Já se vão 16 anos desde que a Volkswagen mostrou ao mundo sua interpretação moderna do velho Fusca, com o lançamento do New Beetle, em 1998. Em 2012, a segunda geração do modelo passou a ser chamada apenas de Beetle – e, no Brasil, resgatou o nome Fusca.
Mas o famoso “carrinho”, criado em 1938 e com mais de 20 milhões de unidades vendidas ao redor do globo, sempre é lembrado. Agora, a marca alemã não foi tão longe assim para buscar inspiração.
Recorreu aos anos 70 e ao tradicional 1303 S – um exemplar esportivo feito no México do clássico modelo – para criar uma versão especial e limitada do “besouro”. Batizada de GSR – Gelb Schwarzer Renner ou corredor preto e amarelo –, a configuração teve apenas 3.500 unidades produzidas. E deixa o Fusca dos tempos atuais ainda mais cheio de personalidade.
O principal chamariz do GSR é o visual. O hatch traz como cor predominante o amarelo, mas com inserções de preto no capô, teto e traseira. O carro ainda vem equipado com o pacote R-Line, que dá um toque mais esportivo ao Beetle. O kit traz novos para-choques e inclui rodas de 19 polegadas – o modelo original trazia de 15 polegadas – envoltas em pneus de perfil 235/40.
O tema bicolor também invade o habitáculo. O interior preto vem com costuras amarelas para efeitos de contraste nos bancos esportivos, volante e nas alavancas do freio de mão e câmbio. O GSR ainda pode vir com teto solar panorâmico, sistema de áudio Fender, faróis de xenon e assentos térmicos. Cada unidade é devidamente numerada e identificada por meio de uma plaquinha no volante. Se o 1303 S já inspirava esportividade em 1970 com seu modesto motor de 50 cv, a atual versão é muito mais instigante.
O motor é o 2.0 TFSI já bem difundido na linha da Volkswagen. Nessa versão, ganhou 10 cv e agora produz 210 cv, além de 28,5 kgfm de torque. Existem duas opções de transmissão: uma manual de seis marchas e a automatizada de dupla embreagem DSG, também com seis relações. Esse trem de força possibilita um comportamento bem dinâmico ao modelo.
Segundo a Volkswagen, o zero a 100 km/h pode ser cumprido em 7,3 segundos. E a velocidade máxima é de 227 km/h. Das 3.500 unidades do Beetle GSR produzidas no México, metade da produção foi enviada para os Estados Unidos e 100 unidades foram destinadas ao Reino Unido. Apenas 200 ficaram no México. Não se sabe ainda se parte dessa série especial será destinada ao Brasil – e, se for, quantas unidades serão. Volkswagen Fusca GSR DSG Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha, turbo, com quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico. Transmissão: Câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração. Potência máxima: 210 cv a 5.300 rpm. Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s. Velocidade máxima: 227 km/h. Torque máximo: 28,5 kgfm entre 1.700 e 5.200 rpm. Diâmetro e curso: 82,5 mm x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9,6:1. Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo Multilink, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos.
Oferece controle eletrônico de estabilidade. Pneus: 235/40 R19. Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Carroceria: Cupê em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 4,27 metros de comprimento, 2,02 m de largura, 1,48 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cabeça. Peso: 1.410 kg em ordem de marcha. Capacidade do porta-malas: 310 litros. Tanque de combustível: 55 litros. Produção: Puebla, no México. Lançamento mundial: 2013. Itens de série: Acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bancos com ajustes elétricos, apoios de cabeça com sistema anti-ricochete, ar-condicionado automático, ABS, EBD, BAS, sistema detector de fadiga, bancos com aquecimento, rádio/CD/MP3/Bluetooth, coluna de direção ajustável eletricamente, cruise control, pacote R-Line, luzes de leds, controle de estabilidade e de tração, trio elétrico, airbags frontais, laterais e de cabeça. Preço no México: 392.250 pesos mexicanos – pouco mais de R$ 69 mil.
FONTE:uol/CBM.
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