BARCAS DE SÃO GONÇALO SÓ VÃO SAIR EM MARÇO DE 2015.
Representante da Secretaria Estadual de Transportes promete licitação até dezembro
Rio - A população de São Gonçalo espera ansiosa pelo próximo capítulo da novela que envolve a ligação aquaviária da cidade com a vizinha Niterói e com a Praça XV, no Rio de Janeiro. As últimas cenas desta trama aconteceram em audiência pública no início de agosto, quando o representante da Secretaria Estadual de Transporte Alexandre Veloso garantiu que a licitação para operação das barcas sairá ainda em 2014. De acordo com ele, o governo estadual espera finalizar em setembro o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) que vai nortear os custos e as características das obras e das embarcações. A previsão é de que em março de 2015 o serviço já esteja funcionando.
O vereador Armando Marins (PL) está na liderança do movimento que reivindica a estação aquaviária de São Gonçalo, promessa antiga do governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. O temor dele é que, novamente, o projeto fique apenas no discurso. “Estão falando em abrir licitação, mas a estação já até deveria estar pronta. Isso já vem de muito tempo. Vamos aguardar uma posição concreta até setembro. Depois disso, se nada acontecer, vamos ao Ministério Público”.
E parece que a preocupação do vereador faz sentido. Questionada sobre os prazos apresentados na audiência pública, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Transporte negou a previsão das datas, o que chamou de “apenas um chute”. Porém, considerou que a estação de São Gonçalo também é um projeto prioritário para a mobilidade urbana de Itaboraí e de Niterói. “Hoje, 40 mil pessoas saem de São Gonçalo todos os dias para pegar a barca para o Rio, em Niterói. Com a chegada do metrô e a inauguração do Complexo Petroquímico, em Itaboraí, a demanda de passageiros de São Gonçalo para o Rio pode passar de 300 mil”, prevê Marins. Estado terá 12 novas linhas de transporte aquaviário
O Plano Diretor de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro estará pronto no mês de setembro. Nele estarão previstas 12 novas linhas aquaviárias, sendo duas delas em São Gonçalo. A informação é da Secretaria Estadual de Transporte. Estudos de viabilidade técnica estão sendo feitos e os custos calculados.
O consultor na área de Engenharia de Transportes e professor da PUC-Rio, Fernando Mac Dowell, fez uma detalhada pesquisa sobre a iniciativa em São Gonçalo, avaliando diversos tipos de embarcação. “O problema por lá é que teriam que fazer dragagem. E este serviço depende de manutenção, além de ser muito caro”, disse, lembrando que o estudo disponível é antigo e, de fato, precisa ser refeito.
Para evitar a dragagem e ganhar agilidade, Mac Dowell indica barcos menores. “Tem um muito usado em Londres, que pode andar tanto em mar como em terra, atingindo uma velocidade de 60 km/h. A capacidade é de até 300 passageiros.”fonte:ODia Rj/camocim belo mar blog
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