Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

AÇUDES ESTÃO COM APENAS 39% DA CAPACIDADE TOTAL.

Faltando ainda seis meses para uma possível estação das chuvas, os reservatórios continuam secando


Quixadá Dois açudes com volume hídrico acima dos 90%, e outros 81 com volume inferior a 30%, estando 29 deles em situação considerada crítica, com carga inferior a 10%. Este é o diagnóstico atual dos 145 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) no Ceará. Dos 18 bilhões disponíveis para captação de água, o conjunto de bacias hidrográficas do Estado conta apenas com 7,4 bilhões de metros cúbicos. Esses números representam 39,7% da capacidade total.

Perfuração de poços na zona rural dos municípios é alterantiva à crise FOTO: WALESKA SANTIAGO

A escassez de água já causa sofrimento a muitas comunidades, especialmente na zona rural dos municípios. Uma alternativa lançada pelo Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA) e dos Recursos Hídricos (SRH) está sendo a escavação de poços artesianos por todo o Estado. De acordo com o diretor do Departamento de Águas Subterrâneas da Sohidra, ligada à SRH, Borges Neto, já foram perfurados 202 poços no Interior do Estado. "A meta da Sohidra é perfurar 300 poços por ano", disse ele.

Na avaliação do diretor de Operações da Cogerh, o engenheiro civil Ricardo Adeodato, a atual situação no Ceará é estável. Os números vêm se mantendo nos 32 municípios com necessidade de complementos para garantir abastecimento.

Outros 11 deverão entrar na lista até setembro. Mas além dos poços artesianos e das decisões de planejamento estratégico, como a da liberação de água do açude Flor do Campo, em Novo Oriente, para o açude Carnaubal, em Crateús, percorrendo o leito do Rio Poty, adutoras de engate estão surgindo como alternativas à escassez.

"Na mais pessimista das hipóteses, nenhum cearense ficará com sede. Essa é a meta do Governo do Estado", explicou.

Conforme o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, Nelson Martins, o próprio governador Cid Gomes, está monitorando continuamente a situação do abastecimento de água no Interior.

As áreas mais críticas são o Inhamuns, principalmente em Crateús, onde está concentrada a maior população da região, com mais de 72 mil habitantes, conforme o censo do IBGE de 2010. Também em crise a cidade de Aracatiaçu, no Vale do Curu, a leste de Sobral, e o Sertão Central. A alternativa está sendo a aceleração dos planos emergenciais, justificou, se referindo aos poços.

Na última quinta-feira, a SDA realizou licitação para a construção de 395 poços profundos. As regiões serão atendidas a partir da demanda estipuladas a partir das solicitações dos Comitês Municipais da Seca.

Além dos Poços, o Governo do Estado está realizando 255 projetos de abastecimento simplificado, atendendo 100 municípios. Através do São José III, estão sendo desenvolvidos 81 projetos de abastecimento e outros 131 já foram licitados. Juntamente com eles estão sendo implantados até módulos sanitários, com banheiros e fossas. Mais de 26 mil famílias estarão sendo beneficiadas. Essas ações são para minimizar os efeitos da pior seca das últimas três décadas no Ceará e Nordeste.

As comunidades da zona rural dos municípios do Interior são as mais afetadas com a falta de chuvas. Além da dificuldade de água para consumo humano, o recurso para a agricultura é praticamente inexistente.

Agricultores do Vale do Jaguaribe acreditam que, enquanto não chover, somente a perfuração de poços profundos amenizariam o problema.

TV UNIFOR COMEMORA OITO ANOS.

Emissora funciona como laboratório para os alunos de Comunicação, que colocam em prática o aprendizado das aulas


Há oito anos, a TV Unifor tem importância fundamental na formação dos alunos de Comunicação e outros cursos da Universidade de Fortaleza (Unifor). A emissora possibilita que estudantes desenvolvam habilidades no trabalho em mídias televisivas e ainda apresenta à sociedade as pesquisas realizadas na instituição e o cotidiano da cidade. Com esses e outros méritos no acervo, o canal universitário comemorou, ontem, a trajetória de quase uma década de programação em cerimônia que reuniu professores e participantes no Teatro Celina Queiroz, na Unifor.

