Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

CALOUROS DO AR FUTEBOL CLUBE E SUAS HISTÓRIAS NO CEARÁ.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.;CBM

Calouros do Ar
NomeCalouros do Ar Futebol Clube
AlcunhasTremendão
Torcedor/AdeptoTricolor
MascoteTremendão da Aerolândia
Fundação1 de janeiro de 1952(62 anos)
EstádioJosé da Silva Porto
Capacidade3.000
LocalizaçãoFortalezaCE
PatrocinadorBrasil BD Sports
Brasil D'Sol Óculos
Material esportivoBrasil Siker
CompetiçãoCeará Campeonato Cearense - 3ª Divisão
WebsiteSite oficial
Kit left arm calouros12h.pngKit body calouros13h.pngKit right arm calouros12h.png
Kit shorts calouros12h.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm calouros12a.pngKit body calouros12a.pngKit right arm calouros12a.png
Kit shorts calouros12a.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar
Calouros do Ar Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Seu uniforme é camisa com listras verticais vermelhas, verdes e brancas, calção branco e meias brancas ou verdes. Seu mascote é o Tremendão da Aerolândia. Seu estádio, José da Silva Porto, tem capacidade para 3 mil pessoas.

História[editar | editar código-fonte]

O Calouros do Ar foi fundado em 1º de janeiro de 1952. O nome é em homenagem ao conjunto musical da Base Aérea de Fortaleza e aos aspirantes a oficiais aviadores que chegavam todos anos à Base.
Em 1954, o diretor do Ceará, Ivonísio Mosca de Carvalho, almejava trazer a Fortaleza o time do Botafogo, com todas as suasestrelas, para comemorar os 40 anos alvinegro (1914-1954). Porém, problemas no calendário dos times dos dois estados foram um empecilho. Ivonísio instistiu tanto que conseguiu acertar a vinda do clube carioca.
No dia 12 de junho, o Botafogo faria uma partida diante do Calouros, uma espécie de preliminar, num sábado. A festa mesmo dos 40 anos, seria no dia seguinte, domingo, quando os visitantes enfrentariam o Ceará. Durante o jogo, o Calouros do Ar enfrentou o time carioca de igual para igual. Apesar de que, das grandes estrelas do clube alvinegro, só veio Garrincha - Didi e Nilton Santos não vieram para a partida.
O Calouros marcou 1 a 0 na etapa final, gol marcado por Orlando Ciarlini, que recém havia entrado na partida, aos 40 minutos. O placar terminou com este mesmo placar para o Calouros, um dos maiores feitos da história do clube, comparável a conquista do campeonato estadual de 1955. O goleiro Chico Martins fez uma partida memorável, entrando para a história do futebol cearense. O goleiro pegou até pênalti, batido por Garrincha. No domingo, o Ceará perdeu por 2 x 0.
12/6/1954 - Calouros do Ar 1 x 0 Botafogo-RJ. Estádio Presidente Vargas, Fortaleza (CE). Gol: Orlando Ciarlini (40' do 2º tempo).
Arbitragem: José Tosta.
Calouros do Ar: Chico Martins; Pedrinho e Azevêdo; Jandir, Helder (Zanata) e Índio; Luciano, Zezinho, Beto (Orlando Ciarlini) Nelsinho e Zuzinha.
Botafogo-RJ: Pianoswisky; Gerson e Floriano, Arati, Bob e Juvenal; Garrincha, Dino, Carlyle, Paulinho e Vinícius.

Título de 1955[editar | editar código-fonte]

Em 1955 o Calouros do Ar, com apenas três anos de existência, tinha uma equipe formada em sua maioria pelo efetivo da Base Aérea de Fortaleza, que mantinha o time e abrigava sua sede. O Ferroviário ganhou o primeiro turno invicto. Participou também da competição o ponta esquerda José Assunção conhecido como "Belchior" que deixou o time para seguir a carreira militar.
Já no segundo turno veio a surpresa, com a vitória do Calouros do Ar. Na decisão, o time venceu a primeira partida por 2x0 e perdeu a segunda por 3x0, sendo necessário um jogo desempate.
A finalíssima foi disputada apenas no ano seguinte, no dia 11 de março de 1956, e o Calouros venceu por 2x0, gols de Zezinho e Zuzinha, conseguindo o único título do Calouros do Ar em toda a sua existência. O Tremendão foi para o jogo com a seguinte formação: Jairo; Pedrinho e Coité; Luciano, Jandir e Jesus; Edilson Araújo, Zezinho, Beto, Hélder e Zuzinha.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Em 2010, o Calouros não disputou o Campeonato Cearense por falta de condições e tirou um ano de licença da FCF, retornando em 2013 com a pretensão de subir para a 2ª divisão do estadual.
Em 2011 assume nova diretoria que lança um projeto para o reerguimento do Calouros: o ex-jogador e técnico Gilberto Alenquer assume como presidente, renovando todas as funções no clube.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Histórico em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Brasileiro da Série B[editar | editar código-fonte]

Campeonato cearense[editar | editar código-fonte]

  • Primeira Divisão: 1953 a 1998
  • Segunda Divisão: 1999 a 2004
  • Terceira Divisão: 2005 a atual.
  • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=645252939933998684

Nenhum comentário: