Powered By Blogger

domingo, 1 de abril de 2012

A SANTA MISSA PARA HOJE.


— Santo Hugo de Grenoble
O santo de hoje nasceu em Castelo Novo, na França, no ano de 1053. Fez toda uma caminhada de formação, tornou-se sacerdote e depois foi levado ao Papa Gregório VII para ser ordenado bispo.

Ele disse o seu "sim". Assumiu o bispado em Grenoble e se deparou com uma realidade do Clero, leigos e famílias, que precisavam de uma renovação no Espírito Santo.

Na oração, na penitência, no sacrifício, nas vigílias, junto com outros irmãos, ele foi sendo esse sinal de formação e muitas pessoas foram abraçando e retomando o Evangelho.

Passado algum tempo, Hugo retirou-se para um mosteiro beneditino, mas por obediência a um pedido do Papa, retornou à diocese.

Homem zeloso pela comunhão da Igreja, participou do Concílio em Viena e combateu toda mentalidade que buscava um "cisma" na Igreja, e com outros bispos semeou a paz, fruto da Verdade.

De tantos sacrifícios que fez, oferecendo pela Igreja e pela salvação das almas, ficou muitas vezes doente, mas não desistia. Diante de sua debilidade física, o Papa Inocêncio II o dispensou. Passado um tempo, com quase 80 anos, veio a falecer.

Santo Hugo de Grenoble, rogai por nós!

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor — ANO B(VERMELHO – Ofício Próprio do Dia)
"Bendito o que vem em nome do Senhor!"
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs! Iniciamos hoje a Semana Santa e, com ela, queremos adentrar o Mistério Pascal de Cristo. Em procissão, seguimos os passos de Jesus, fazendo a memória de sua entrada em Jerusalém. Renovando nossa adesão ao seu projeto e, com nossos ramos nas mãos o aclamamos Senhor da Vida e da História. Escutando e participando do mistério de seu despojamento na Paixão, entramos em comunhão com o mistério de sua glorificação e aceitamos que a Páscoa se realize em nossa vida. Sintamos o júbilo real de Deus em nossos corações e cheios dessa alegria divina entoemos cânticos jubilosos ao Senhor!
ATENÇÃO: VEJA NO FINAL OS COMENTÁRIOS DO EVANGLEHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
02. CANTO INICIAL
Ref.: Tu és o Rei dos reis! O Deus do céu deu-te reino, força e glória e entregou em tuas mãos a nossa história: tu és Rei e o amor é a tua lei!1. Sou o primeiro e o derradeiro, fui ungido pelo amor. Vós sois meu povo, eu, vosso Rei e Senhor Redentor!
2. Vos levarei às grandes fontes, dor e fome não tereis! Vós sois meu povo, eu, vosso Rei, junto a mim vivereis!
03. SAUDAÇÃO
(ATENÇÃO: As missas sem procissão e sem bênção dos ramos iniciam-se com a ambientação, canto inicial, saudação e acolhida. Depois, continuam a partir do nº 12.)
04. ATO PENITENCIAL
Presid.: Meus irmãos e minhas irmãs: durante as cinco semanas da Quaresma preparamos os nossos corações pela oração, pela penitência e pela caridade. Hoje, aqui, nos reunimos e vamos iniciar, com toda a Igreja, a celebração da Páscoa de nosso Senhor. Para realizar o mistério de sua morte e ressurreição, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Celebrando com fé e piedade a memória desta entrada, sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição de sua vida.
05. OREMOS
Presid.: Deus eterno e todo-poderoso, abençoai estes ramos, para que, seguindo com alegria o Cristo, nosso Rei, cheguemos por ele à eterna Jerusalém. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos.: Amém
(O Presidente, sem nada dizer, asperge os ramos com água benta e os distribui aos demais ministros, aos cantores, aos coroinhas, à equipe de celebração e ao povo, conforme o costume. Enquanto isso, todos cantam:)
06. CANTO PARA BÊNÇÃO DOS RAMOS
Ref.: Hosana ao Filho de Davi! Hosana ao Filho de Davi! Bendito que vem em nome do Senhor! Rei de Israel! Hosana nas alturas! Hosana ao Filho de Davi! Hosana ao Filho de Davi! Os filhos dos hebreus, com ramos de oliveira, foram ao encontro do Senhor clamando: Hosana ao Filho de Davi! Hosana ao Filho de Davi!
1. Ao Senhor pertence a terra e sua plenitude, o mundo inteiro com os seres que o povoam. Porque Ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
2. Quem subirá até o monte do Senhor? Quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente o coração, quem não dirige sua mente para o crime.
LITURGIA DA PALAVRA
Comentário: Recordamos a entrada de Jesus em Jerusalém. Hoje somos convidados a saudar e acolher Jesus que passa e entra em nossa vida.
I LEITURA - Mc 11,1-10
07. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Ref.: Fala, Senhor! Fala, Senhor! Palavra de fraternidade! Fala, Senhor! Fala, Senhor! És luz da humanidade!
1. A tua Palavra é fonte que corre, penetra e não morre, não seca jamais.fonte NDPBrasil/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: