Powered By Blogger

sábado, 5 de abril de 2014

LAGOA DA LAURA É ATERRADA SEM AUTORIZAÇÃO.


A Lagoa do Gravito, mais conhecida como Lagoa da Laura, estava sendo aterrada por entulhos jogados por caminhões e espalhados por tratores. Proprietário do terreno e dos veículos foram autuados pela Prefeitura
Montes de entulho podem ser vistos no espaço que era da Lagoa do Gravito
Os montes de entulho tomaram o espaço que era da Lagoa do Gravito, mais conhecida como Lagoa da Laura, entre os bairros José de Alencar e Alagadiço Novo. Em área que ainda conserva muitos terrenos verdes, o aterramento encurralou o recurso hídrico que ficou cercado de entulho, areia e marcas de pneus dos caminhões e tratores que ali trabalharam até ontem.

Em visita realizada ainda na quinta-feira pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Fortaleza e por fiscais da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), foram emitidos quatro autos de constatação. O motivo foi o uso de caminhões sem o manifesto de transporte e cadastro técnico na Prefeitura. Como o proprietário do terreno ainda era desconhecido, a equipe não pode realizar a autuação por aterramento sem licença.


Mesmo com a fiscalização, os trabalhos continuaram ontem. Dessa forma, em nova visita e com o acompanhamento do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, a equipe de fiscalização voltou a autuar o proprietário dos caminhões que realizavam o aterramento.

O proprietário do terreno foi identificado e um auto de constatação por promover aterro não licenciado também foi emitido.

Segundo moradores da área que preferiram não se identificar, pequenas intervenções estavam sendo feitas no local desde o fim do ano passado e reforçadas nos últimos dias.

De acordo com a Seuma, ainda será realizado georreferenciamento para checar se a lagoa fica integralmente em terreno privado ou se parte dela está em área pública. A Secretaria afirmou que continuará monitorando o local para evitar que novos crimes ambientais sejam cometidos.

Política Ambiental
Recentemente, a Prefeitura de Fortaleza apresentou os planos e ações para a Política Ambiental do Município no que se refere aos recursos hídricos da Capital. Dentre as iniciativas, está o Programa Águas da Cidade, que tem foco inicial nas lagoas. Esses recursos estão passando por diagnóstico ambiental para ações de recuperação da qualidade, garantia da balneabilidade e ressignificação dos espaços. 

A previsão é de que o diagnóstico das lagoas seja concluído em setembro deste ano. A participação da população denunciando possíveis crimes ambientais, como o aterramento da Lagoa do Gravito, é essencial para proteger esses recursos.

Serviço
Crimes ambientais
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar para a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente: 3452 6927
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=102831126257277758
Montes de entulho podem ser vistos no espaço que era da Lagoa do Gravito

Nenhum comentário: