Powered By Blogger

domingo, 8 de fevereiro de 2015

CHEFE CEARENSE ENSINA A PREPARAR UMA CARNE DE SOL SERVIDA NA ABÓBORA.


Receita é uma boa sugestão para o almoço de domingo e fácil de fazer.
Veja todos os ingredientes e o modo de preparo.

Do G1 CE/CBM

 Os ingredientes da receita que o chef de cozinha, Cleison dos Santos, vai ensinar são a "cara" do Ceará. A carne de sol era preparada para que os vaqueiros e viajantes pudessem transportar a carne em grandes distâncias pelo sertão. Atualmente, está presente na maioria dos pratos regionais.
Segundo o chef de cozinha do restaurante Geppos, a receita é simples e uma boa sugestão para o almoço de domingo.  No Ceará, a abóbora é mais conhecida como jerimum e facilmente encontrada em feiras e mercados. Veja abaixo todos os ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes:
250g de carne de sol desfiada
150g de cebola roxa
50 gramas de cheiro verde
150 gramas de queijo coalho em cubos
200 gramas de requeijão cremoso
100g de creme de leite
150 ml de manteiga da terra
1 abóbora (jerimum) de 1,5kg sem sementes e cozida por 30 minutos em água e sal

PROFETAS DA CHUVA ESTATÍSTICO DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM PRESERVAÇÃO DE CIÊNCIA POPULAR.

 por  | 

Ailton Andrade e Profeta da chuva Paulo Costa 1Quixadá
Um mês após a apresentação dos profetas da chuva acerca do prognóstico para a quadra invernosa deste ano, um especialista em Estatística, o professor José Ailton Alencar Andrade, da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem demonstrado preocupações sobre a continuidade dessa tradição.
Na avaliação dele os profetas merecem mais atenção, principalmente da ciência, quase nunca sem realizar estudos mais amplos sobre como as previsões são feitas. Há espaço para pesquisas na área de biologia, meteorologia, linguística, antropologia, etc. Um apoio maior poderia ajudar os profetas em suas previsões, adicionando a eles um pouco de método científico, para reduzir os vieses naturais de suas observações.
Ele também está preocupado com o não surgimento de profetas novos. “A tradição parece estar se perdendo com as novas gerações, surgem profetas de ocasião, para aparecer em fotos”, isso fragiliza a figura do profeta, que hoje ainda tem um grande respeito por parte do grande público, acrescenta.
Esse quadro, negativo, é o resultado da pesquisa realizada este ano pelo especialista. As técnicas estatísticas foram aplicadas a 15 profetas. Conforme Ailton Andrade, muitos deles já estão acostumados com o estudo, o que permite uma melhor aplicação do questionário. Pela primeira vez os profetas demonstraram muita dúvida sobre a estação chuvosa.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRANJA-CE DISPONIBILIZA 02 NOVOS ÔNIBUS PARA TRANSPORTE DOS UNIVERSITÁRIOS PARA SOBRAL.

A Prefeitura Municipal de Granja, mostrando mais uma vez seu compromisso em prol da educação e do bem estar de seus estudantes, está disponibilizando gratuitamente 02 novos ônibus para o transporte dos universitários de cursos noturnos e 01 pela manhã para Sobral. Os ônibus são todos de qualidade executiva e contam com ar condicionado, poltronas confortáveis e reclináveis e banheiro, garantindo uma viagem segura e confortável.

Desde o início de 2013, no começo da administração “Granja Melhor Pra Todos”, a Prefeitura já disponibilizou 03 ônibus à noite gratuitamente para os universitários, sendo 02 executivos para Sobral e 01 escolar para Camocim, isso diariamente. Hoje a Prefeitura de Granja disponibilize 04 ônibus para seus universitários.
Fonte: Prefeitura de Granja 

MUNICÍPIO DE ITAREMA-CE GANHA NOVOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou, neste sábado (07), as obras do sistema de abastecimento d'água do âmbito do Programa Água para Todos nas comunidades de Corrente e Pachicu, no município de Itarema.

As obras vão beneficiar 51 famílias e contou com investimento de R$ 157,8 mil, com investimentos do Programa Água para Todos, parceria entre o Estado e o Ministério da Integração Nacional.

O secretário Dedé Teixeira disse que vai continuar fazendo uma agenda toda semana para a entrega de novos sistemas de abastecimento d'água, pois esses sistemas são a forma de garantir água com qualidade em todas as residências das comunidades contempladas.

211 projetos de abastecimento d'água já foram entregues em 2014, beneficiando 9.529 famílias. Outros 600 estão em andamento ou em licitação. Até o final de 2015, há previsão de investimentos de R$ 277 milhões.

VAMOS PEDIR SOCORRO .


imagens ilustrativa ,mas é de uma rua da cidade

MEUS AMIGOS OLHA A SITUAÇÃO  DAS RUAS DE NOSSA CIDADE
ONDE NÃO TEM MAIS A QUE PEDIR SOCORRO VAMOS PEDIR AO
SENHOR DO BOM FIM, FIM NESTES BURACOS DE CALÇAMENTOS
EM TODA A CIDADE DE CAMOCIM-CE, VAMOS RECEBER OS FOLIÕES
COM UMA BURAQUEIRA DESTA  SERÁ QUE NÃO VAI QUEBRAR
OS VEÍCULOS DOS NOSSOS VISITANTE, NÃO DIZER DOS PRÓPRIOS MORADORES
NÃO TEM PNEU DE CARROS E NEM DE MOTOS QUE  DURE SEM RASGAR
FALTAM POUCOS DIAS PARA A FESTA DO POVO QUE É O CARNAVAL
SERÁ QUE DÁ TEMPO  ARRUMA PELO MENOS AS RUAS QUE TEM COM MAIORES
MOVIMENTOS DE PESSOAS E VEÍCULOS,POR EX.A RUA= SEBASTIÃO LOPES FAZ ACESSO DO AEROPORTO PARA O CENTRO TÁ UMA VERDADEIRA ESCULHAMBAÇÃO
E MAIS RUAS SE FOMOS SITAR DE RUA POR RUA O TEMPO NÃO DAR,BASTA  O SECRETÁRIO DA INFRA ESTRUTURA E CONSULTAR.
SENHOR DO BOM FIM ROGAI A DEUS POR NÓS, AMÉM.  
COM PEDIDO DE TODOS OS CAMOCINENSES.

OBRAS EMPERRADAS PODERIAM EVITAR CENÁRIO CRÍTICO.

INFRAESTRUTURA
fonte:dn

Falta de planejamento ou ações equivocadas são apontadas por especialistas como erros graves no setor

A
A estiagem dos dois últimos anos, atípica especialmente para a região Sul, é a grande vilã apontada, pelo governo federal, quando o assunto é a crise energética que está na iminência de deixar parte do País às escuras - rendendo, inclusive, apelos à São Pedro para reverter a situação. O planejamento equivocado, ou mesmo a falta dele, para o uso das matrizes energéticas brasileiras, entretanto, é o erro mais grave que os especialistas no setor energético elegeram como causa desse cenário, aliado a um quadro que parece ter se institucionalizado no Brasil: o atraso de obras de infraestrutura.
Prova disso é a análise dos dados dos relatórios de Acompanhamento da Expansão da Oferta de Energia Elétrica, publicados mensalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No levantamento de janeiro, se forem consideradas as obras de usinas hidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), usinas termelétricas e parques eólicos que deveriam ter sido entregues até o mês passado, o País já deveria ter 9.611,1 MW em capacidade instalada, quantidade seria suficiente para tirar o Brasil da situação de crise elétrica atual.
Prevenção
"Esses megawatts teriam evitado a crise energética. Em geral, os sistemas, quando funcionam, deveriam ter 5% de folga. O sistema elétrico do Brasil é de aproximadamente 130 mil MW, 5% disso é seis mil e pouco. Esses nove mil megawatts seriam uma folga boa, comparados com os seis mil necessários", afirma, categoricamente, o professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), José Goldemberg.

VEREADORES E COMUNIDADES SE REÚNEM CONTRA O FECHAMENTO DE 06 ESCOLAS EM CAJUEIRO DA PRAIA NO PIAUÍ.

Os vereadores de Cajueiro da Praia e as comunidades Tocos, Canto Grande, São Domingos e Canto Comprido se reuniram na manhã desta quarta feira(04) contra o fechamento das escolas no Município decretados pela Prefeita Vânia Ribeiro.
Estiveram presentes os vereadores Jairon Carvalho, Leony Veras(gringo), Oziomar Siqueira, Luciano de Araújo, Kleber Carvalho e Maria de Fátima Brito. As reuniões ocorreram nas escolas das comunidades, desde as 07 horas da manhã, iniciando-se pela comunidade tocos, finalizando as 11 horas na comunidade Canto Comprido.

ALUNA DE 16 ANOS PASSA NO VESTIBULAR E SE TORNA CALOURA DE MEDICINA EM LONDRINA-PR.


Giovana Gameiro foi aprovada no Vestibular 2015 da UEL, no norte do PR.
Liminar da Justiça garantiu vaga a estudante; as aulas começam neste mês.

Do G1 PR, em Londrina
Giovana Gameiro foi aprovada para medicina no Vestibular 2015 da UEL (Foto: Arquivo pessoal)Giovana Gameiro foi aprovada para medicina no Vestibular 2015 da UEL (Foto: Arquivo pessoal)
Os planos da estudante Giovana Gameiro, de 16 anos, mudaram no começo de 2015. Preparada para cursar o terceiro ano do Ensino Médio, ela foi aprovada no curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná. Giovana não esperava ser aprovada, fez a prova como um teste e ainda era a primeira vez que realizava vestibular na vida. Para se matricular a adolescente, a família de Giovana entrou na Justiça.
Giovana é de Londrina e conta que prestou o vestibular para ter conhecimento da prova. “Fiz [o vestibular da UEL] para conhecer as provas, o tempo e como seria meu desempenho. A partir disso, eu faria minha preparação para o vestibular, junto com o terceiro ano do ensino médio”, conta.
A surpresa veio no dia 15 de janeiro com a divulgação da lista de aprovados. “Sabia que tinha ido bem, mas a concorrência era muito grande. Quando vi o meu nome, fiquei muito surpresa e muito feliz”, comemora a estudante. O curso de medicina teve a maior concorrência do Vestibular 2015 da UEL, com 99,73 candidatos por vaga.

PETROBRAS CANCELA 'REFINARIA PREMIUM' E CIDADE LIDA COM PERDAS E FRUSTRAÇÃO.


Bacabeira, no norte do Maranhão, tem empreendimentos abandonados.
Empresa anunciou corte de gastos e cancelou projetos no Nordeste.

Do G1 MA/CBM
Bacabeira, no Maranhão, não vai mais receber Refinaria Premium da Petrobrás (Foto: Miguel Nery / TV Mirante)Bacabeira, no Maranhão, não vai mais receber refinaria premium da Petrobras (Foto: Miguel Nery / TV Mirante)
Após o cancelamento da construção da Refinaria Premium I da Petrobras em Bacabeira (MA), quem apostou no empreendimento agora lida com a decepção e contabiliza prejuízos. O anúncio feito em 2010 movimentou os últimos cinco anos da pequena cidade no norte do estado, que viu no projeto uma oportunidade única de desenvolvimento econômico e industrial.
Cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos seriam criados no estado com a construção da refinaria. O investimento da Petrobras nesse empreendimento e outro similar no Ceará consumiu R$ 2,7 bilhões.
A companhia, em crise, atribuiu a desistência dos projetos das refinarias à falta de parceiros e à revisão das expectativas de crescimento do mercado de combustíveis. Na sexta (6), a Petrobras anunciou seu novo presidente, Aldemir Bendine.