Powered By Blogger

domingo, 20 de julho de 2014

PESQUISADORES PEDEM MUDANÇAS PARA PROTEGER ATLETAS PANCADAS NA CABEÇA.

Choques podem levar jogadores de futebol a desenvolverem a CTE, doença com características similares ao Alzheimer.

 
Alguns lances da Copa de tão dramáticos acabaram provocando uma discussão que pode trazer mudanças no futebol. Como um jogador, depois de um violento choque na cabeça, continua em Campo? Isso aconteceu várias vezes durante o Mundial.
Foi tão forte que o jogador alemão Christoph Kramer saiu desnorteado do campo e no dia seguinte não se lembrava de nada do primeiro tempo do jogo.
Foram muitas pancadas na cabeça. Como nunca tínhamos visto em um Mundial.
O uruguaio Alvaro Pereira desmaiou em campo. A equipe técnica pediu substituição. Mas ele, enfurecido, quis voltar ao jogo.
Esta semana, em São Paulo, o Fantástico conversou com o jogador. “O que senti foi que foi um impacto forte, senti como se meu corpo estivesse dançando. Graças a Deus não foi nenhuma coisa grave”, conta Alvaro Pereira.
O Fantástico conversou pela internet com o médico da Fifpro, entidade que reúne jogadores do mundo inteiro, e ele me disse que Alvaro Pereira sofreu uma concussão e que ele não poderia ter continuado em campo.
Em uma concussão o cérebro sofre um deslocamento milimétrico, mas suficiente para feri-lo ao bater na caixa craniana.
“Nós vimos a força do impacto, o jogador perdeu a consciência e, um outro sinal comum em uma concussão: ele ficou confuso, não sabia onde estava”, explica o pesquisador Dennis Cardone.
Já se sabe que um atleta que sofre uma pancada forte na cabeça ou várias pancadas leves durante o decorrer da sua carreira pode desenvolver uma doença chamada CTE: Encefalopatia Traumática Crônica. Uma doença que tem as mesmas características e os mesmos sintomas do Mal de Alzheimer e que antigamente era conhecida como Demência Pugilística, porque acreditava-se que ela só atingia os boxeadores. Hoje já se sabe que os jogadores de futebol também correm esse risco.

UECE DIVULGA GABARITO DO 1º- DIA DE PROVA ESPECÍFICA DO VESTIBULAR 2014.2.


Parte das provas específicas foi aplicada neste domingo (20).
Segunda fase do vestibular é realizada no domingo (20) e na segunda (21).

Do G1 CE
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgou o gabarito preliminar das provas realizadas neste domingo (20) da 2ª fase do vestibular de 2014.2. As avaliações foram aplicadas das 9 horas às 13 horas. Nesta segunda-feira (21), será realizado o segundo dia de provas específicas. Ao todo, nos dois dias, serão aplicadas quatro provas, uma de redação e três específicas, cada uma delas com 20 questões, totalizando 60 questões de múltipla escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

FLAMENGO É GOLEADO PELO INTERNACIONAL POR 4 A 0 E SEGUE NA LANTERNA.

 Redação - de Porto Alegre

A vitória serve para o Internacional voltar a brigar pela primeiras colocações da competição
A vitória serve para o Internacional voltar a brigar pela primeiras colocações da competição
O Internacional aproveitou o apoio da torcida e encerrou com festa um dia marcado pelas homenagens feitas a Fernandão, capitão da equipe na conquista do Mundial de 2006, que faleceu no início de junho. Em campo, os donos da casa aproveitaram os diversos erros do adversário e voltaram a vencer no Campeonato Brasileiro ao baterem o Flamengo, por 4 a 0, neste domingo.
A vitória serve para o Internacional voltar a brigar pela primeiras colocações da competição, já que a equipe havia perdido para o Corinthians no meio da semana. Enquanto isso, a derrota complica ainda mais o Flamengo. Chegando ao seu oitavo jogo sem vencer, sendo a terceira derrota consecutiva, a equipe vive em situação complicada e é o lanterna do Brasileirão, enquanto o Colorado sobe e chega à terceira colocação – posição que pode sofrer alteração com os jogos que ainda serão realizados na rodada.
Um dos principais destaques do Inter foi o meia D’Alessandro. Autor do segundo gol de suaequipe, o jogador levou perigo em cobranças de falta e foi quem deu início às jogadas que resultaram no primeiro gol, marcado por Rafael Moura, e no terceiro, marcado por Fabrício. O quarto gol foi marcado por Alex, que entrou no segundo tempo e marcou poucos minutos após deixar o banco.
A baixa do time da casa no confronto foi Aránguiz. O chileno, que defendeu seu País na Copa do Mundo, voltou à equipe após se recuperar de uma lesão, mas novamente sentiu dores e deixou o campo ainda no primeiro tempo. Enquanto isso, o técnico Ney Franco não poderá contar com Chicão na próxima partida, já que o zagueiro foi expulso ao cometer pênalti em D’Alessandro.
Com uma semana livre já que ainda não joga pela Copa do Brasil nesta quarta-feira, o Internacional tem bastante tempo para se preparar para seu próximo compromisso no Brasileirão, contra o Bahia, na Fonte Nova, no sábado. Já o Rubro Negro terá mais um dia de preparação para o clássico contra o Botafogo, no domingo, no Maracanã.
Voltando à sua casa após mais de dois meses, o Internacional fez valer o mando de campo desde o começo e iniciou o jogo ditando o ritmo. Tocando bem a bola e com uma boa marcação, o time da casa manteve a posse de bola e fez com que o Flamengo tivesse dificuldades para criar.

MADRASTA DE BERNARDO:"A GENTE VAI TER QUE DAR UM JEITO NESSE CORPO".

Em depoimento à polícia, ela diz que não aplicou injeção em Bernardo e que ele morreu dentro do carro, na frente dela e da amiga Edelvânia


 (Reprodução/ Tv Globo)

Graciele Ugulini, a madrasta do menino Bernardo - assassinado em abril deste ano - confessou ter matado a criança e ocultado o corpo. Em depoimento à polícia, ela chora e diz que nunca teve a intenção de tirar a vida da criança. O menino morreu em abril deste ano - a mulher, uma amiga e o pai de Bernardo respondem pelo crime e aguardam julgamento em presídio no Rio Grande do Sul. O vídeo com o depoimento foi divulgado pelo programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (20/7).

"O guri começou a agitar, agitar, e incomodar. Eu peguei alguns remédios que eu tinha. Tinha os remédios dele. Meus, que eu tomava. Os calmantes e remédio para dormir", conta Graciele.

A madrasta diz que não aplicou injeção em Bernardo e que ele morreu dentro do carro, na frente dela e da amiga Edelvânia. “De repente, vi que ele começou a babar. Chamei, sacudi ele, nada. Comentei ainda com a Edi: ‘Eu acho que dei muito remédio para esse guri’. Na verdade, não tinha mais pulso, já estava morto. Sou enfermeira. Eu sei, eu conheço”, diz Graciele.

A polícia acredita que Bernardo possa ter sido enterrado vivo. Ele foi encontrado pelos agentes com o corpo nu. No depoimento de Edelvânia, amiga que ajudou Graciele a matar Bernardo, ela fala sobre o produto comprado para "dissolver rápido a pele" do menino e não "dar cheiro", e conta o que foi jogado sobre ele antes de ser enterrado.

Ao ser questionada o por que de não ter procurado a polícia ou um hospital, Graciele disse: “Pensei: ‘a gente vai ter que dar um jeito nesse corpo. Tem que esconder esse guri em algum lugar. Fazer alguma coisa. Quando chegar em casa eu invento qualquer coisa’. Na hora, foi a única saída que eu achei. Ela me levou para esse lugar. Não sei onde é. E lá, a gente enterrou”, afirma Graciele.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1243162910961788649

MEMÓRIAS:AS CASAS SERTANEJAS, SEUS HÁBITOS,E OS RISCOS DE MUDANÇAS NO COTIDIANO DO SERTÃO.

Sertao_paraibano_14[1]














Por Rogério Brandão, médico oncologista residente em Recife e filho de Tauapiranga, zona rural de Serra Talhada
Casa de Sertanejo Quem já visitou o sertão sabe do que estou falando. As casas dos sertanejos são diferentes das casas que conhecemos nas cidades, com todos os seus cômodos e equipamentos. Nas cidades, vivemos em casas modernas e confortáveis, bem equipadas ou em prédios de apartamentos, alguns com mais de 40 andares.
Na quase totalidade, no sertão, as casas são simples, de porta e janela, duas janelas no máximo. A porta geralmente é composta por duas sessões: A parte de cima, dividindo-a ao meio e esta metade se abrindo em janela e a parte de baixo é a porta. Assim que o dia amanhece, o sertanejo abre suas portas, como a desejar bom dia, nem que seja ao próprio dia. A parte de baixo, a porta mesmo, é mantida sempre fechada, mas nunca trancada. Qualquer um pode entrar, a qualquer hora, e é sempre bem-vindo.. Simplesmente abre-se a porta e já se entra sem cerimônia, chamando ela “cumadre”. . Para fechar as janelas, apenas uma trave de madeira, encaixada por dentro.
As divisões das casas são feitas com meias paredes e os tetos nunca são forrados. Em cada cômodo, os móveis são poucos e se limitam ao essencial. Nas paredes das salas, fotos antigas de seus moradores, um inevitável “coração de Jesus com uma coroa de espinho” e as imagens dos santos venerados, com com destaque especial para o “padim”padre Cícero do Juazeiro, tido por todos como homem santo e fazedor de milagres, mesmo que a igreja nunca o tenha canonizado e sua santidade reconhecida. O padre Cícero foi um personagem polemico, envolvido com a política e tinha uma visão pessoal de justiça e das necessidades do homem simples do campo.
O que nunca falta em qualquer casa são armadores de redes em quantidade. Mas são de madeira e chumbados nas paredes, diferentes dos metálicos que existem em nossas casas das cidades. Dorme-se em qualquer lugar: na sala, nos quartos, nos corredores, onde quer que seja, basta armar uma rede e se deitar. O lugar principal é a cozinha, onde se encontra a mesa de refeições e bancos de madeira para sentar. Muitascozinhas já são equipadas com fogões a gás e geladeira, mas o sertanejo gosta mesmo é de cozinhar em fogões de alvenaria e usando lenha como combustível.  Economiza-se gás e a comida fica muito mais gostosa.
Na cozinha também sempre existe um armário de mantimentos e pelo menos um pote de barro, que mantém a água sempre fresquinha. O pote é mantido tapado e coberto por um pano limpo. Logo acima, uma inevitável coleção de copos de alumínio e uma cuia para se retirar a água do pote. O orgulho da mulher sertaneja são suas panelas, areadas ao capricho e exibidas com orgulho.

ANTAQ PUBLICA EDITAL COM 143 OFERTAS.

CEARÁ CONTEMPLADO

Cargos são de nível médio e superior distribuídos em 13 cidades. Salários vão de R$ 5,4 mil a R$ 11,4 mil

Image-0-Artigo-1659416-1
Para Fortaleza (foto) é oferecida uma oportunidade, para o cargo de Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários
FOTO: RODRIGO CARVALHO
O edital da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com 143 oportunidades de níveis médio e superior, foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18).
Organizado pelo Cespe/UnB, o concurso irá selecionar 17 analistas administrativos, 52 especialistas em regulação de serviços de transportes aquaviários, 19 técnicos administrativos e 55 técnicos em regulação de serviços de transportes aquaviários. A jornada semanal de trabalho é de 40 horas.
As profissões de analista e especialista são para quem possui diploma de graduação. As ofertas se direcionam a pessoas com formação em qualquer área e, especificamente, a quem concluiu a faculdade de contabilidade ou informática. Os salários são de R$ 10.543,90 para analista e de R$ 11.403,90 para especialista. Na remuneração está incluso o vencimento básico de R$ 5.235,90 e a Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa (GDATR), correspondente a 80 pontos.
Quem pretende se candidatar a técnico precisa possuir certificado de conclusão do ensino médio ou do curso técnico equivalente. Os ganhos mensais são de R$ 5.418,25 para o setor administrativo e de R$ 5.674,25 para o segmento de regulação. Nesta conta são somados vencimento básico de R$ 2.961,45 e GDATR de 80 pontos.
Às pessoas com necessidades especiais são reservados 5% do total de colocações. A porcentagem é de 20% para os afrodescendentes.

APÓS RETOMAR LIDERANÇA DA SÉRIE B,CEARÁ MIRA CLASSIFICAÇÃO NA COPA DO BRASIL DE 2014.

FOCO NA VAGA
Redação Web | CBM

Vovô 'troca a chave' após bater o Joinville e já pensa no confronto com o Chapecoense para avançar no torneio nacional

sergio soares
Técnico Sérgio Soares já volta as atenções para a partida contra a Chapecoense
KIKO SILVA
Novamente líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Ceará já mudou o foco. Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Icasa, no último sábado (19), o Alvinegro encara a Chapecoense, na próxima quarta-feira (23), às 19h30, no estádio Presidente Vargas, pela segunda fase da Copa do Brasil, para tentar se garantir na próxima etapa da competição.
Na partida de ida, ainda antes do recesso das competições nacionais para a Copa do Mundo, no dia 14 de maio, o Vovô venceu o time catarinense por 2 a 1, com dois gols do atacante Bill. Para conseguir vaga na terceira fase do torneio, a equipe cearense pode até perder por 1 a 0 no PV. O vencedor do confronto enfrentará o Internacional.
Diante da boa atuação da equipe no triunfo sobre o Joinville, que assegurou o retorno à liderança da Segunda Divisão, o técnico Sérgio Soares deve realizar apenas uma alteração na equipe: o lateral-esquerdo Vicente, após cumprir suspensão automática na Série B, no lugar de Hélder Santos.

EXTRA! GRANDE PROMOÇÃO NA LOJA CAMELONA EM CAMOCIM-CE.


A Loja Camelona está com uma grande liquidação em calçados com 50% de desconto. Confecções a partir de R$ 5,00 e a Promoção 20% de descontos nos demais artigos.

A promoção vai durar até o dia 20 de agosto.

 Várias opções para presentear o seu amado pai: Confecções e calçados sociais e esportivos, cintos, meias, gravatas, lenços, carteiras, roupões e toalhas de banho e muitos outros artigos.

É somente na “Camelona 2014, 20 anos”!  Aproveite.

O ANIVERSÁRIO DE EUVALDETE FERRO REUNIU UMA MULTIDÃO.


Fotos: Mariano Dias Fernandes
Multidão recepcionou Eunício com uma grande caminhada 


A festa de aniversário de Euvaldete Ferro aconteceu na noite de ontem, conforme o anunciado. Uma multidão compareceu ao evento, que teve início com a recepção de  Eunício Oliveira e sua caravana no Aeroporto, saindo em caminhada até o Tijuca, residência da aniversariante que é esposa de Chico Vaulino, ex-prefeito da cidade e liderança politica na cidade.
Entre as lideranças participantes desse importante evento político estava o candidato a deputado estadual pelo PSDB, Marcos Coelho e Ezio de Souza, esposo da deputado estadual Fernanda Pessoa, filha do candidato a Vice-governador Roberto Pessoa, que veio representando seu seu sogro, além dos deputados que irão receber o apoio de chico Vaulino nesta eleição: o estadual Gony Arruda (PSD) e o federal Zé Airton (PT).

BLOG DO ELIOMAR ( JORNAL O POVO) TAMBÉM REGISTROU PRESENÇA DE EUNÍCIO EM CAMOCIM_CE.


Confira a matéria abaixo publicada no blog do Eliomar.  

"Para o candidato da coligação “Ceará de Todos” (PMDB / PR / PSDB / DEM / PPS / PRP / PSC / PSDC / PTN), Eunício Oliveira, o governo do Estado tem investido em áreas como a Saúde e a Segurança Pública, mas os resultados não chegam à população por falta de gerenciamento e ausência de especialistas como titulares das pastas. 

 “A saúde no Ceará é uma das piores do Nordeste, conforme dados do Ministério da Saúde, pois só ficamos na frente da Paraíba. O diagnóstico é claro: falta de gestão”, comentou Eunício, na noite desse sábado (19), durante caminhada de quatro quilômetros em Camocim, Litoral Leste do Estado, a 347 quilômetros de Fortaleza. “Como governador, irei nomear para a Secretaria de Saúde alguém que conheça e entenda dessa área tão importante para a população”, ressaltou.