Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de março de 2015

SOBRAL ANTIGA.

IDELFONSO DE HOLANDA CAVALCANTE 
Nasceu em Sobral (Ce) no dia 7 de agosto de 1905 e faleceu a 22 de outubro de 1974, em Massapê (Ce), em plena atividade público-contábil. Era filho do tabelião Ildefonso de Holanda Cavalcante e de Maria Carolina Franca Cavalcante. Em 1929 contraiu núpcias com Francisca de Paula Pessoa Cavalcante (Chiquita), cuja união conjugal rescindiu com sua morte, após 44 anos. Desse enlace matrimonialnasceram: Maria Carolina, Irmã de Caridade, hoje em Natal-RN; Maria (falecida após 24 horas de nascida); Maria Sônia, casada com o tabelião Édison Luís Rodrigues de Almeida; João Barbosa, casado com Teresa Francisca Lopes Cavalcante; Francisquinha, casada com Hélio Pereira Lima; Arnaud, casado com Aloma Maria Feijão Cavalcante e Fernanda Maria, casada com Francisco Tavares Pereira. Ildefonso Cavalcante foi Inspetor-geral da Sul-América Capitalização e Gerente do Banco Agrícola S.A, até a sua extinção em 1930. Longe ainda de Sobral a industrialização da palha de carnaubeira, também foi um dos pioneiros na comercialização desse produto, exportando o chapéu de palha “in natura”. Cidadão carismático, seu raio de bom relacionamento estendia-se por todas as categorias da cidade, vez que era munícipe de índole em potencial bairrista. Tinha ideias e atitudes polêmicas e de grande versatilidade, voltadas para o soerguimento de Sobral.

POLÍCIA PRENDE DOIS SUSPEITO DE ATAQUES A ÔNIBUS NA GRANDE FORTALEZA-CE.


De acordo com a polícia, prisão aconteceu na madrugada desta quinta.
Polícia Civil procura ainda outras pessoas envolvidas nos ataques.

Do G1 CE

A Polícia prendeu dois homens, na madrugada desta quinta-feira (19), suspeitos dos ataques a ônibus na Grande Fortaleza na semana passada. Segundo a polícia, a dupla foi localizada em uma casa em Guaiúba,  cidade localizada na Região Metropolitana.
Os dois suspeitos estavam monitorados pelo serviço de inteligência da polícia. Eles marcavam ataques por meio de ligações telefônicas que foram interceptadas. Com a localização do celular, a polícia montou uma operação durante a madrugada para invadir a casa em que eles estavam.
No local, a polícia encontrou um carro roubado. Os dois confessaram os ataques a coletivos e confirmaram ter recebido ordens de presos da Casa de Privação Provisória de Liberdade 4. A PM procura ainda outras pessoas envolvidas.
Na sexta-feira passada (13), quatro ônibus foram destruídos na Grande Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, os ataques ocorreram em represália à prisão Francinei Nobre da Silva, preso por ter ordenado outros incêndios a ônibus. Não houve feridos em nenhum dos casos.

ESTUDO MOSTRA RELAÇÃO ENTRE AMAMENTAÇÃO PROLONGADA E INTELIGÊNCIA.

A amamentação prolongada pode contribuir para que a criança torne-se mais inteligente e tenha maiores rendimentos na idade adulta, diz um estudo brasileiro publicado nesta quarta-feira, 18 na revista The Lancet Global Health.

Elaborado por pesquisadores da Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e dirigido por Bernardo Lessa Horta, o estudo acompanhou o desenvolvimento de 3.500 crianças nascidas em 1982 e amamentadas por períodos variáveis.
Trinta anos mais tarde, os pesquisadores constataram que a amamentação foi benéfica para todos. 

O benefício foi maior para as crianças que tiveram um período mais longo de amamentação. 

Inteligência 

Segundo o estudo, as crianças amamentadas durante um ano terão QI (quociente de inteligência) quatro pontos acima dos menores que tiveram aleitamento materno por um período incompleto de um mês. Terão também maior escolaridade (quase um ano) e seus rendimentos serão um terço superiores à média. 

Os pesquisadores levaram em conta variáveis suscetíveis que tiveram impacto no resultado, como o nível de vida dos pais, a idade da mãe na data de nascimento do filho e o fato de ter fumado, ou não, durante a gravidez. 

BANDIDOS ARROMBAM IGREJA E FURTAM COROA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

A Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada no conjunto Bela Vista, bairro Reis Velloso, em Parnaíba, foir arrombada na madrugada desta quarta-feira (18). Os bandidos quebraram o vitral de uma das janelas para ter acesso ao local, reviraram o sacrário, tabernáculo e furtaram até a coroa de Nossa Senhora Aparecida. 

De acordo com o pároco, José Siqueira, a ação criminosa ocorreu por volta de 1h da madrugada e não foi levado dinheiro, uma vez que, o sistema de segurança, alarmou. 
"Ao amanhaceer para a celebração da Santa Missa me comunicaram que a igreja tinha sido arrombada. Violaram o sacrário- onde fica Jesus na eucaristia, o lugar mais sagrado do templo cristão católico- o tabernáculo. A âmbula estava intacta porque havia sido guardada. Tudo estava jogado no chão e parte da ornamentação foi destruída também", disse o pároco. 

