Powered By Blogger

domingo, 1 de abril de 2012

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO,ESCRITO POR MARCOS.



Quando se aproximaram de Jerusalém, na altura de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo: "Ide até o povoado que está em frente, e logo que ali entrardes, encontrareis amarrado um jumentinho que nunca foi montando. Desamarrai-o e trazei-o aqui! Se alguém disser: 'Por que fazeis isso?', dizei: 'O Senhor precisa dele, mas logo o mandará de volta' ". Eles foram e encontraram um jumentinho amarrado junto de uma porta, do lado de fora, na rua, e o desamarram. Alguns dos que estavam ali disseram: "O que estais fazendo?" Os discípulos responderam como Jesus havia dito, e eles permitiram. Levaram então o jumentinho a Jesus, colocaram sobre ele seus mantos, e Jesus montou. Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam apanhado nos campos. Os que iam na frente e os que vinham atrás gritavam: "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!'
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
Presid.: Meus irmãos e minhas irmãs, imitando o povo que aclamou Jesus, comecemos com alegria a nossa procissão.
(Inicia-se a procissão para o local onde será celebrada a Missa. À frente, vai o turiferário, em seguida, o crucífero com a cruz ornamentada com ramos, entre dois acólitos com velas acesas; depois, o presidente com os ministros, seguidos pelo povo com seus ramos. Durante a procissão, a equipe de canto e o povo vão cantando.)
09. ENTOAI AO SENHOR NOVO CANTO
1. Entoai ao Senhor novo canto, pois prodígios foi ele quem fez; sua mão e o seu braço santo a vitória lhe deram de vez.
Ref.: Então os povos viram o Deus que nos salvou. Por isso, ó terra inteira, cantai louvor a Deus.
2. O Senhor revelou seu auxílio, sua justiça aos povos mostrou, recordou-se de sua bondade em favor de seu povo fiel.
3. Celebrai o Senhor com a harpa; com a lira, o saltério cantai. Com tambores, cornetas e flautas aclamai ao Senhor, Deus e Rei.
4. Batam palmas o mar e os peixes, todo o mundo e o que ele contém; que os rios se alegrem e aclamem e as montanhas bendigam a Deus.
10. O POVO DE DEUS
1. O povo de Deus no deserto andava, mas à sua frente, alguém caminhava. O povo de Deus era rico de nada, só tinha a esperança e o pó da estrada.
Ref.: Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada; somente a tua graça me basta e mais nada. (bis)
2. O povo de Deus também teve fome, e tu lhe mandaste o pão lá do céu. O povo de Deus, cantando, deu graças, provou teu amor, teu amor que não passa.
Ref.: Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, tu és alimento na longa jornada. (bis)
3. O povo de Deus de longe avistou a terra querida, que o amor preparou. O povo de Deus sorria e cantava e, nos seus louvores, seu poder proclamava.
Ref.: Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, cada dia mais perto da terra esperada. (bis)
11. CELEBRAÇÃO DA MISSA
(ATENÇÃO: Chegando ao altar, o presidente o saúda e, se for oportuno, incensa-o. Tira a capa, veste a casula e se dirige à cadeira. Omite o nº 12 e prossegue a partir do nº 14.)
12. ATO PENITENCIAL
13. CANTO PENITENCIAL
Solo: Tende compaixão de nós, Senhor!
Todos: Porque somos pecadores.
Solo: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia!
Todos: E dai-nos a vossa salvação.
Presid.: Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.
Presid.: Senhor, tende piedade de nós!
Todos: Senhor, tende piedade de nós!
Presid.: Cristo, tende piedade de nós!
Todos: Cristo, tende piedade de nós!
Presid.: Senhor, tende piedade de nós!
Todos: Senhor, tende piedade de nós!
14. OREMOS
Presid.: Deus eterno e todo-poderoso, para dar aos homens um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento da sua paixão e ressuscitar com ele em sua glória. Por N.S.J.C....
Todos: Amém
LITURGIA DA PALAVRA
Comentário: A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.fonte NDPBrasil/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: