Powered By Blogger

terça-feira, 18 de agosto de 2015

QUALIDADE DA ÁGUA GERA DÚVIDAS.

A água, que serve hoje apenas para os afazeres domésticos, vem do Açude Santo Antônio ( FOTO: MARCELINO JÚNIOR )
Os moradores de Aracatiaçu, distrito com pouco mais de 5.000 habitantes, a 60km de Sobral, têm vivido dias difíceis por conta da escassez de água potável nas torneiras de casa. A água, que serve hoje apenas para os afazeres domésticos, vem do Açude Santo Antônio, construído em 1924, com capacidade média de armazenamento para 24, 33 milhões de metros cúbicos, mas que hoje opera com apenas com 9,57 % de sua capacidade (2,3 milhões de metros cúbicos), segundo o último monitoramento feito pelo Denocs, no dia 11.
Todos os dias, a expectativa pela aquisição da água é grande. A questão, é que ninguém sabe a procedência dessa água negociada ao valor de até R$ 2,50, o garrafão com 20 litros.
Para a dona de casa Raimunda Nonata Viana, a necessidade obriga os moradores a comprar. "Quem vende, diz que vem de fonte segura. Outros dizem que vem de poço profundo, mas ninguém sabe realmente de onde eles compram para revender".

Conforme o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral, a partir do resultado das coletas de amostras de água do açude, o líquido tratado obedece aos parâmetros de potabilidade.
No entanto, segundo a engenheira química, responsável pelas análises e pelo controle de qualidade de todo o sistema de abastecimento de Sobral, Danielle Montenegro, "as amostras desse sistema de Aracatiaçu, apresentaram resultados fora do padrão nos parâmetros de cor e turbidez".
Segundo o SAAE, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) para substituição da tecnologia utilizada no tratamento da água, que é a filtração direta, já se encontra no sistema aguardando a construção da base para que seja instalada.FONTE:DIÁRIO REGIONAL

Nenhum comentário: