Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ROSINHA BOLOS E SALGADOS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO DO NORDESTE,

ROSINHA BOLOS E SALGADOS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO DO NORDESTE

Fotos: Jéssyca Rodrigues 
A confeiteira Rosa Maria Aguiar, mais conhecida como Rosinha, é lembrada em todo o município não só por seu trabalho com bolos, como também pelas suas receitas naturais e o jardim terapêutico que é aberto a visitas gratuitas, o ´Oásis da Rosinha´. Ela também foi representante da cidade no Encontro Povos do Mar, que aconteceu no Sesc Iparana, em Caucaia.
Árvores frutíferas, roseiras, ervas e temperos, e um lago artificial com peixes compõem o jardim da confeiteira Rosinha 
Rosinha descobriu que tinha um dom na cozinha aos nove anos. Ao ver, numa embalagem de trigo, a receita, imediatamente resolveu tentar. "Meus pais não acreditavam que eu realmente ia fazer. Era tão pequenininha que precisei subir em dois tijolos", conta.
Com aproximadamente 15 anos de idade, começou a vender em quiosques e criar suas próprias receitas. Adepta da cura natural e sempre de olho na boa alimentação, ela destaca que hoje tem dois bolos de receitas completamente naturais que são muito encomendados.
"Eu via uma receita e imediatamente tentava transformar ela no mais benéfico possível à saúde. "Hoje tenho o bolo de milho verde e o de macaxeira como destaques".
Outro ponto bastante explorado por ela em suas receitas é a regionalidade. Algumas de suas especialidades, além dos bolos, são a tapioca com gergelim e coco e o grude na folha de bananeira, este último na folha da bananeira plantada em seu próprio quintal.
Esse jardim foi resultado de um projeto desenhado quando ela teve que se afastar da produção de bolos por motivo de saúde. Era um projeto para ser concluído em cinco anos, mas em dois foi finalizado. Com incontáveis espécies de árvores frutíferas, roseiras, ervas e temperos, Rosinha também tem um lago artificial com peixes.

Variedade
"Aqui tem de tudo, até jabuticabeira, que todos diziam que não ia pegar. E as minhas duas já estão dando jabuticabas". Lá, ela plantou também Lichia, macieira e pé de louro, que ela usa em algumas de suas receitas. O jardim agradou tanto que hoje é aberto ao público para visitas e produção de fotos, além de ser possível contratar o ´Café do Sertão´, feito por ela com produtos naturais. "Às vezes, as pessoas chegam aqui e pedem para sentar um pouco lá fora, dizendo que não estão bem, e fica um tempo perto da natureza. Depois, dizem que já estão bem melhores ao sair", conta.
Para regar as plantas do jardim, ela reutiliza água das pias da casa após serem tratadas por um projeto de filtragem caseiro. "A água cai no tanque e, após dois dias, é levada para outro, passando por uma filtragem", explica dona Rosinha.
Alguns dos seus principais clientes são médicos. Três vezes por semana, seus produtos são levados para postos de saúde e hospitais. "Eles gostam muito dos produtos, pois são naturais, não fazem mal à saúde. Minha sobremesa, por exemplo, é feita de linhaça dourada, gergelim e rapadura, em formato de barrinha de cereal, que ajuda pessoas com prisão de ventre".
A cobertura utilizada nos bolos são completamente sem gordura. "Minha cobertura de poupa de abacaxi não tem gordura, e nem por isso deixa de ser gostoso. Num fim de semana, chego a fazer 30 desses bolos confeitados para diversos clientes".
As receitas são todas disponibilizadas para as outras pessoas por meio de redes sociais. "Certa vez, uma mulher do sul do País me ligou dizendo que havia usado minha receita de pão de macaxeira quando estava desempregada e começou a vender, tirando parte do seu sustento dessa produção".

Patente
As receitas do sequilho e peta comercializadas por ela são todas balanceadas com o apoio do Sebrae. A de sequilhos, por sua vez, é até patenteada. Além de dona de casa, confeiteira e empreendedora, dona Rosinha gosta de destacar que é uma grande amante da natureza, artista plástica e, quando sobra tempo, ainda faz poesias. "Comecei um curso de desenho para me distrair e tornou-se uma segunda paixão e me ajudou bastante na hora de confeitar os bolos".
Quando se trata de pintar em telas, ela foi incentivada por amigos. "Isso me ajudou muito na hora de aprender a mistura de cores e proporções. Não pinto mais por falta de tempo", conta a doceira multiartista.

Mais Informações

Rosinha Bolos Confeitados
Rua Bandeirantes, 272, Boa Esperança, Camocim
Telefone: (88) 3621 1470
(88) 9628- 0190

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA
fonte:Diário do Nordeste/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: