Powered By Blogger

domingo, 3 de maio de 2015

ORSON WELLES: 100 ANOS.

O dia 6 de maio marcará o centenário de um cineasta genial, com quem Hollywood, infelizmente, não soube conviver. Orson Welles teve uma carreira conturbada, mas foi imortalizado na história da sétima arte como diretor do clássico "Cidadão Kane" e do documentário "It's all true" (parcialmente filmado no Ceará)

Orson Welles
Na década de 1940, andava pelo Brasil um jovem norte-americano corpulento e de cabelos desalinhados. "Concebido no Rio de Janeiro", durante uma viagem de férias dos pais pela então capital da república, Welles havia nascido em 6 de maio de 1915, em Kenosha, Wisconsin, nos Estados Unidos. Aos 27 anos "retornava" ao país que lhe dera origem para realizar as filmagens do longa-metragem "It's all true", um trabalho de encomenda que fazia parte da política de Boa Vizinhança estadunidense.
Por aqui, onde registrou do carnaval do Rio à saga de jangadeiros do Ceará, na tentativa de conduzir um filme nunca finalizado, ganhou dos pescadores cearenses o apelido de "galegão legal", fruto de seu desprendimento com confortos materiais e sofisticações culinárias. Mas, antes disso, Welles já havia eternizado seu nome por meio de outros canais.
Jornalistas em formação, por exemplo, certamente se depararam em tempos de faculdade com dois trabalhos emblemáticos do norte-americano. O primeiro deles relativo à carreira de Welles no rádio, quando se destacou, em 1938, na Rádio CBS, ao dramatizar com realismo, um trecho do romance "A Guerra dos Mundos", um clássico da ficção científica de H. G. Wells (1866 - 1946), no qual marcianos invadiam a terra.
Na época, pelo menos 1,2 milhões de pessoas acreditaram na veracidade da história. O caos se espalhou pelas ruas e o pânico tomou conta da população. Linhas telefônicas foram sobrecarregadas, e houve fuga em massa de Nova York e de duas outras vizinhas, Nova Jersey e Newark. A repercussão da transmissão e do caos por ele provocado foi tão grande que o jovem ator, mesmo sendo demitido da CBS, foi cortejado por Hollywood e fechou um contrato milionário para fazer dois filmes, com liberdade para dirigir e atuar.

O filme de estreia de Welles tornou-se outra referência para os comunicadores. O famoso "Cidadão Kane" (1941), que contou com o roteiro, a direção e a atuação do cineasta, é baseado na história do empresário da comunicação e milionário William Randolph Hearst (1903 - 1951) e serviu como marco cinematográfico por conta das realizações estéticas, da narrativa não-linear e da edição bastante sofisticada para a época.
Ganhador do Oscar de Melhor Roteiro (1942), o filme conquistou a crítica à época de seu lançamento. Sua importância continuou a ser reconhecida com o passar das décadas. Foi escolhido o melhor de todos os tempos, em diversas votações, como uma realizada, em 1998, pelo conceituado American Film Institute. O magnata que inspirou a obra, como era de se esperar, foi contrário ao projeto, por acreditar que o filme denegria sua imagem profissional.
Apesar da repercussão do primeiro filme, Welles não conseguiria o mesmo sucesso com outras produções, nem mesmo contratos com estúdios consagrados de Hollywood. A irreverência do diretor era vista com ressalvas e influenciou diretamente os seus trabalhos posteriores.
Roberta Souza
Repórter

Nenhum comentário: