As diferenças de pressão atmosférica provocadas pelo aquecimento diferencial terrestre, provocam deslocação de massas de ar (vento).
A sua deslocação, intensidade e direção, são influenciadas pelas condições atmosféricas, por obstáculos e condições do solo. O aproveitamento da energia cinética do vento é efetuada através de turbinas eólicas acopladas a geradores. Surge então aquilo a que chamamos Aerogerador, que quando exposto a vento suficiente, produz corrente alternada, que depois de retificada é utilizada para carregar baterias e posteriormente convertida em corrente alterna.
Há que ter em conta o local onde implementar o seu projeto. Tem de existir vento a grande velocidade, sem que seja impedido de circular por edifícios ou irregularidades do solo. Lembre-se também que os vizinhos podem não alinhar no seu entusiasmo. Procure um local desimpedido, alto e, preferencialmente, junto ao litoral.
As turbinas, para alimentar uma casa média, têm de possuir 5m de ponta a ponta. Um diâmetro de 2m pode produzir anualmente 500kwh. Pode optar por simples tubos de polietileno ou então construí-las em fibra.
Tenha também em conta que no caso de produção de energia em excesso, a empresa de distribuição de eletricidade é obrigada a comprar a energia produzida, pelo que é um projeto que pode implementar se tem espaço e vento para isso
!.fonte:Rua Direta.com/camocim belo mar blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário