Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

GOVERNO FEDERAL DESAPROPRIA DUAS FAZENDAS DO CEARÁ PARA FINS DE REFORMA AGRÁRIA.


Essas duas áreas somam 2,22 mil hectares e devem beneficiar 38 famílias. 
92 decretos publicados no DOU desapropriaram terras em 16 estados

Do G1 CE/camocim belo mar blog


O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27) 92 decretos de desapropriação de terras destinadas à reforma agrária, localizadas em 16 estados. No Ceará, dois imóveis rurais foram desapropriados: a Fazenda Lagoa de Dentro, no município de Itapipoca, e Cajueirinho e Pedra Branca, no município de Marco.  Essas duas áreas somam 2,22 mil hectares e devem beneficiar 38 famílias.
Esses decretos são os primeiros dentro da nova sistemática de obtenção de terras para assentamentos para reforma agrária, definida pelo Governo Federal em fevereiro. Pela nova metodologia, há uma seleção de áreas, que já saem com estudo de viabilidade rural. Áreas passíveis de conflitos e de questionamentos na Justiça são descartadas.
Além dos decretos de desapropriação, também foi publicada nesta sexta-feira uma Medida Provisória (MP) que estabelece uma série de mudanças no crédito ao assentado da reforma agrária. O principal deles será o repasse direto de recursos ao assentado e não a associações, como acontecia anteriormente. Para Roberto Márcio Dutra Gomes, superintendente do Incra, no Ceará, as medidas impactam diretamente nos já assentados. “A MP estabelece isenções e repactuações de débitos para os já assentados, operações de crédito mais vantajosas para todos, subsídio para assentamentos e até para aquisição de alimentos”, diz.

QUEBRA GELO PARALISA OPERAÇÃO PARA RESGATAR NAVIO RUSSO NA ANTÁRTIDA.


Embarcação científica russa encalhou há quatro dias com 74 a bordo. 
Cientistas e turistas seguem o trajeto feito há um século por explorador.

Da France Presse

Navio russo MV Akademik Shokalskiy, rodeado de gelo na Antártica nesta sexta (Foto: AP)Navio russo MV Akademik Shokalskiy, rodeado de gelo na Antártica nesta sexta (Foto: AP)
Onavio quebra-gelo chinês, que avançava para resgatar a embarcação científica russa encalhada há quatro dias na Antártida com 74 pessoas a bordo, encontrou grandes massas de gelo e teve de parar a operação, informou a imprensa australiana, citando as autoridades marítimas.
A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália (AMSA), que coordena as operações de resgate da embarcação russa 'MV Akademik Shokalskiy', informou que o quebra-gelo estava a cerca de 12 quilômetros, quando precisou parar.

CERVEJA JÁ SUBIU 18% NO ÚLTIMO TRIMESTRE DE ANO.


Com o reajuste para as distribuidoras, algumas marcas são repassadas ao consumidor com variação de até 40%
Frequentadores assíduos de bares e restaurantes de Fortaleza certamente já perceberam que as cervejas estão mais caras. O reajuste médio de 18% foi repassado pelas distribuidoras aos comerciantes ainda no início deste trimestre, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE). Para o consumidor final, o aumento pode ser muito maior, dependendo da marca e do lugar escolhidos.

Embora não afaste a clientela dos estabelecimentos, empresários reclamam que a majoração está reduzindo o consumo nesta época do ano FOTO: RAFA ELEUTÉRIO

Embora a mudança não afaste a clientela dos estabelecimentos, empresários que vendem bebidas alcoólicas reclamam que a majoração está sendo responsável por uma redução no consumo da "loura gelada", algo atípico para esta época do ano.

Na opinião do presidente da Abrasel-CE, Ivan Assunção, as empresas distribuidoras anunciaram o reajuste ainda em setembro. No mês seguinte, as bebidas já começaram a ser comercializadas a preços mais elevados, chegando ao consumidor final. "Na minha opinião, 18% é um aumento excessivo. Infelizmente, tivemos que passar o reajuste à clientela. Todo mundo que atua no nosso segmento sabe que, quando o consumidor nota que um produto encareceu, ele deixa de consumir como antes. Isso nos atrapalha bastante".

CAMOCINENSES ENFRENTARÃO DESAFIO INTERESTADUAL DE MOUNTAIN BIKE E FARÃO PERCURSO DE CAMOCIM CEARÁ Á BRASÍLIA-DF.



No dia 1º de janeiro de 2014, Camocim passará a acompanhar uma atividade esportiva inédita em sua história, trata-se do 2º Desafio interestadual de mountain bike, realizado por dois amigos, Joaquim Fortuna e Sebastião Dourado, que durante doze dias estarão pedalando de Camocim até Brasília-DF. Joaquim, já é um veterano nos pedais, participante de várias competições estaduais, regionais e nacionais, como CERAPIÓ, PIOCERÁ, IRON BIKE, PARNACORREIA dentre outros. Sebastião Dourado, sem nenhum título e sem nunca ter participado de competições, será seu acompanhante neste grande desafio. Apesar de terem pedido, até o momento, ambos se encontram sem nenhum patrocínio, seja do setor público ou da iniciativa privada. Mais os dois garantem que vão e voltam independente de ter ou não patrocínio, afirmando que somente Deus os impedirá de realizar este sonho.

AÇÃO CONJUNTA ENTRE AS PM'S DO CEARÁ E DO PIAUÍ RECUPERA D-20 FURTADA NO DISTRITO DE SANTA TEREZINHA/GRANJA-CE.

Um homem de 23 anos teve seu veículo tomado de assalto no início da manhã de sexta-feira (27) quando se preparava para mais um dia de trabalho.
Adriano Fontenele de Andrade trabalha transportando pessoas e faz o itinerário Santa Terezinha/Ibiapina. Como de costume, por volta das 04h30 da manhã ele inicia o dia de batalha, só que desta vez ele foi abordado por dois elementos em frente sua residência, localizada entre o distrito granjense de Santa Terezinha e Viçosa do Ceará. Os indivíduos trafegavam em uma Moto Honda Bros de cor laranja com preto e placa OCE-0477, estavam com armas de fogo e anunciaram o assaltam, levando a D-20 em direção ao município de Viçosa do Ceará.