Equipamento de 437 metros fica na região do Cariri, Sul do Ceará.
Geopark Araripe tem formações rochosas de diversos períodos.
mais antigas da Região do Cariri.
(Foto: Geopark Araripe / Divulgação)
O novo equipamento, no município do Crato, tem um espaço de 437 metros quadrados de área construída, com salas, auditório, galeria (onde poderão ser realizadas exposições sobre os diversos temas relacionados ao território), cozinha e banheiros. A obra da sede é uma ação do Programa de Mesorregiões da Chapada do Araripe (Promeso), para o desenvolvimento da região.
O GeoPark Araripe é um dos projetos do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, executado pela SCidades. De acordo com a secretaria, o programa tem o objetivo de estimular a economia, desempenhar ações de desenvolvimento regional e melhorar a infraestrutura. A SCidades foi responsável pela construção da sede e os financiamentos dos equipamentos de informática, ar condicionados, mobiliário, material de divulgação e na aquisição de um veículo de transporte para o GeoPark.
Após a inauguração, as primeiras ações serão a elaboração do plano de negócios, a execução do projeto de sinalização do parque, a identificação e pesquisa sobre os novos geossítios encontrados na região e o desenvolvimento da economia local por meio dos “geoprodutos”, produzidos pela população local, com a marca do GeoPark Araripe.
O Geopark Araripe
Na região do complexo sedimentar do Araripe, no GeoPark Araripe pode-se compreender o passado geológico e a vida na terra. A região possui formações rochosas de diversos períodos, principalmente do Cratáceo Inferior, com registro da separação dos continentes. Inicialmente foram delimitadas 7 localidades, denominadas de Geotopes, criteriosamente selecionados e protegidos. A diversidade do território, suas exuberantes paisagens e a riqueza geológica da região, fazem do GeoPark Araripe um dos geoparks mais completos do mundo.
fonte,G1,CE/camocim belo mar blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário