Tropicalismo e ruptura cultural no Brasil
O Tropicalismo como ruptura artística na década de 1960 pode proporcionar uma interessante aula sobre cultura nacional e inovação estética no Brasil.
O Tropicalismo e o disco inaugural Tropicália, ou Panis et Circenses,representam o mais emblemático trabalho coletivo da música popular brasileira - marco do experimentalismo musical no Brasil da época e, até hoje, no mundo todo. As músicas desse disco podem ser úteis ao professor para trabalhar em sala de aula um movimento musical brasileiro que ainda repercute no meio cultural nacional.
Caetano Veloso foi um dos principais protagonistas do Tropicalismo
A proposta aqui apresentada possibilita que o professor faça um trabalho interdisciplinar envolvendo história, língua portuguesa e artes, utilizando o inovador processo de criação artística protagonizado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, os Mutantes, Rogério Duprat e outros.
A importância do movimento está ligada ao fato de que os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. No período pós-Bossa Nova, a “qualidade musical” no país tinha como parâmetro posições tradicionais ou nacionalistas, próximas aos movimentos ligados à esquerda, que consideravam a influência estrangeira, principalmente norte-americana, como uma ação imperialista. Os participantes do movimento romperam com essa situação e procuraram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.
Simultaneamente, eles aproximaram-se da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de maestros como Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzella. Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as ideias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.
Os endereços eletrônicos Tropicalismo e Contracultura e a Juventude brasileira são uma fonte riquíssima para o professor trabalhar com seus alunos o movimento. A proposta é que o faça utilizando três eixos: o significado do movimento cultural na história recente do Brasil; a inovação estética protagonizada pelos participantes; e a linguagem utilizada pelos artistas.
Inicialmente apresente uma ou duas músicas do disco citado no começo do texto (Tropicália, ou Panis et Circenses). Depois, o professor pode dividir a turma em três grupos de acordo com os eixos apontados acima. No laboratório de informática da escola, apresente o site aos alunos para que possam navegar pela página e conhecer o tropicalismo na forma em que é apresentado. Posteriormente, peça a cada grupo que pesquise as informações existentes sobre o eixo pelo qual seu grupo ficou responsável.
No que se refere à inserção na história do Brasil, há textos que proporcionam a contextualização do movimento na conturbada história nacional das décadas de 1960 e 1970. Sobre a inovação estética, tanto a forma musical utilizada quanto a apresentação gráfica dos discos, como o figurino dos membros, podem ser utilizados para caracterizar a estética do tropicalismo. Na linguagem, há grandes referências sobre a composição das letras das músicas, no sentido de criação constante de novas palavras.
Por fim, após a pesquisa, os três grupos compartilham os resultados do trabalho, devendo apresentá-los por exposição oral, inicialmente, e depois com os exemplos musicais e visuais.
Para esta proposta, o professor necessitará de duas aulas, utilizando como ferramentas pedagógicas o computador e a internet, bem como aparelhos de reprodução de sons e projetor para apresentar as mudanças estéticas visuais.
Por Tales Pinto
Graduado em História.
fonte:Brasil Escola/camocim belo mar blog
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