Ministro foi empossado hoje na vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado
Cerimônia de posse do advogado e professor Luiz Edson FachinPedro Ladeira/Folhapress
Da Agência Brasil
O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que terá serenidade e firmeza para cumprir suas funções na Corte.
Fachin foi empossado nesta terça-feira (16) na vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado.
Em entrevista após os cumprimentos dos convidados, o ministro disse que recebeu a alegria e a honra de atuar no Supremo. "Espero ter serenidade e firmeza para cumprir com todos os compromissos da Constituição brasileira e com a esperança que a sociedade brasileira deposita na Justiça”, disse em entrevista à imprensa, após os cumprimentos dos convidados.
Com a posse de Fachin, o plenário do STF volta a ter 11 ministros. Ele integrará a Primeira Turma da Corte. Ao tomar posse, o ministro recebeu acervo de 1,4 mil processos. Um dos primeiros processos de repercussão que Fachin deverá julgar é o que trata das perdas da caderneta de poupança com planos econômicos instituídos nas décadas de 1980 e 1990.
Na segunda-feira (15), em conversa com jornalistas, o ministro disse que ainda não decidira sobre sua participação no julgamento. O plenário do Tribunal aguardava a posse do jurista para voltar a discutir a questão, suspensa desde o ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário