Powered By Blogger

sábado, 21 de março de 2015

PREMIUM II: O PREÇO PAGO ALÉM DA FRUSTRAÇÃO.

Fonte:DN

Muito além dos gastos públicos, os impactos do cancelamento do projeto ainda são difíceis de mensurar

Image-0-Artigo-1820018-1
Ter de morar em outro estado, longe da família, não impediu o montador de andaimes Gemilson de Sousa de participar da construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A vaga era promissora e os ganhos compensavam os sacrifícios. Natural do Maranhão, Sousa passou dois anos trabalhando para uma empresa que prestava serviço à Petrobras, entre 2010 e 2012, até mudar-se novamente.
O novo destino foi o Rio de Janeiro, onde passou a atuar na construção de outro empreendimento da estatal, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Nesse meio tempo, acompanhou as notícias relacionadas aos projetos das refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará. À época, as duas usinas aguardavam o início das obras, esbarrando em uma série de entraves que postergavam os planos daqueles que confiavam nas promessas de desenvolvimento e oportunidades.
Sonho mais distante
Apesar da perspectiva de voltar para o estado natal, trabalhando em uma das principais obras previstas para o Nordeste, os sucessivos atrasos para o início da construção da Premium I tornavam cada vez menor a esperança de atuar na usina. A aspiração tornou-se ainda mais distante, no ano passado, após o surgimento dos escândalos ligados à operação Lava Jato, da Polícia Federal, a qual revelou um esquema de lavagem e desvio de dinheiro a partir de contratos firmados com a companhia.

PONTO A PONTO

COLUNA
pontoaponto@diariodonordeste.com.br

d
FOTO: DANIEL ARAGÃO
d
Daan Mesquita usa técnicas de aquarela, colagem, produção de textura, fotografia e arte digital em suas criações
Image-0-Artigo-1818908-1
Rebeca exibe uma das quatro ilustrações da coleção Rendeiras de Aquarela, à venda na ppposter
FOTOS: DANIEL ARAGÃO
vf
Terezadequinta e Robézio no lança- mento da Coleção Art, na FYI - Fortaleza
FOTO: SHOTUP
Image-1-Artigo-1818908-1
O Acidum Project trabalha com várias técnicas e estéticas. Já fez intervenções nas ruas de Miami, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém do Pará, Olinda, Cabo Verde, além de diversas exposições pelo Brasil
Múltiplas linguagens
Há muito se fala sobre o cruzamento de linguagens, uma das grandes questões da arte contemporânea. O tema de hoje é o binômio moda e arte
O que é arte e o que é moda? Categorizar um e outro é cair no erro de criar invólucro no que é relação. Arte e moda andam juntos há muito tempo, seja inspirando estilistas ou interpretando conceitos do vestir. No Brasil, nos anos 80, por exemplo, Bispo do Rosário leva suas roupas e lençóis bordados a museus. Depois vem Leonilson que tem a ousadia de vestir cadeiras com camisas bordadas em instalações. Anos depois, esse caminhar junto se faz ainda mais simbiótico e vestir é também se tornar templo de um artista. Hoje, a gente mostra cearenses como Daan Mesquita, Terezadequinta e Robézio, do Acidum Project, que levam seus traços para a roupa, e da designer de moda Rebeca Melo, que faz o caminho inverso.
Arte inspira a moda
Foi com a proposta de criar uma exposição a céu aberto que os sócios da ppposters Camila Gomes, Diego Mourão e Guilherme Albuquerque decidiram lançar um coleção de camisetas com trabalhos de artistas que produzem pôsteres para a galeria. A primeira tiragem foi um sucesso e o trio já se prepara para a segunda leva, mas ainda sem data de lançamento definida.
"No final do ano passado, estávamos pensando em novas maneiras de expôr as artes da galeria (que além de pôster, comercializa almofada, caneca, sketbook e skin de iPhone) quando surgiu a ideia. Nosso intuito é divulgar os trabalhos de artistas em ascensão. Hoje já contamos com mais de 45 parceiros".
Daan Mesquita, de 24 anos, foi um dos artistas que teve suas artes expostas nas camisetas. Diretor de arte, o publicitário revela que tem como grande influência a sua mãe que fazia da sala, cozinha e quartos um ateliê.
Com duas coleções criadas para a ppposters (Paraíso Duplex e PAI.XÃO) e a terceira prevista para breve, ele conta que achou fantástico quando soube que suas criações seriam utilizadas. "Minhas peças estão por aí e têm vida própria", observa Dan, que acredita que a moda e a arte se tornam ainda mais interessantes quando andam juntas. "Se separar, enfraquece. Tem que fazer emocionar. Se me emocionar, eu estou fazendo arte", declara.
"Sou apaixonado por moda, apesar de achar que todos têm que se diferenciar em um espaço tão saturado", pondera o diretor de arte, que para se destacar gosta de mesclar o analógico com o digital. "Na maioria dos meus trabalhos uso técnicas de aquarela, colagem, produção de textura, fotografia e arte digital", diz.
Sobre suas principais influências n a hora de criar cita "quase todas as coisas que o cercam". "A música popular brasileira, por exemplo, me faz criar coisas fascinantes. Quando a ouço na hora de criar, a arte fica mais forte, concisa, brilhante", pondera.
Influência fashion
Assim como o diretor de arte, Rebeca Melo, de 27 anos, traz inspirações do mundo fashion para seus desenhos. Formada em Design de Moda, desde pequena é apaixonada por ilustração. Mas só no ano passado decidiu expôr seu trabalho.
Em parceria com a ppposters, ela acaba de lançar uma coleção de pôsteres chamada "Rendeiras de Aquarela", na qual retrata mulheres usando técnicas de aquarela e colagem. "Eu trago muitas referências do meu trabalho para as ilustrações: de moda, de pose, de caras e bocas, de modelo, tecido", explica ela, que assina as coleções da Anne.
Quase autodidata, fez apenas um curso de desenho. "Fui aperfeiçoando sozinha, treinando, praticando, observando", reforça. E, através do seu olhar saturado de moda, resolveu inserir texturas nos desenhos artísticos com o olhar no universo feminino.
"Eu queria um diferencial e não ter só um desenho. Queria algum detalhe que quando pessoa olhasse já identificasse que fosse meu. Gosto muito da ideia da aplicação, de mudar um pouco a ilustração", explica ela, que na primeira coleção usou e abusou da renda.
Para a segunda coleção, as ilustrações de Rebeca têm uma nova inspiração: o "boudoir". "Essas fotos íntimas estão super em alta. Então, retratei mulheres mais sensuais com aplicação das peças em renda e tecidos estampados", destaca ela, que acredita que o fato de fazer seus desenhos à mão os tornam ainda mais especiais. A designer de moda também trabalha com ilustrações sob encomenda.

EM CAMOCIM-CE, CONDUTOR EMBRIAGADO É PRESO AO SE ENVOLVER EM ACIDENTE NA RUA ANTONIO ZEFERINO VERAS.


Um vendedor natural de Fortaleza e que reside atualmente em Camocim foi preso em flagrante após ter se envolvido em um acidente de trânsito ocorrido por volta de 01h20 da madrugada deste sábado, 21.
Os policiais realizavam patrulhamento de rotina quando ao passar pelo cruzamento das ruas Antonio Zeferino Veras com Perimetral, bairro São Francisco, observaram um veículo Chevrolet Prisma de cor vermelha que havia se chocado contra um poste de iluminação pública. Os policiais ainda observaram que embaixo do veículo havia um cone de sinalização da Polícia Militar que estava posicionado em frente o quartel da 3ª Cia/3º BPM, dando a entender que o condutor do veículo havia passado por cima dos cones e arrastado um deles.

DESABAMENTO DEIXA UM MORTO NA AV. DANIEL DE LA TOUCHE EM SÃO LUÍS-MA.


Número de feridos ainda está sendo apurado, diz Corpo de Bombeiros.
Estrutura caiu após chuvas de aproximadamente duas horas na capital.

Do G1 MA
Um prédio em construção desabou no fim da tarde desta sexta-feira (20), na Avenida Daniel de La Touche, na região da Cohama, em São Luís. O Coronel Nepomuceno, do Corpo de Bombeiros, confirmou ao G1 que houve uma morte. A vítima fatal foi identificada como Antônio Fontenelle do Nascimento Júnior, 27 anos, que trabalhava na obra junto com outros nove operários.
De acordo com Valney Abreu, advogado da empresa SPE Prisma Construções e Incorporações, dona do prédio, dez trabalhadores estavam concretando a laje do terceiro pavimento, quando parte da construção desabou. A empresa Rollim Machado era responsável pela obra.

A obra foi iniciada em maio do ano passado e é de responsabilidade da empresa SPE Prisma Construções e Incorporações. A estrutura caiu após as fortes chuvas que atingiram a capital maranhense durante aproximadamente duas horas nesta tarde.

CAMINHADA NO DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN ESPERA 350 PESSOAS NA ORLA MARÍTIMA DE JOÃO PESSOA-PB.

De acordo com a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), organizadora do evento, a atividade tem como objetivo promover a reflexão da sociedade acerca da defesa dos direitos das crianças e adolescentes

| Por Redação
Reprodução/Montagem: Portal Correio
Evento começa no Sesc e segue até o Busto
João Pessoa sedia neste sábado (21) um evento de mobilização em alusão ao Dia Mundial da Infância e Dia Internacional da Síndrome de Down. Cerca de 350 voluntários devem se reunir no Centro de Turismo Esporte e Lazer Sesc Cabo Branco, às 7h, de onde seguem em caminhada e pedalada até o Busto de Tamandaré que terá tendas instaladas para prestação de serviços gratuitos de saúde, como aferição da pressão arterial e glicemia

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), organizadora do evento, a atividade tem como objetivo promover a reflexão da sociedade acerca da defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Além de mostrar a importância da luta dos portadores de Síndrome de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, para que tenham direitos iguais.

TRAGÉDIA: GRAVE ACIDENTE DEIXA 5 MORTOS E 2 PESSOAS FERIDAS NA BR-230 EM SANTA RITA NA PARAÍBA.

Publicado por: 


201503201207100000008213
Um grave 






acidente envolvendo uma carreta e um carro deixou quatro pessoas 
mortas, e uma mulher grávida e um bebê feridos, na manhã desta sexta-feira (20), na cidade de Santa Rita, BR-230 sentido João Pessoa/ Campina Grande.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos seguiam no sentido João Pessoa/ Campina Grande quando a carreta teria batido na traseira do carro, um veículo Pálio.
Duas pessoas ficaram presas entre as ferragens e morreram na hora. A carreta se incendiou com o impacto da batida e ainda não se sabe se os outros mortos estavam na carreta.
A mulher grávida foi levada para  o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa em estado grave.

CEARÁ JÁ REGISTRA 43 ACIDENTES COM ÔNIBUS NAS BRs EM 2015, DIZ A PRF.


Número é o terceiro maior entre os estados da região Nordeste em 2015.
Acidente com ônibus da banda Garota Safada deixou 18 feridos.

Do G1 CE
O Ceará já registra 43 acidentes envolvendo ônibus nas estradas federais, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (20) pela Polícia Rodoviária Federal. O número coloca o Ceará na terceira posição entre os estados do Nordeste com o maior número de acidentes de ônibus em BRs.
Um dos acidentes ocorreu na semana passada com o ônibus da banda Garota Safada, que deixou 18 feridos; quatro pessoas ficaram gravemente feridas e foram hospitalizadas no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.Ônibus com banda de forró 'Garota Safada' tomba no interior do Ceará (Foto: Polícia Federal do Ceará)
imagens cedida pelo google
Os acidentes envolvendo ônibus em rodovias federais no Ceará não resultaram em mortes neste ano, segundo a PRF. Em 2014, 21 pessoas morreram em decorrência dos acidentes.
No ano passado, 18 pessoas em um acidente na BR-020, em Canindé. Exames de DNA realizados pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce) nos corpos das vítimas do acidente já haviam confirmado inicialmente a morte de 17 pessoas. De acordo com o perito Paulo Granjeiro, da Pefoce de Canindé, alguns fragmentos de corpos que ficaram sem identificação por estarem muito deteriorados foram encaminhados para Fortaleza, o que confirmaram a 18ª vítima.
Redução no número de acidentes
O número de acidentes com colisão frontais – que ocasionam 30% das mortes nas estradas do país – reduziu em 56% nos dois primeiros meses de 2015, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF). De acordo com a PRF, os principais responsáveis pela redução foram o aumento do valor da multa para ultrapassagens irregulares em 2014, que subiu para R$ 1.915 e o aumento da fiscalização no estado. O número de feridos gravemente em acidentes reduziu em 47% no mesmo período.

EXÉRCITO INSTALA CABOS NO FUNDO DE RIO PARA LEVAR INTERNET RÁPIDA À AMAZÔNIA-AM


Plano é fazer infovia de 7,8 mil km nos rios Negro, Solimões, Purus e Juruá.
Banda larga atenderá postos na fronteira, centro de pesquisa e consumidor.

Do G1, em São Paulo
Instalar cabos de fibra ótica no fundo dos rios da Amazônia é a nova aposta do Exército Brasileiro e da Rede Nacional de Pesquisas (RNP) para levar internet de alta velocidade a cidades ribeirinhas no meio da floresta mais densa do mundo.
As duas entidades mostraram ao G1 que a nova estratégia para conectar uma das regiões com acesso mais restrito à internet, “revive” o projeto de instalação da linha de telégrafo entre Belém e Manaus, de 1896. Para driblar complicações de atravessar a floresta, engenheiros fixaram os cabos pelos rios. Usar cabos subfluviais é a estratégia para conectar a região e deve integrar o Programa Nacional de Banda Larga.
“Como a população das cidades vive à margem dos rios, a rota de navegação e transporte é o rio. É a solução menos intrusiva”, diz o General Decilio de Medeiro Sales, chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército. Segundo a RNP, 94% das 7,5 milhões de pessoas que poderão ser atendidas pelo projeto são ribeirinhas.
Projeto Amazônia Conectada implanta cabos de fibra ótica a rios da Amazônia para levar internet de alta velocidade à região. (Foto: Divulgação/Amazônia Conectada/Exército Brasileiro)Projeto Amazônia Conectada implanta cabos de fibra ótica a rios da Amazônia para levar internet de alta velocidade à região. (Foto: Divulgação/Amazônia Conectada/Exército Brasileiro)
Dentro do rio
O plano é construir infovias de 7,8 mil km pelos rios Negro, Solimões, Purus e Juruá. O custo estimado é de R$ 1 bilhão e a previsão de conclusão é 2017. O objetivo é levar conexão para o interior do Amazonas. Hoje, a solução é o acesso via satélite - instável e caro. A tecnologia de fibra ótica permitirá conexões de até 100 Gigabit por segundo: capacidade usada para atender também o governo do Amazonas e órgãos como Receita Federal e Ibama.

MUDANÇA NA INTERNET VÃO PERMITIR CAPACIDADE "QUASE INFINITA" DE CONEXÕES.

"É uma quantidade tão absurda de IPs possíveis, que daria para colocar um endereço em cada grão de areia existente na Terra", explica o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Bicalho
De acordo com a Anatel, as mudanças vão passar praticamente imperceptíveis para os usuários
O crescimento exponencial de equipamentos conectados à internet levou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a adotar uma medida similar à feita em linhas telefônicas.
Assim como foi necessário acrescentar um dígito nos números de telefone para atender ao crescimento da demanda, os endereços de protocolo chamados IPv4 – número de identificação que possibilita a conexão dos equipamentos à internet – já estão dando lugar a uma nova versão com capacidade “quase infinitamente maior”: o IPv6.

QUADRA CHUVOSA FRACA E OBRAS ATRASADAS PREJUDICAM AÇUDAGEM NO CEARÁ.

BARRAGENS SECAS
fonte:dr/cbm

As chuvas do último trimestre não resultaram em aumento no nível dos reservatórios

2
Açudes secos, como em Canindé, afligem as populações na zona rural
FOTO: A. C. ALVES
Fortaleza. A dependência da chuva importa na manutenção da pecuária, na agricultura de sequeiro e, sobretudo, no abastecimento humano. Daí a importância que se dá para a açudagem como principal reserva hídrica, que tem relação literal de vida e morte com a quadra chuvosa. Por enquanto, o desempenho é pouco animador. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observou que as chuvas no trimestre janeiro, fevereiro e março ficaram na categoria abaixo da média. O valor da média climatológica para o período é de 255 milímetros e choveu no Estado somente 132,6 mm.
Com as chuvas caídas neste período, a Cogerh admite que as alterações são bastante tímidas até o momento. Verificou-se alguma melhoria de reserva mais expressiva em alguns açudes, como Pacoti, Facundo (Parambu), Tejuçuoca, Colinas (Quiterianópolis). Entretanto, a maioria dos reservatórios teve aporte hídrico que representa um ganho de apenas um ou dois meses em termos de prazo de reserva.

MAIS QUE ESPERANÇA


ÁGUA DA VIDA
FONTE:DN

O Ceará, dentre os estados da região, é o detentor da maior infraestrutura hídrica, conseguindo, neste quarto ano de seca, suprir as demandas da Capital e de outras cidades do Interior

1
Fortaleza. No contexto hídrico do Estado do Ceará, destaca-se a política de açudagem que foi implantada há mais de um século e tem como ícone o Açude do Cedro, construído no período do segundo império brasileiro. Como se fosse uma antiga "tábua de pirulito", onde um retângulo de madeira era pontilhado de pequenos buracos para fincar os doces à venda, o Ceará foi perfurado por açudes por todas as regiões.
Hoje, os reservatórios cearenses têm a capacidade de armazenar até 20 bilhões de metros cúbicos de água, somando os açudes construidos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e pelo Estado. Com recursos do governo federal, foram construídas barragens monumentais: o Orós, inaugurado pelo presidente Juscelino Kubitschek (1961); e o Castanhão, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (2003).