Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CEARÁ ESTÁ LIVRE DE PRAGA QUE AFETA PRODUÇÃO DE BANANA.

AGRICULTURA
Redação Web | camocim belo mar blog

Praga "Moko da Bananeira" preocupa produtores pela sua rápida disseminação


Produção de banana
O Estado é um dos principais produtores de banana do Nordeste
HONORIO BARBOSA
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu, nesta quarta-feira (19), através de uma publicação feita no Diário Oficial da União, o Estado doCeará como área livre da praga "Moko da Baneira".
A praga é causada pela bactéria "Ralstonia Solanarearum raça 2", que afeta a plantação de banana e preocupa os produtores pela sua rápida disseminação. Segundo Tito Carneiro, diretor de sanidade vegetal da Agência de Defesa da Agropecuária do Ceará (Adagri), algumas medidas tomadas foram: o monitoramento junto ao plantio da banana, a construção de barreiras que dificultam o avanço da praga e a certificação fitossanitária de origem, que reconhece a origem do produto.
Mas alerta que ainda é preciso cuidados."São medidas oficiais, mas os produtores precisam ter os devidos cuidados técnicos", explica.

O processo de certificação durou dois anos e, em outubro do ano passado, foi realizada uma auditoria pelo Ministério.
O reconhecimento de área livre é benéfico para o Estado, que tem boa produção e exportação de banana. Tito explica que o reconhecimento "permite que os produtores exportem bananas e ampliará a viabilidade econômica da comercialização do produto".
A exportação de banana do Estado chegou a 1.593,6 toneladas arrecadando US$6.975,36 milhões em 2013.

Nenhum comentário: