Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PORTUGUÊS-SIMULADO COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E GABARITO.

(Insper/2011.2)   Texto para resolução das questões de número 1, 2 e 3.
  
  O novo estádio do Corinthians, em São Paulo, em tese destinado à abertura da Copa do Mundo de 2014, é por enquanto um rasgo de imaginação sobre um terreno baldio, mas já tem nome de guerra. O leitor adivinha qual é? Aí vai uma pista: o local escolhido é o bairro de Itaquera. Agora ficou fácil. O nome é Itaquerão, claro. Antes, os estádios precisavam ao menos ser construídos, para receber o enobrecimento do "ão" na última sílaba do apelido. Não mais. Não se sabe sequer quem vai pagar a conta do estádio, ou suposto estádio, do Corinthians, nem existe projeto definido. Mas o nome já lhe foi pespegado.
   (...) Quando, para os Jogos Pan-Americanos, em 2007, foi inaugurado no Rio de Janeiro o Estádio João Havelange, que apelido ganhou? O leitor não adivinha? Pista: fica no bairro de Engenho de Dentro. Claro: é Engenhão. No caso do eventual e futuro estádio do Corinthians, o apelido de ltaquerão prova que o ão sobrevive mesmo à moda recente de chamar estádio de "arena" (Arena da Baixada. Arena Baruen). E no entanto ...
   No entanto, o inho é que melhor caracterizaria o brasileiro. Sérgio Buarque de Holanda escreveu, no clássico Raízes do Brasil (um pouco de erudição faz bem, especialmente ao amor, que se convence de estar falando coisa séria): "A terminação inho, aposta às palavras, serve para nos familiarizar mais com as pessoas ou os objetos e, ao mesmo tempo, para lhes dar relevo. É a maneira de fazê-los mais acessíveis aos sentidos e também de aproximá-los do coração". A passagem está no famoso capítulo do "homem cordial", isto é, o homem regido pelo coração, que sena o brasileiro. Somos o país do Joãozinho, do amorzinho e da "Dilminha" (como a trata a mãe da presidente, ela também chamada Dilma). Somos a terra do jeitinho, do favorzinho e do probleminha, invocados sobretudo quando o jeito é complicado, o favor é grande e o problema insolúvel. Por esse caminho, para melhor se aninhar no coração dos brasileiros, o Mineirão deveria ser Mineirinho, o Castelão, Castelinho e o Batistão, Batistinha. Ocorre que estádios pertencem a outra esfera. Não foram feitos para cativar, mas para impressionar. Não pedem carinho, mas reverência, a si mesmos e a seus criadores. Cumprem no Brasil o que há de mais próximo ao papel das catedrais e das pirâmides, em outras épocas e lugares. Mesmo no caso de uma entidade que é puro espírito, como o propalado estádio do Corinthians, o brasileiro é levado a considerar uma indelicadeza não chamá-lo de ão.
  (TOLEDO, Roberto Pompeu de."O fascínio do ão" , Veja , 09/03/2011.)

LUTO NO FUTEBOL:MORRE NILTON SANTOS,AOS 88 ANOS DE IDADE NO RIO DE JANEIRO.


Redação - Correio Braziliense/camocim belo mar blog

Nilton Santos, a "Enciclopédia do Futebol", jogou por 16 anos no Botafogo: quatro copas do mundo no currículo
 
Morreu nesta quarta-feira Nilton Santos, 88 anos, ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol e do Botafogo. Bicampeão mundial em 1958 e 1962 e considerado um dos melhores laterais da história do futebol, ele sofria de Mal de Alzheimer (doença degenerativa do cérebro) e insuficiência cardíaca. Havia sido internado no último sábado com insuficiência respiratória, teve pequena melhora nos últimos dias, mas não resistiu.

Desde 2007, Nilton Santos enfrentou também outros problemas de saúde, como acometimentos de dengue hemorrágica e pneumonia. O ex-jogador era acompanhado de perto pela segunda esposa, Maria Célia, com quem vivia há 41 anos. As despesas médicas eram custeadas pelo Botafogo, como uma forma de reconhecimento pelos serviços prestados ao clube. No primeiro casamento, o eterno camisa 6 alvinegro teve dois filhos: Carlos Eduardo e Andréa.

COBERTURA DESABA E MATA PELO MENOS DUAS PESSOAS NA ARENA ITAQUERÃO;UMA DAS VÍTIMAS É CEARENSE.


Folhapress |camocim belo mar blog

Em nota, a Odebrecht diz que o guindaste tombou e que sua prioridade é 'oferecer assistência total às famílias das vítimas'


Uma das vítimas do acidente que aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), no Itaquerão, era o cearense Ronaldo Oliveira dos Santos. O operário tinha 44 anos e no momento estava trabalhando na instalação das cadeiras da Arena. As informações foram dadas em primeira mão pelo site da Rádio Verdes Mares.
A última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão desabou de um guindaste por volta das 12h50 (horário de Brasília) desta quarta-feira (27) , destruiu parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos. A Odebrecht, construtora responsável pela obra, confirma a morte de ao menos dois operários: Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44, montador da empresa Conecta.
O estádio do Itaquerão vai sediar a abertura da Copa do Mundo. FOTO: AGENCIA REUTERS
A secretaria de Saúde da capital também confirmou 2 mortos. Em nota, a Odebrecht diz que o guindaste tombou e que sua prioridade é "oferecer assistência total às famílias das vítimas". "Pouco antes das 13h, o guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste -atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi comprometida.
Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra, e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio", diz a nota. O ex-presidente do Corinthians e responsável pelas obras do Itaquerão, Andres Sanchez, afirmou nesta quarta-feira (27) que o acidente que aconteceu na arena corintiana foi uma fatalidade e evitou falar sobre o cronograma das obras. "Infelizmente acidentes acontecem. Estamos passando por um momento difícil. Não estamos pensando nisso [no cronograma]. A preocupação agora é atender as famílias", disse Andres Sanchez, que estava no local no momento do acidente.

SSPDS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DA PM NO CEARÁ.



A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), está convocando os aprovados no concurso de Soldado da Carreira da Polícia Militar (PM) para a matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP/PM) e para a realização dos exames médicos-odontológicos, biométrico e toxicológico.
A solenidade preparatória para o curso de formação profissional será realizada no dia 30 de dezembro, com horário e local a serem definidos. A avaliação de capacidade física está prevista para acontecer na primeira semana de aulas do Curso.
O exame tem presença obrigatória e constará de três testes a serem realizados em um único dia: para os candidatos do sexo masculino será composto por teste dinâmico de barra com três repetições, 35 flexões abdominais no período de um minuto e corrida de 2.300 metros a ser executada em 12 minutos.

EM CAMOCIM CEARÁ, MULHER DE 25 ANOS MORRE DE CHOQUE ELÉTRICO.


Nossa redação foi informada a poucos instante por policiais militares sobre um acidente de choque elétrico ocorrido por volta das 11h20 desta quarta-feira (27) em uma residência localizada na Rua Humaitá, bairro Brasília, que tirou a vida de uma mulher de 25 anos identificada como Lidiane Alves de Araújo
As informações é que a vítima estaria realizando as atividades domésticas quando ao tocar em aparelho de televisão sofreu uma forte descarga elétrica, vindo a óbito no local. O marido e os familiares da vítima ficaram em total desespero ao se depararem com a mulher já sem vida deitada no chão com várias queimaduras no rosto, braços e pernas.