Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de junho de 2014

NUTRICIONISTAS RECOMENDAM 'APENAS ÁGUA' EM REFEIÇÕES PARA COMBATER OBESIDADE INFANTIL.


Crianças devem ser incentivadas a beber água desde o desmame
Água deve ser a única bebida oferecida a crianças durante as refeições para ajudar a combater a obesidade, sugerem nutricionistas.
Um grupo de cientistas disse que bebidas açucaradas são calóricas e com pouco, ou nenhum, valor nutricional, e que as pessoas perderam o "hábito de beber água" durante as refeições.
O aviso dos nutricionistas veio no momento em que o Public Health England, uma agência do Departamento de Saúde da Grã-Bretanha, se prepara para publicar seus planos para cortar o consumo de açúcar no país. O plano deve propor a introdução de um "imposto de açúcar" sobre refrigerantes.
Cientistas falando antes do anúncio da Public Health England, argumentaram que não existem soluções fáceis para atacar a obesidade.

POLARIZAÇÃO SOBRE DILMA NA COPA TERÁ EFEITO SOBRE CAMPANHA?.


Torcedora no Mané Garrincha (AFP)
Centenas de torcedores foram ao Mané Garrincha apenas para participar do burburinho em volta do estádio
Desde o seu início, a Copa do Mundo tem intensificado um ambiente de polarização política no Brasil que já está influenciando as campanhas dos principais candidatos à Presidência, observam analistas ouvidos pela BBC Brasil. Segundo eles, essa polarização pode continuar tendo um impacto sobre as campanhas até as eleições de outubro.
O debate ganhou corpo logo na abertura do Mundial, quando torcedores no estádio em São Paulo vaiaram e xingaram a presidente Dilma Rousseff.
Devido ao alto preço dos ingressos, os jogos do Mundial têm sido marcados pela menor presença de brasileiros das camadas mais pobres da sociedade nas arquibancadas. Estes acabam acompanhando a festa do lado de fora - o que reforça essa visão de que este seria um Mundial "elitista".Candidatos da oposição aproveitaram o gesto para criticar a presidente, enquanto que políticos ligados ao governo – entre os quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – atribuíram a postura à falta de educação do público no estádio. Alguns recorreram à expressão "elite branca", cunhada pelo ex-governador paulista Cláudio Lembo, para definir o grupo presente na arena.
Apesar de reconhecerem um aumento da polarização política associado ao Mundial, os analistas ouvidos pela BBC não chegam a uma conclusão sobre os efeitos desse ambiente sobre a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Se por um lado o discurso associado à polarização mobiliza a militância, para um analista, por outro lado, o próprio PT é hoje parte da elite, o que cria uma contradição. Além disso, se Dilma optou por se afastar dos estádios para evitar mais desgaste à sua imagem, por outro lado a posição da presidente pode ter se fortalecido, ao ser vista como "vítima" das ofensas na abertura do Mundial.

PT 'mobilizando militância'

Para Ricardo Ismael, professor de ciência política da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio, "ao dividir o país entre quem é da elite branca e quem não é, deixa-se de discutir os reais problemas do país".
"Possivelmente teremos uma das eleições mais polarizadas da história em termos de ricos versus pobres."
Maria do Socorro Souza Braga
"Não se chegará a lugar nenhum com esse discurso, que não faz qualquer sentido do ponto de vista sociológico".
Segundo ele, ao dizer que os xingamentos a Dilma haviam partido da elite, Lula e o PT buscavam mobilizar militantes do partido. "Esse é um discurso batido, mas que ainda funciona para a militância."
Na prática, no entanto, Ismael avalia que, desde que chegou à Presidência, há 12 anos, o PT convive bem com setores da elite brasileira e tornou-se, ele próprio, parte da elite política do país.
Maria do Socorro Souza Braga, professora de ciência política da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos/SP), ressalta que os acontecimentos na abertura da Copa – e as reações que geraram – evidenciaram "uma grande divisão na sociedade brasileira" e terão impacto na eleição.
"Possivelmente teremos uma das eleições mais polarizadas da história em termos de ricos versus pobres", ela afirma.

FARMÁCIA POPULAR DE SOBRAL-CE É DESTAQUE EM REVISTA DO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA.


O serviço de atenção farmacêutica do Município de Sobral foi destaque na Revista “Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS”, do Conselho Federal de Farmácia, lançada durante o 30º Congresso Nacional de Secretarias de Saúde, realizado de 1º a 4 de junho, no Espírito Santo.

A experiência da Farmácia Popular de Sobral está entre os 28 relatos de iniciativas bem sucedidas de farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), em municípios das cinco regiões do país.

O artigo, de autoria da gerente da Farmácia Popular de Sobral, Yana Brena Silva, intitulado “Educação do Paciente Hipertenso e Diabético na Farmácia Popular de Sobral (CE)”, mostra que “o serviço de atenção farmacêutica foi determinante para a corresponsabilização da saúde e a otimização do uso de medicamentos e a efetiva melhora do controle da pressão arterial e glicemia dos pacientes avaliados.” Os dados foram obtidos a partir do acompanhamento mensal de um grupo de 24 pacientes hipertensos-diabéticos, na faixa etária de 60 a 69 anos, no período de junho de 2009 a julho de 2012.

HUMORISTA RENATO ARAGÃO VOLTA A SER INTERNADO DO RIO DE JANEIRO.


Artista deu entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul.
Ele passava por exames na manhã desta quinta-feira (26).

Do G1 Rio
Renato Aragão (Foto: Reprodução)Renato Aragão já esteve internado este ano no Rio
(Foto: Reprodução/TV Globo)
O humorista Renato Aragão voltou a serinternado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na quarta-feira (25), informou a assessoria de imprensa da unidade de saúde na manhã desta quinta (26). O artista foi submetido a exames de rotina e passa bem.
O humorista sofreu um infarto em março. Na ocasião, Aragão passou por uma cirurgia para desobstruir uma artéria do coração. A recuperação dele foi considerada "excelente" pelos médicos. Porém, o ator voltou a ser internado no dia 22 de março, no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para investigar a origem de uma febre que se manifestou durante a madrugada. Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital Samaritano, no dia 26. Após se tratar de uma infecção urinária detectada em exames, Aragão recebeu alta no dia 2 de abril.

EM 12 HORAS,RECIFE REGISTRA CHUVA ESPERADA PARA 11 DIAS.


Capital contabilizou 140 mm de precipitação entre 4h e 16h desta quinta.
Até 18h, houve 89 deslizamentos; ao menos 65 famílias estão fora de casa.

Do G1 PE
 A capital pernambucana registrou em apenas 12 horas 140 milímetros de chuva, o que corresponde à média histórica de 11 dias do mês de junho. A medição foi feita entre as 4h e 16h, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil da capital na noite desta quinta-feira (26).
Até as 18h, foram contabilizados 89 deslizamentos de terra em localidades como Vasco da Gama, Dois Unidos, Linha do Tiro, Jordão, Ibura, Várzea, Dois Irmãos e Córrego do Jenipapo. Ninguém ficou ferido. Quinze famílias tiveram que deixar seus imóveis.
Devido ao transbordamento do Rio Beberibe, 30 famílias da Campina do Barreto foram alojadas na Escola Municipal de Água Fria. No local, estão sendo servidas refeições. Também será feita a entrega de kits limpeza, lençóis e colchões. Na comunidade Novo Caxangá, próxima ao Rio Capibaribe, cerca de 35 famílias foram encaminhadas para casas de parentes. Elas também irão receber o atendimento emergencial com entrega de mantimentos.

SELEÇÃO BRASILEIRA CHEGA A BELO HORIZONTE E TEM RECEPÇÃO CALOROSA NA ENTRADA DO HOTEL.

Voo pousa na capital mineira com meia hora de atraso. Atletas pegam ônibus direto na pista e acenam à distância para multidão eufórica antes de subir para os quartos
 G1 Belo Horizonte

Torcedor Fã David Luiz  (Foto: Marco Astoni)Fã mirim copia o cabelo do zagueiro David Luiz, em Belo Horizonte (Foto: Marco Astoni)
A seleção brasileira já está em Belo Horizonte, onde enfrenta, neste sábado, às 13h (de Brasília), o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O avião que trouxe a delegação brasileira do Rio de Janeiro pousou no Aeroporto de Confins com meia hora de atraso, às 21h01. Os jogadores entraram no ônibus na pista, saíram pelo terminal de cargas e chegaram às 21h45 ao hotel onde vão ficar concentrados, na região nordeste da capital mineira. Cerca de 1.000 pessoas aguardavam, em um ambiente de empolgação e idolatria, a Seleção na frente do local. Na descida do veículo, os atletas passaram por uma espécie de corredor protegido por grades e só acenaram à distância. Fred parou e pôs a mão no peito, num gesto carinhoso para os fãs. Neymar - o mais ovacionado -, Jô e David Luiz foram outros a parar e acenar para os torcedores.
O clima no aeroporto também foi de festa. Vários torcedores esperavam a Seleção. Pai e filho, mineiros de Pedro Leopoldo, cidade localizada a apenas 20 quilômetros de Confins, foram ver os jogadores, principalmente Bernard, ex-Atlético-MG, ídolo do garoto Rafael Lara, de quatro anos. Ele e o pai Flávio aproveitaram o tempo de espera para disputar uma partida de futebol de botão numa "Fan Zone" armada no segundo andar do terminal. Mesmo com o ex-jogador do Galo na reserva, Rafael espera que ele faça o gol da vitória sobre o Chile.

POLICIAIS LOCALIZAM CRIANÇA ABANDONADA DENTRO DE CAIXOTE EM ITABORAÍ.


Menino de aproximadamente um ano foi levado para um posto de saúde próximo ao local. A 71ªDP (Itaboraí) investiga o caso

O DIA
Rio - Policiais do 35ºBPM (Itaboraí) receberam na noite de quarta-feira uma denúncia por telefone, de que uma criança se encontrava num caixote de madeira, nas margens da BR-101, em Itaboraí, na Região Metropolitana. No local, próximo a um posto de combustível na altura da Estrada Eugênio Costa, os PMs encontraram um menino de aproximadamente um ano.
O menino de aproximadamente um ano foi encontrado por policiais militares do 35ºBPM (Itaboraí)
Foto:  Divulgação
De acordo com a assessoria da PM, a criança foi encaminhada para exames médicos e está recebendo apoio psicológico. O Conselho Tutelar foi acionado e policiais da 71ªDP (Itaboraí), onde o caso foi registrado, realizam nesta quinta uma busca pela região a fim de descobrir quem são os responsáveis pelo menino. Sendo localizados, eles devem responder pelo crime de abandono de incapaz.

ARGÉLIA EMPATA COM A RÚSSIA, CHEGA ÀS OITAVAS DE FINAL PELA 1ª- VEZ E PEGARÁ ALEMANHA.

GRUPO H
Folhapress | CBM

A Argélia, após três tentativas frustradas, consegue se colocar entre as 16 melhores de um Mundial


Argelia
FOTO: REUTERS
O futebol africano segue vivo na Copa do Mundo. Pela primeira vez em sua história, aArgélia se classificou para as oitavas de finalde uma Copa do Mundo. A marca histórica foi alcançado com um empate em 1 a 1 diante da Rússia, nesta quinta (26), na Arena da Baixada, em Curitiba.
O atacante russo Kokorin abriu o placar aos 5 minutos do primeiro tempo. O empate argelino veio com Slimani, aos 14 minutos da etapa final.
Os argelinos terminaram na segunda posição do grupo H, com quatro pontos. Ficaram atrás apenas dos belgas, que chegaram aos nove. Eliminada, a Rússia somou apenas dois pontos, um a mais do que a Coreia do Sul, última colocada.
A Argélia, após três tentativas frustradas, consegue se colocar entre as 16 melhores de um Mundial. As campanhas anteriores (em 1982, 1986 e 2010) terminaram sempre na fase de grupos.