MÉDICOS DISCORDAM DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA EM 25% DOS CASOS.

Câncer de mama: características étnicas aumentam riscos da mulher latina para a doença
Um novo estudo mostra que nem sempre os médicos concordam com os resultados de biópsias para câncer de mama. Publicada na terça-feira no periódico Jama, a pesquisa revela que os médicos que detectam o problema inicialmente só concordam em 75% das vezes com especialistas que não estão ligados ao caso.No estudo, 115 patologistas - médicos que analisam exames e diagnosticam o câncer - dos EUA avaliaram imagens de 240 biópsias de câncer de mama e fizeram diagnósticos. Suas respostas foram confrontadas com as de um grupo de referência, formado por três especialistas no assunto, que determinaram as análises corretas.

Quando se tratava de um câncer invasivo, aquele que já atinge outras camadas celulares do órgão afetado e tem capacidade de se disseminar para outras partes do corpo, houve um bom consenso: os patologistas concordaram com o diagnóstico determinado pelos especialistas em 96% dos casos. Quando se tratava de biópsias não cancerígenas, a concordância caiu para 87% dos casos.

A FÉ NO PADROEIRO DO CEARÁ SÃO JOSÉ.


ÁGUA DA VIDA
fonte:dn/cbm

São José, exemplo de provedor da família, é o primeiro recurso do sertanejo para pedir um bom "inverno", fé que se fortalece mesmo que os prognósticos não sejam bons

São José
Iguatu / Fortaleza. O Semiárido brasileiro é caracterizado climaticamente pela baixa umidade e distribuição irregular das precipitações, com períodos chuvosos e secos e a possibilidade de sucessivos anos de estiagem. Por outro lado, a sua gente tem formação católica e apresenta marcante viés na religiosidade popular. Essa realidade favoreceu uma forte crença nos santos para socorrer os que estão na terra. São José, padroeiro do Ceará, é popular e cheio de devotos pelo Sertão adentro. Homens e mulheres rezam dias e noites pedindo chuva.
Quando os anos ficam escassos de chuva, aumentam as preces e o sertanejo fortalece a sua fé, apelando ao padroeiro. O Sertão cearense vivenciou três anos seguidos de pluviometria abaixo da média e a atual quadra chuvosa dá sinais de que será mais um período aquém do necessário. A quem apelar? Em sua experiência e sabedoria popular, o agricultor sabe que os homens tardam em apresentar soluções, políticas públicas eficazes. Resta-lhes, portanto, dirigir preces ao céu para que derrame água com abundância e melhore a vida na terra.

EFICIÊNCIA PREMIADA.

CLÁSSICO-REI
FONTE:JOGADA

Ceará vence, se classifica em primeiro lugar e terá o direito de jogar a partida de volta das quartas em casa

Image-0-Artigo-1818669-1
Alvinegros comemoram o primeiro gol do jogo do zagueiro Charles
FOTO: BRUNO GOMES
tabela
Clique na imagem para ampliar e confira a classificação final a 1ª fase do Nordestão
Quem pensava que a performance do Ceará iria ser prejudicada pela pressão de vencer o Fortaleza, ontem, na Arena Castelão, para se classificar na Copa do Nordeste, enganou-se.
Os dois times fizeram um grande jogo e no fim, o time do técnico Silas Pereira foi premiado por aproveitar bem suas chances, vencendo por 2x1 e "roubando" do rival a primeira colocação do Grupo D, com 12 pontos ganhos, contra 11.
As duas equipes iniciaram o jogo com esquemas táticos distintos. O Ceará nitidamente começou com um 4-3-3, com Magno Alves centralizado, Marinho pela direita, procurando fazer a diagonal para o arremate a gol, e Assisinho aberto na esquerda.
A presença desses dois "pontas", Assisinho e Marinho, impediu o escape dos laterais do Leão, que pouco apoiaram. Por sua vez, enquanto Maranhão corria e até procurava briga com atletas do Ceará, Lúcio Maranhão esteve apático no primeiro tempo e discreto no segundo.
O jogo foi bastante viril, com faltas até violentas. O Tricolor, com duas linhas de quatro, não tinha sequência na transição da defesa para o ataque. Isso resultou numa meia pressão com três escanteios seguidos e um chute de Pio, em contra-ataque, mas para fora.

HOMEM É TORTURADO E ENTERRADO VIVO NO CEARÁ E SAI DE COVA SOZINHO


Um homem torturado e enterrado vivo por traficantes conseguiu sair sozinho da própria cova e pedir ajuda em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Francisco Teófilo, o incidente aconteceu no sábado (14) e, pelo menos dois suspeitos foram identificados e são procurados.
De acordo com o major, o homem, que procurava trabalho como pedreiro na comunidade do Parque Leblon, foi confundido com um delator que, supostamente ajudou a Polícia Militar nas apreensões de armas e drogas na região. “Ele foi torturado e eles [traficantes] ficavam perguntando como a polícia encontrou a droga”, disse o major.