Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

VIÇOSA DO CEARÁ ATRAI MAIS DE 10 MIL VISITANTES NO FERIADO DE FINADOS.

ROMARIA DA LUZ
fonte:diário regional/cbm

A
Na Capela de São Francisco os romeiros acedem velas e expõem ex-votos pelas graças alcançadas em nome de Cesário
FOTO: DIVULGAÇÃO
Conhecida por suas belezas naturais, arquitetônicas e culturais, Viçosa do Ceará está despertando também para o turismo religioso. Todos os anos, no feriado de Finados, milhares de devotos se reúnem na zona rural do município, mais precisamente no distrito de Padre Vieira, para homenagear e rezar pelo finado Cesário, considerado mártir na região pela maneira como morreu. Em 2014, pela primeira vez, houve uma preparação ao longo do ano para este momento, com a realização de capacitações de informantes turísticos, criação de um roteiro chamado "A Força da Fé" e o desenvolvimento de produtos e serviços específicos para os romeiros.
Todas as ações culminaram com a realização da primeira Romaria de Luz, que ocorreu no último fim de semana (nos dias 1 e 2 de novembro) reunindo mais de dez mil pessoas oriundas de outras cidades da região da Ibiapaba e também do Piauí, Maranhão, Pará e até Amazonas. O evento contou com a tradicional procissão de oito quilômetros entre as localidades de Padre Vieira e Lagoa do Carnaubal, onde está localizado o túmulo de finado Cesário, além de missas, cortejo, encenações teatrais mostrando vida e morte do homenageado e apresentação de vídeo sobre a sua história.

Em paralelo, foi realizada a I Mostra de Agronegócios do município, com a comercialização de comidas típicas, artesanato e lembranças da romaria, como canecas, camisas, terços, velas, lanternas, entre outros. Ao longo do ano, foram realizados cursos para ensinar a comunidade a preparar alimentos a partir das matérias-primas locais, a exemplo de frutas e mandioca, além da criação de galinha caipira.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Viçosa, da Câmara de Vereadores, do Sebrae e do Senar. Segundo o vereador José Nivaldo Soares, um dos entusiastas do fortalecimento da localidade como destino turístico, a importância da romaria para a cidade despertou o interesse de estudantes de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o desenvolvimento de um projeto base para a implantação de um Centro de Romaria no lugar. "A transformação do local em um ponto turístico irá beneficiar toda a comunidade, que poderá aproveitar o número de visitantes a fim de abrir pequenos comércios e, assim, melhorar a renda familiar. Por isso, procuramos a parceria do Sebrae", disse. "A ideia é despertar o empreendedorismo na comunidade e preparar os moradores para enxergar oportunidades de negócios, aproveitando esse momento para gerar ocupação e renda", explica a analista do Escritório Regional Tianguá do Sebrae, Lucileide Lourenço.
Finado Cesário
Em 1925, Cesário Luiz dos Santos, um jovem de 17 anos, foi acusado de engravidar a filha de seu patrão. Os irmãos da moça perseguiram Cesário após ele se recusar a casar, amarrando-o em um jumento e fazendo com que fosse arrastado até próximo ao local de sua morte. Depois de arrastado e machucado, Cesário foi obrigado a subir um alto, onde por fim o atiraram e o mataram, jogando seu corpo em uma pequena caverna de 30 pés de profundidade.
Ele foi encontrado dois dias depois em uma posição como se estivesse sentado. Desde então, seu nome vem sendo relacionado a possíveis curas e graças alcançadas. Com a crendice de que sua alma era milagrosa, muitas pessoas passaram a visitar o local de sua morte, deixando donativos. Para armazená-los, os moradores construiram a Capela de São Francisco. No local, são expostos ex-votos, peças de madeira simbolizando as partes do corpo humano saradas por força dos possíveis milagres alcançados em nome de Cesário. Fotos de desejos realizados e manifestações escritas pelos romeiros certificando as graças alcançadas também podem ser vistas dentro da capela.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=6341918213592486947

Nenhum comentário: