesus ocupa o lugar que é do homem "Oh Vós todos que passais, vinde ver se há uma dor igual a minha..."
Na verdade é a humanidade toda que estava á beira do caminho, sucumbida em sua miséria, quem passa é Jesus, que não fica indiferente as nossas chagas e feridas, como o Sacerdote e o Levita, na parábola do Bom Samaritano, que ouviu por certo os gemidos daquele homem caído á beira do caminho, Jesus também ouviu nossos lamentos e queixumes, o grito desesperado de quem perdeu quase toda a esperança, "Senhor, Tende compaixão".
Sempre haverá vozes contrárias, tentando abafar esse grito de quem já não encontra mais razão para viver, há aqueles que como esse grupo numeroso que segue a Jesus, querem dele se apossar, fecham o anúncio e a graça em suas "Igrejinhas particulares", idealizam um Jesus exclusivo que só atende a eles, os santos, justos e perfeitos, é o grito dos casais em segunda união, talvez, é o grito de tantas jovens mães solteiras, de drogados e prostituídos, de pessoas rotuladas como irrecuperáveis, banidos de nossas relações, explorados pelo sistema pecaminoso, e oprimidos muitas vezes pelo próprio poder religioso, de tantas igrejas que se intitulam de "Cristãs".
O grito de desespero não passa despercebido por Jesus, quando o seu povo gemia sob o chicote dos Faraós do Egito, Deus ouviu, viu e desceu para libertá-los. A Igreja de Cristo não pode tapar os ouvidos diante de tantos que gritam, as vezes dentro da própria comunidade, a Igreja de Cristo não pode abafar o clamor dos pequenos que perderam a esperança e a ela recorrer, deve ser aquela que chama o cego, o acolhe em seu meio, coloca as pastorais a disposição para lhe curar as feridas, e mais ainda, o encoraja a fazer esse encontro pessoal com aquele que é a Vida, a Verdade, o caminho . Coragem! Levanta-te, Ele te chama! Jesus chama esse homem cego, morto, como um dia chamou a Lázaro, inerte no fundo de uma sepultura. O chamado de Jesus é para a Vida, para desencostarmos do barranco do comodismo, e de olhos bem abertos, na visão da Fé, abraçar o discipulado com coragem e desprendimento.
Impressionante a reação do cego, ao saber que Jesus o chamava, sentiu-se importante, deu um salto e foi ter com ele, jogando a capa de lado. Era a única coisa que possuía, mas despojou-se dela ao conhecer Jesus, ao descobrir-se amado e querido por Deus, ao sentir que todo esse amor está presente em Jesus, redobra a força e a coragem, descobre a nova razão de viver, por isso consegue "pular" do seu canto, Jesus é o seu protetor, o seu amor o envolverá totalmente, não precisa mais de nenhuma outra capa.
O seu desejo de VER, manifestado com simplicidade diante de Jesus, foi atendido, "Vai, a tua fé te salvou" – lhe dirá o Senhor. Ir para onde? Para o caminho do discipulado. Salvos pela fé, todos os que fizeram e fazem, essa experiência de ter uma nova visão, no encontro pessoal com Jesus, tornam-se seus discípulos, ontem e hoje, e todos juntos, enquanto Igreja, deixam-se conduzir pelo dinamismo desta vida nova, percorrendo as estradas do mundo, para encorajar os que estão á margem, e chamá-los para se encontrarem também eles com Jesus, a Luz Verdadeira, diante da qual as trevas não resistem.... (XXX Domingo do Tempo Comum Mc 10, 46-52)
José da Cruz é Diácono da
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail cruzsm@uol.com.br
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail cruzsm@uol.com.br
2. Cegueira dos discípulos
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
Podemos perceber que Marcos, ao escrever seu evangelho, teve a intenção de caracterizar três etapas do ministério de Jesus. A primeira, até o capítulo 8, versículo 21, envolvendo o ministério de Jesus na Galileia e nas regiões gentílicas vizinhas, abrange desde o batismo de João até a passagem por Betsaida; é uma fase de formação dos discípulos, e a palavra chave é a "casa", mencionada frequentemente como lugar onde a comunidade se encontra com Jesus. A segunda etapa, do capítulo 8, versículo 22, ao capítulo 10, versículo 52, que envolve a viagem com destino a Jerusalém, a partir de Betsaida e dos povoados de Cesareia de Filipe, ao norte da Galileia; nesta etapa a palavra-chave é o "caminho", repetida várias vezes, ao longo do qual Jesus prepara os discípulos para o desfecho de seu ministério em Jerusalém, destacando-se nesta etapa os três "anúncios da Paixão" (Mc 8,31-32; 9,30-32; 10,32-34; cf. 30 maio). A terceira etapa, a partir do capítulo 11, abrange o ministério de Jesus em Jerusalém, culminando com a Paixão, morte e ressurreição.
A leitura de hoje, com a cura do cego de Jericó, fecha a segunda etapa do ministério de Jesus, cujo início foi demarcado também com a cura de um cego em Betsaida. Com este artifício literário, incluindo a caminhada para Jerusalém entre duas curas de cegos, Marcos realça que Jesus está empenhado em abrir os olhos dos próprios discípulos quanto à natureza de sua missão no mundo.
Nesta caminhada, aproximando-se de Jerusalém, passam por Jericó, situada a cerca de 25 km daquela cidade de destino. Os discípulos acompanham Jesus, sem ainda compreender, com clareza, o sentido pleno de sua missão, pois tinham dele uma visão messiânica triunfalista.
A narrativa da cura é feita em cores vivas, como em uma cena teatral: a multidão que acompanha Jesus; o cego, mendigo, sentado à beira da estrada; seus gritos insistentes, indiferente à repreensão de muitos; o chamado de Jesus e o seu pulo, jogando o manto fora, concluindo com a recuperação da visão.
Pode-se imaginar que os mendigos de Jericó se instalassem à beira do caminho que, vindo do norte, levava a Jerusalém, contando com a benevolência e a piedade dos peregrinos, que, em grandes grupos, viajavam para a cidade a fim de cumprir o preceito de participação na festa da Páscoa judaica, no Templo.
O cego que estava à beira do caminho, de certo modo, é a imagem destes discípulos em sua incompreensão. Ele "vê", equivocadamente, Jesus como o "Filho de Davi", messias poderoso e triunfante da tradição judaica do Primeiro Testamento. Contudo, este homem quer libertar-se de sua cegueira. Jesus pergunta-lhe: "Que queres que eu te faça?". Esta pergunta havia sido dirigida, pouco antes (cf. 30 maio) a Tiago e João, cuja resposta revela que, cegamente, aspiravam ao poder. Bartimeu, simplesmente, quer "ver", e, vendo Jesus Nazareno com clareza, ele o segue em seu caminho.
Nossa fé consiste em "ver" Jesus presente, hoje, no mundo, humilde e amoroso, caminhando com seus discípulos na construção de um mundo novo de justiça e paz.
Oração
Pai, dá-me forças para lutar contra a cegueira que me impede de reconhecer teu amor misericordioso manifestado em Jesus. Faze com que eu veja!
Pai, dá-me forças para lutar contra a cegueira que me impede de reconhecer teu amor misericordioso manifestado em Jesus. Faze com que eu veja!
3. A GRANDEZA DE SERVIR
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
O Reino de Deus introduziu nova ordem de relações entre as pessoas, muito diferente da mentalidade do mundo. Para quem é mundano, a grandeza consiste em exercer o domínio sobre as pessoas, e mostrar-se cheio de poder, porque a submissão lhe parece fruto do medo. O serviço prestado ao tirano não resulta de um ato amoroso, mas revela-se uma pesada obrigação.
O Reino, pelo contrário, segue na direção oposta. O domínio transforma-se em serviço. O dominado assume a feição do irmão a quem se deve amar e servir. O poder não é utilizado para oprimir, antes, para libertar. A relação de escravidão transforma-se em relação de fraternidade. A grandeza, portanto, para o discípulo do Reino não consiste em ser servido mas em servir e oferecer a própria vida para que o outro possa crescer.
Foi por esta razão que Jesus convidou Tiago e João a mudarem de mentalidade e pensarem segundo os critérios do Reino. O pedido que fizeram ao Mestre talvez escondesse o desejo de exercerem poder sobre os demais companheiros de discipulado, numa espécie de dominação. Pretendiam ocupar um lugar de destaque junto de Jesus, para usufruir do poder. Jesus denunciou esta maneira errada de pensar.
O discípulo deve espelhar-se nele, enviado pelo Pai para colocar-se a serviço da humanidade e dar a vida pela salvação de todos. Esta é a sua grandeza!
Oração
Senhor Jesus, leva-me a escolher sempre o caminho do serviço feito na gratuidade, para eu me sentir grande junto de ti.fonte:NPD Brasil/camocim belo mar blog
Senhor Jesus, leva-me a escolher sempre o caminho do serviço feito na gratuidade, para eu me sentir grande junto de ti.fonte:NPD Brasil/camocim belo mar blog
CLASSIFICAÇÃO DO 2º TURNO DO BRASILEIRÃO 2012..
Times | P | J | V | E | D | |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | Fortaleza | 38 | 17 | 11 | 5 | 1 |
2 | Luverdense | 34 | 17 | 10 | 4 | 3 |
3 | Paysandu | 24 | 17 | 5 | 9 | 3 |
4 | Santa Cruz | 22 | 17 | 5 | 7 | 5 |
5 | Icasa | 21 | 17 | 6 | 3 | 8 |
6 | Treze | 19 | 17 | 6 | 1 | 10 |
7 | Cuiabá | 19 | 17 | 4 | 7 | 6 |
8 | Salgueiro | 19 | 17 | 4 | 7 | 6 |
9 | Águia de Marabá | 19 | 17 | 4 | 7 | 6 |
10 | Guarany/S | 13 | 17 | 3 | 4 | 10 |
P - Pontos | J - Jogos | V - Vitórias | E - Empates | D - Derrotas |
fonte:DN/camocim belo mar blog
CLASSIFICAÇÃO(2º- TURNO DO BRASILEIRÃO).
Times | P | J | V | E | D | |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | Criciúma | 68 | 33 | 21 | 5 | 7 |
2 | Goiás | 67 | 33 | 20 | 7 | 6 |
3 | Vitória | 66 | 33 | 20 | 6 | 7 |
4 | Atlético/PR | 62 | 33 | 19 | 5 | 9 |
5 | São Caetano | 61 | 33 | 17 | 10 | 6 |
6 | Joinville | 53 | 33 | 15 | 8 | 10 |
7 | América/MG | 50 | 33 | 15 | 5 | 13 |
8 | América/RN | 50 | 33 | 14 | 8 | 11 |
9 | Avaí | 49 | 33 | 15 | 4 | 14 |
10 | Ceará | 45 | 33 | 12 | 9 | 12 |
11 | Paraná | 42 | 33 | 11 | 9 | 13 |
12 | ASA | 41 | 33 | 12 | 5 | 16 |
13 | Boa | 41 | 33 | 11 | 8 | 14 |
14 | ABC/RN | 39 | 33 | 10 | 9 | 14 |
15 | Guarani/SP | 38 | 33 | 9 | 11 | 13 |
16 | Bragantino | 32 | 33 | 8 | 8 | 17 |
17 | Guaratinguetá | 31 | 33 | 9 | 4 | 20 |
18 | CRB | 30 | 33 | 8 | 6 | 19 |
19 | Ipatinga | 28 | 33 | 7 | 7 | 19 |
20 | Grêmio Barueri | 26 | 33 | 6 | 8 | 19 |
P - Pontos | J - Jogos | V - Vitórias | E - Empates | D - Derrotas |
fonte:DN/camocim belo mar blog
MÚSUCA COMO SUPERAÇÃO.
SOBE PARA 79 NÚMEROS DE URNAS SUBSTITUIDAS EM TODO O PAÍS.
Brasília - Subiu para 79 o número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas nos municípios onde ocorre o segundo turno das eleições municipais. O número representa 0,09% do total de 86,1 mil urnas disponíveis nas sessões eleitorais das 50 cidades onde as votações estão acontecendo. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até o momento, São Paulo (SP) e Manaus (AM) são os municípios com maior número de urnas substituídas, com 18 e 14 equipamentos trocados respectivamente. Em todo o estado de São Paulo, houve 26 substituições, com problemas registrados também em Santo André (duas), Guarulhos (duas), Diadema (três) e Campinas (uma).
O número de urnas trocadas em Duque de Caxias (RJ) subiu de cinco para sete na última hora. O mesmo número foi trocado em Blumenau (SC). Fortaleza (CE) precisou trocar dois equipamentos; João Pessoa uma urna.
Ao todo, existem 8.814 urnas eletrônicas de reserva para fazer a substituição, caso seja necessário. Nenhum equipamento precisou se trocado por urnas de lona com cédulas de papel até agora. Mais de 31 milhões de eleitores escolherão seus prefeitos em segundo turno hoje. Os que não puderem comparecer em seus locais de votação devem justificar a ausência em uma das 3.192 urnas preparadas para registrar o não comparecimento.fonte:agencia brasil/camocim belo mar blog
EXÉCITO CONCLUI HOJE CONSTRUÇÃO DE BASE PARA OPERAÇÃO EM TERRA INDÍGENA NA ETNIA XAVANTE.
Brasília - As tropas do Batalhão de Engenharia do Exército devem concluir ainda hoje (28) a construção da estrutura que está sendo montada, desde a última sexta-feira (26), na Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso. Os galpões serão ocupados a partir de amanhã pelas equipes da Força Nacional de Segurança que já estão atuando, de forma precária, desde agosto, na região indígena, ocupada ilegalmente por produtores que desenvolvem atividades agropecuárias no local.
A área de quase 167 mil hectares no norte do estado pertence aos índios da etnia Xavante e vem sendo alvo de disputas entre fazendeiros e indígenas há 20 anos. Há pouco mais de uma semana, depois de várias decisões judiciais divergentes em tribunais de primeira instância, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizaram a desintrusão (retirada) de quase 7 mil não índios do local.
O centro de acompanhamento e controle da retirada também servirá de base para as equipes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal (PF), que darão apoio aos oficiais do Ministério Público Federal em Mato Grosso.
Os trabalhos conduzidos por cerca de 100 agentes do Exército e outros 100 agentes da PF, Funai e Incra devem durar entre 30 e 60 dias, segundo o coordenador-geral da Divisão de Movimentos de Campo e Territórios, Newton Luiz Tubino, em conversa com a equipe de reportagem da Agência Brasil.
“As equipes vão se instalar e aguardar a expedição dos mandados para notificar os posseiros. Esperamos que sejam expedidos, a partir da semana que vem, para que possamos montar a estratégia e fazer a notificação porque é uma área muito grande”, disse.
A expectativa das equipes é que a fase inicial de notificação seja tranquila e que os posseiros não apresentem qualquer resistência. Desde agosto, o governo tem adotado ações preventivas para evitar conflitos na região, como o acompanhamento, pelas tropas da Força Nacional, da área da aldeia e o monitoramento diário da BR-158, pela Polícia Rodoviária Federal. A rodovia que cruza a aldeia foi alvo de dois bloqueios apenas este ano.
“Vamos fazer tudo com calma, porque quanto mais calma melhor para todos. O Incra já está identificando áreas para reassentar os posseiros que têm perfil para o programa de reforma agrária. Ainda não temos dados concretos sobre quem está lá. Quando tentávamos fazer esse trabalho havia resistência, mas agora, com a decisão da Justiça, vamos conseguir”, disse Tubino.fonte:agencia brasil/camocim belo mar blog
O centro de acompanhamento e controle da retirada também servirá de base para as equipes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal (PF), que darão apoio aos oficiais do Ministério Público Federal em Mato Grosso.
Os trabalhos conduzidos por cerca de 100 agentes do Exército e outros 100 agentes da PF, Funai e Incra devem durar entre 30 e 60 dias, segundo o coordenador-geral da Divisão de Movimentos de Campo e Territórios, Newton Luiz Tubino, em conversa com a equipe de reportagem da Agência Brasil.
“As equipes vão se instalar e aguardar a expedição dos mandados para notificar os posseiros. Esperamos que sejam expedidos, a partir da semana que vem, para que possamos montar a estratégia e fazer a notificação porque é uma área muito grande”, disse.
A expectativa das equipes é que a fase inicial de notificação seja tranquila e que os posseiros não apresentem qualquer resistência. Desde agosto, o governo tem adotado ações preventivas para evitar conflitos na região, como o acompanhamento, pelas tropas da Força Nacional, da área da aldeia e o monitoramento diário da BR-158, pela Polícia Rodoviária Federal. A rodovia que cruza a aldeia foi alvo de dois bloqueios apenas este ano.
“Vamos fazer tudo com calma, porque quanto mais calma melhor para todos. O Incra já está identificando áreas para reassentar os posseiros que têm perfil para o programa de reforma agrária. Ainda não temos dados concretos sobre quem está lá. Quando tentávamos fazer esse trabalho havia resistência, mas agora, com a decisão da Justiça, vamos conseguir”, disse Tubino.fonte:agencia brasil/camocim belo mar blog
ELEITOR DE 99 ANOS COLECIONA COMPROVANTES DE VOTAÇÃO NO CEARÁ,DESDE 1940.
Péricles Oliveira e Silva vota desde 1940.
Para comprovar que vota há 72 anos, passou a colecionar comprovantes.
Péricles de Oliveira e Silva completa
100 anos em 2013 (Foto: Gioras Xerez/G1)
Um aposentado de 99 anos, morador do Bairro Bela Vista, em Fortaleza, coleciona comprovantes de votação há 72 anos. Lúcido e bem-humorado, Péricles Oliveira e Silva, conta que tem 50 deles, desde que começaram a ser entregues aos eleitores. “É um dever do cidadão sair para votar. Gosto de votar e já estou na expectativa de sair para votar no próximo domingo”, disse Silva, que fará 100 anos em 1º de abril de 2013.100 anos em 2013 (Foto: Gioras Xerez/G1)
Por gostar tanto de exercer o direito de cidadão, passou a colecionar os comprovantes para registrar que participou de todas as eleições. “Nas décadas de 1940, 1950 e 1960, não davam comprovantes para o eleitor não. Era só o cidadão chegar lá e votar. Assinava um papel e pronto. Nos últimos anos foi que o negócio ficou organizado. Tenho mais de 50 comprovantes”, explica.
Avanço na organização
Ele conta também que houve mudanças significativas na organização das eleições no Brasil. Antigamente, conforme ele, em algumas eleições, havia o risco de o eleitor votar várias vezes no mesmo candidato. "Não tinha a estrutura que é hoje. Seu voto vai somente para um candidato", afirmou.
Silva aconselha os mais jovens a jamais vender o voto, pois, é um instrumento para mudar a cidade em que se vive. “É um direito seu e exige bastante responsabilidade. Nunca vendi meu voto e enquanto estiver vivo vou cumprir o meu dever de cidadão”, afirma.
Comprovantes de votação do
aposentado (Foto: Gioras Xerez/G1)
Exemplo aposentado (Foto: Gioras Xerez/G1)
Sempre acompanhado pelos netos e filhas, em dia de eleição, o aposentado tem um ritual. Quem conta é a filha Sheila Holanda.”Ele não falta um ano de eleição. Anota todos os números dos candidatos organizadamente. Todos os anos a rotina é a mesma. Meu pai acorda 5 horas da manhã, faz a barba, coloca a melhor roupa e às 6 horas já está pronto. E na hora de votar é rápido, menos de 20 segundos”, recorda Sheila, que, em todas as eleições, vai Bairro Couto Fernandes, onde moram, ao Centro.
Eleição marcante
Boa memória é uma das qualidades de Péricles Oliveira. Ele lembra com detalhes de quase todas as eleições de que participou. Segundo ele, os bastidores das eleições para prefeito de Fortaleza, na década de 1960 vale a pena ser lembrado. “Foi uma momento tumultuado. Uma década que viríamos conhecer a ditadura. Uma momento difícil de esquecer”, relata.fonte:g1 ce/camocim belo mar blog
CEARÁ TEM A 16ª- TARIFA DE ENERGIA MAIS CARA DO BRASIL,DIZ FIEC.
Tarifa de energia do Ceará é de R$ R$ 334,3 por megawatt-hora.
Preço da tarifa no estado é mais baixo que média do Nordeste e do país.
Um estudo divulgado nesta sexta-feira (26) pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) mostra que o Ceará possui a 16ª tarifa industrial de energia mais cara do Brasil, R$ 316,5/mega watts (Mwh).
Uma análise das tarifas de consumo de energia elétrica industrial feita com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) referentes às 27 unidades da federação mostra que a tarifa média de energia elétrica para a indústria no Brasil é de R$ 329,0/Mwh, com diferença de 63% entre o estado mais caro (Mato Grosso) e o mais barato (Roraima). Ainda assim, a tarifa do Ceará é menor do que a média brasileira e nordestina, de R$ 334,3/Mwh.
De acordo com Jurandir Picanço, consultor de energia da Fiec, a expectativa é de que com a desoneração da tarifa de energia elétrica anunciada pelo governo federal e que deverá entrar em vigor até fevereiro de 2013, o custo da tarifa industrial da energia, no Ceará caia de 20 a 25%. Segundo ele, o custo de produção da energia no Brasil é um dos mais baixos do mundo, mas a carga tributária e os encargos setoriais são elevados. "Se, por exemplo, o ICMS fosse retirado, a tarifa de energia ficaria 36% mais baixa".
Na composição da tarifa de energia do Ceará, segundo a Aneel, as perdas técnicas e não técnicas correspondem a 0,9% do total, os tributos federais e estaduais (PIS/Cofins e ICMS) representam 30,6%, os encargos setoriais são responsáveis por 18,9% do total e os custos de geração. Distribuição e transmissão representam 49,6% do total da tarifa.
Em média, as despesas com energia elétrica e combustíveis representaram 2,9% dos custos da indústria no Brasil, segundo a Pesquisa Industrial Anual (PIA), de 2010. O peso é maior em setores onde o uso da energia é mais intenso.
De acordo com a Aneel, a composição da tarifa industrial de energia elétrica está dividida em dois grupos distintos. O primeiro, inclui os custos de geração, transmissão e distribuição, além das perdas técnicas e não técnicas. O segundo é diretamente relacionado à tributação, seja na forma de encargos setoriais, seja na forma de tributos federais e estaduais (PIS/COFINS e ICMS). Os custos do primeiro grupo - geração, transmissão e distribuição - representam 50% da composição da tarifa de energia elétrica industrial no Ceará e no Brasil.
Para a Fiec, mais importante do que observar as diferenças regionais é avaliar a competitividade das tarifas de energia cobradas no Brasil, frente às tarifas dos demais países do mundo.
Considerando apenas os países da América Latina, o Ceará apresenta também menor competitividade com uma tarifa 60% superior à média da praticada por Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, México, Paraguai e Uruguai (R$ 197,5 /MWh), onde apenas o Chile possui uma tarifa maior.
Em comparação com o Brasil, os países vizinhos possuem tarifas inferiores à média do Brasil. Quando comparada com países que formam o BRIC - Brasil, Rússia, Índia, China - que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento, as indústrias instaladas no Ceará pagam, em média, 246% a mais do que na Rússia, 122% a mais do que na China e 68% a mais do que na Índia. Comparativamente a média brasileira, a diferença de tarifas para com esses países é ainda maior: 259%, 131% e 75%, respectivamente.fonte:g1 ce/camocim belo mar blog
Uma análise das tarifas de consumo de energia elétrica industrial feita com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) referentes às 27 unidades da federação mostra que a tarifa média de energia elétrica para a indústria no Brasil é de R$ 329,0/Mwh, com diferença de 63% entre o estado mais caro (Mato Grosso) e o mais barato (Roraima). Ainda assim, a tarifa do Ceará é menor do que a média brasileira e nordestina, de R$ 334,3/Mwh.
Estado | Tarifa |
---|---|
Mato Grosso | 419,2 |
Tocatins | 373,2 |
Minas Gerais | 372,4 |
Bahia | 365,2 |
Rio de Janeiro | 356,7 |
Espírito Santo | 350,0 |
Mato Grosso do Sul | 346,9 |
Pernambuco | 345,4 |
Santa Catarina | 341,7 |
Maranhão | 338,2 |
Rodônia | 334,2 |
Rio Grande do Sul | 331,0 |
Pará | 326,6 |
Amazonas | 317,3 |
São Paulo | 317,3 |
Ceará | 316,5 |
Sergipe | 313,5 |
Rio Grande do Norte | 306,8 |
Amapá | 305,6 |
Paraná | |
Paraná | 301,3 |
Na composição da tarifa de energia do Ceará, segundo a Aneel, as perdas técnicas e não técnicas correspondem a 0,9% do total, os tributos federais e estaduais (PIS/Cofins e ICMS) representam 30,6%, os encargos setoriais são responsáveis por 18,9% do total e os custos de geração. Distribuição e transmissão representam 49,6% do total da tarifa.
Em média, as despesas com energia elétrica e combustíveis representaram 2,9% dos custos da indústria no Brasil, segundo a Pesquisa Industrial Anual (PIA), de 2010. O peso é maior em setores onde o uso da energia é mais intenso.
De acordo com a Aneel, a composição da tarifa industrial de energia elétrica está dividida em dois grupos distintos. O primeiro, inclui os custos de geração, transmissão e distribuição, além das perdas técnicas e não técnicas. O segundo é diretamente relacionado à tributação, seja na forma de encargos setoriais, seja na forma de tributos federais e estaduais (PIS/COFINS e ICMS). Os custos do primeiro grupo - geração, transmissão e distribuição - representam 50% da composição da tarifa de energia elétrica industrial no Ceará e no Brasil.
Para a Fiec, mais importante do que observar as diferenças regionais é avaliar a competitividade das tarifas de energia cobradas no Brasil, frente às tarifas dos demais países do mundo.
Considerando apenas os países da América Latina, o Ceará apresenta também menor competitividade com uma tarifa 60% superior à média da praticada por Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, México, Paraguai e Uruguai (R$ 197,5 /MWh), onde apenas o Chile possui uma tarifa maior.
Em comparação com o Brasil, os países vizinhos possuem tarifas inferiores à média do Brasil. Quando comparada com países que formam o BRIC - Brasil, Rússia, Índia, China - que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento, as indústrias instaladas no Ceará pagam, em média, 246% a mais do que na Rússia, 122% a mais do que na China e 68% a mais do que na Índia. Comparativamente a média brasileira, a diferença de tarifas para com esses países é ainda maior: 259%, 131% e 75%, respectivamente.fonte:g1 ce/camocim belo mar blog