Professores e estudantes celebraram a trajetória de sucesso da emissora em cerimônia no Teatro Celina Queiroz, na Unifor Foto: Alex Costa
Desde 2005, a emissora produz e exibe, semanalmente, programas elaborados, em sua maior parte, pelos alunos. Segundo o vice-reitor de Extensão da Unifor, Randal Pompeu, a iniciativa funciona como um laboratório para os alunos, que podem colocar em prática os ensinamentos da sala de aula e obter reconhecimento profissional, ganhando oportunidades de emergir no mercado de trabalho. Ele enfatiza, ainda, que as parcerias realizadas nos últimos anos ajudaram a divulgar o forte desempenho dos estudantes.

Helena Cláudia, professora coordenadora do projeto, ressalta que, ao longo dos oito anos, os prêmios e parcerias são a prova da qualidade das atividades. Dentre os programas mais marcantes, ela destaca a revista eletrônica "Panorama", um dos primeiros a ser criados e que vai ao ar até hoje. "Desde o primeiro ano, ganhamos prêmios com nossos trabalhos. O ´Panorama´, por exemplo, foi eleito o melhor do Brasil em congressos de Comunicação e também participamos de festivais universitários e outros eventos. Mas, o importante é ver a produção dos alunos, o envolvimento deles com o projeto", afirma a professora.

O Canal Futura e a TV Diário são alguns dos principais colaboradores, os quais exibem, em sua programação, o conteúdo produzido pela equipe.

Na TV Diário, são veiculados os programas "Pense Verde", que trata dos temas meio ambiente, ecologia e sustentabilidade, e o "Panorama 180 Graus", programa de auditório sobre temas da atualidade e de grande repercussão.

APAGÃO DE MAIS 1 HORA ATINGE ESTADO DO CEARÁ E OUTROS ESTADOS DO NORDESTES.


Redação Web | camocim belo mar blog
Companhia Energética do Ceará disse que está apurando as causas do incidente
Atualizado às 19h30
Um blecaute atingiu todo o Ceará e outros estados nordestinos, por mais de 1h, na tarde desta quarta-feira (28). De acordo com a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a energia foi restabelecida em Fortaleza e Região Metropolitana. Já no interior do Estado, alguns municípios continuam sem energia elétrica.
Arte: Felipe Belarmino
O "apagão" aconteceu por volta das 15h e foi reconhecido oficialmente pela Coelce, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e Operador Nacional do Sistema (ONS). Internautas na redes sociais imediatamente relataram o ocorrido em cidades cearenses como Maracanaú, Quixadá, Caucaia, Sobral e outros municípios.
Outros estados do Nordeste também têm relatos de apagão. Piauí, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte.
O primeiro desligamento ocorreu às 14h58, na ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. A linha é operada pela Ienne, empresa controlada pela espanhola Isolux. Este circuito foi religado às 15h04, mas houve um novo desligamento, pelas mesmas razões, às 15h06.
Pouco depois, também devido a queimadas, outra linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, foi desligada às 15h08. Esta linha é operada pela Taesa, empresa controlada pela Cemig. As informações são do ONS (Operador Nacional do Sistema). Diante do problema, houve perda de "sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional".

QUEIMADAS EM LINHAS DE TRASMISSÃO PRIVADAS NO PIAUÍ PROVOCAM APAGÃO,DIZ ONS.

Folhapress | camocim belo mar blog

Dilma ficou irritada com o caso, por temer exploração política pela oposição


apagão de energia que atingiu todos os Estados do Nordeste, na tarde desta quarta-feira (28), foi provocado por queimadas em duas linhas de transmissão privadas no Piauí, que fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.
Blecaute gerou caos no trânsito da Capital cearense FOTO: Eduardo Queiroz
O primeiro desligamento ocorreu às 14h58, na ligação entre Ribeiro Gonçalves São João do Piauí. A linha é operada pela Ienne, empresa controlada pela espanhola Isolux. Este circuito foi religado às 15h04, mas houve um novo desligamento, pelas mesmas razões, às 15h06.
Pouco depois, também devido a queimadas, outra linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, foi desligada às 15h08. Esta linha é operada pela Taesa, empresa controlada pela Cemig. As informações são do ONS (Operador Nacional do Sistema).
Diante do problema, houve perda de "sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional".
A perda de carga foi de 10.900 MW, o que provocou o desligamento adicional das seguintes linhas: Presidente Dutra/Teresina, Presidente Dutra/Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa/Rio das Éguas.
Ainda de acordo com o ONS, a recomposição da energia foi concluída às 17h30 nas capitais do Nordeste.