Obras de infraestrutura receberam R$ 14,8 bilhões em 2013, queda de 4,5% sobre 2012
Do Estadão Conteúdo
Rose Brasil / Agência Brasil
Apesar da aproximação da Copa do Mundo, a concentração de leilões de concessão de rodovias, ferrovias e aeroportos no fim do ano adiará para 2014 os desembolsos mais significativos para a área.
O economista Cláudio Frischtak, sócio da consultoria e um dos responsáveis pelo estudo que cruza dados públicos de investimento federal, de empresas estatais, estaduais, autarquias e empresas privadas na área de infraestrutura, afirma que a destinação de verbas para grandes obras deve ficar para outro momento.
O economista Cláudio Frischtak, sócio da consultoria e um dos responsáveis pelo estudo que cruza dados públicos de investimento federal, de empresas estatais, estaduais, autarquias e empresas privadas na área de infraestrutura, afirma que a destinação de verbas para grandes obras deve ficar para outro momento.
— Se alguém esperava que 2013 fosse o ano da arrancada, pode esquecer.
Isso inclui segmentos em energia elétrica, telecomunicações, rodovias, ferrovias, metrô, aeroportos, portos, hidrovias e saneamento.
Em nota, o Ministério do Planejamento contestou o estudo sob alegação de que o investimento público no setor alcançou R$ 54,7 bilhões até maio, cifra que representa um crescimento de 4,5% sobre o ano passado. O governo alega que o investimento do setor privado cresceu quatro vezes mais do que o PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas do País) desde 2007.
Para a Inter.B Consultoria, a diferença se deve, principalmente, ao fato do estudo não contabilizar investimentos no setor de óleo e gás.
Só no primeiro trimestre, o orçamento da Petrobras foi de R$ 19,8 bilhões. Além disso, o dado do governo incluiu mais dois meses na contagem.
Os dados fechados pela equipe da Inter.B mostram que o investimento em infraestrutura atingiu 2,29% do PIB nominal em 2012 — ou R$ 100,6 bilhões em números absolutos.
Expansão e ampliação de aeroportos deverão ficar para 2014 — Foto: Clayton de Souza/03.02.2012/Estadão Conteúdo
O resultado foi um avanço de 0,20 ponto porcentual em comparação a 2011, mas ainda está longe dos 2,46% do PIB de 2008, ano de maior investimento relativo no setor desde o início do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A julgar pelos dados de janeiro a março, em 2013 não haverá aumento da fatia do PIB destinada ao setor.
As obras da Copa e o fraco crescimento do PIB tiveram efeitos importantes na recuperação dos números de 2012. O programa de concessões do governo Dilma Rousseff também ajudou, com o início dos aportes privados e da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.
Apesar de admitir que os investimentos costumam se acelerar ao longo do ano, Frischtak alerta que o segundo semestre reserva apenas uma corrida administrativa do governo para acelerar os leilões de rodovias, ferrovias e aeroportos.
As obras da Copa e o fraco crescimento do PIB tiveram efeitos importantes na recuperação dos números de 2012. O programa de concessões do governo Dilma Rousseff também ajudou, com o início dos aportes privados e da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.
Apesar de admitir que os investimentos costumam se acelerar ao longo do ano, Frischtak alerta que o segundo semestre reserva apenas uma corrida administrativa do governo para acelerar os leilões de rodovias, ferrovias e aeroportos.
— Vai ser apenas uma preparação para os investimentos em 2014.
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