Powered By Blogger

sábado, 16 de maio de 2015

VIROSE DENOMINADA ZIKA CHEGA AO NORDESTE DO BRASIL.

ZIKA 2









Segundo os recentes dados do Ministério da Saúde, foram confirmados a presença do zika vírus no Brasil esta semana. De acordo com informações  do ministro Arthur Chioro, 8 amostras procedentes de Camaçari, na Bahia, e 8 do Rio Grande do Norte comprovaram através de exames laboratoriais, pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC); a existência do vírus em todas elas e cerca de 1.200 suspeitas estão sendo investigadas no Nordeste.
Zika vírus e Origem da Doença
O zika vírus da família Flaviviridae e do gênero Flavivirus foi isolado pela primeira vez em 1947 em amostras de macacos Rhesus na floresta Zika, em Uganda e há cerca de 20 anos, foi isolado em seres humanos pela primeira vez na Nigéria. É endêmico no leste e oeste africano sendo identificado pela primeira vez no continente americano na Ilha de Páscoa, território chileno, no início de 2014 e chegou ao Brasil, provavelmente trazidos por turistas no período da Copa do Mundo.
Vetor (Transmissor) do Zika vírus
No Brasil, o Zika vírus  é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti . O mesmo que transmite a denguea febre amarela e a febre chikungunya.
ZIKA1Sintomas
A sintomatologia da Zika é semelhante a dengue, mas sem os riscos de evoluir para as complicações típicas dela, pois se trata de uma doença benigna que evolui para cura. Variando de acordo com o sistema imunológico de cada pessoa e o acompanhamento clínico adequado.
Para realmente certifica-se que o paciente está infectado pelo Zika vírus é necessário além da confirmação diagnóstica, ficar atento aos sintomas que, geralmente, aparecem em média 4 a 5 dias após a picada do mosquito e que, inicialmente, incluem febre acima de 38ºC e manchas vermelhas na pele do rosto, mas que, após algumas horas, podem ser acompanhados de: dor de cabeça constante; manchas vermelhas em outros locais do corpo, como braços, abdômen e pernas; vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos;  dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés; dor nos músculos; cansaço excessivo; dor na barriga e náuseas; diarreia ou prisão de ventre.
Geralmente, os sinais e sintomas duram apenas uma semana e podem ser facilmente confundidos com os sintomas da dengue, sendo de fundamental importância ir ao serviço de saúde mais próximo quando surgirem mais que dois dos sintomas citados para fazer um exame de sangue e diagnosticar o a doença.
Tratamento
O tratamento consiste em ser atendido por um clínico geral, onde, é feito apenas o controle dos sintomas, uma vez que não existe um medicamento específico para combater a infecção.
Assim, o tratamento pode ser feito com repouso em casa durante cerca de 7 dias e medicamentos prescritos pelo médico e as devidas orientações farmacêuticas para que os mesmos tornem-se eficazes. Vale ressaltar que de forma alguma o paciente deve se automedicar, pois existe também o perigo da dengue está presente concomitantemente com a Zika e o uso indevido de Ácido Acetilsalicílico (AAS) provocará complicações sérias ao paciente.
Prevenção
A maneira mais eficaz de se prevenir contra o Zika Vírus  é combatendo o  Aedes aegypti.
Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas da chuva; limpar o quintal recolhendo garrafas, galões, baldes e pneus; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e outros locais de armazenamento d’água com cloro são de suma importância contribuindo para evitar a disseminação do vírus transmissor da doença.
Dr. Kleber Aurélio(Farmacêutico)

Nenhum comentário: