O
G1 listou cerca de 40 carros esperados, mas há segredos bem guardados pelas montadoras e não será difícil haver surpresas ao longo do ano. Vale destacar modelos já comercializados no país que estão para ser nacionalizados -apenas o começo de um movimento que deverá crescer com a inauguração futura de fábricas já confirmadas de
BMW,
Chery, JAC Motors e Suzuki, entre outras. Confira abaixo o que deve mexer com o mercado neste ano.
AUDI
A3 Sportback (Foto: Christian Hartmann/Reuters)
A3 SportbackA versão quatro portas do A3 deve chegar em abril e tem como principal novidade (além do visual reformulado) duas opções de motorização (o atual é comercializado apenas com o 2.0 TFSI de 200 cavalos): 1.4 TFSI de 122 cv para a versão Attraction e 1.8 TFSI de 180 cv, exclusivo da configuração Ambition. Para brigar com os rivais
Mercedes-Benz Classe A, um dos modelos esperados para este ano, e BMW
Série 1, o hatch médio vem recheado de equipamentos.
A3 Sport (Foto: Rodrigo Mora/G1)
A3 SportA versão de 2 portas traz o mesmo bloco 1.4 do Sportback, mas recalibrado para render 185 cv.
Ela chega antes do “irmão”, em janeiro, prometeu a importadora durante o
Salão de SP, em outubro passado.
RS 4 (Foto: Divulgação)
RS4
A terceira geração da perua estreou mundialmente durante o Salão de Genebra, em março passado, e chega por aqui no início deste ano, com preço estimado em R$ 400 mil.
Ela toma emprestado o mesmo conjunto mecânico do cupê RS5: bloco V8 de 4.2 litros de 450 cv e 46 kgfm de torque, câmbio S-Tronic (automatizado de dupla embreagem) de 7 marchas e tração integral. Má notícia para os puristas: o câmbio manual foi extinto. O
G1 experimentou o carro em setembro, na Áustria (
leia impressões).
BMW
Activehybrid 3 (Foto: Raul Zito/G1)
ActiveHybrid 3
A BMW promete que vai ampliar sua gama de carros híbridos (com motor a combustão e outro elétrico) no Brasil. Até agora, o único representante é o sedã ActiveHybrid 7. O próximo modelo, no entanto, ainda não tem mês de lançamento ou preço definidos. O ActiveHybrid 3 é equipado com motor a gasolina de 306 cv acoplado a um elétrico de 55 cv.
CHERY
Celer (Foto: Louise Calandrino/G1)
CelerO compacto Chery Celer foi
apresentado no Salão de SP, mas teve seu lançamento, que seria no fim do ano, atrasado. Por enquanto, o hatch será importado da China, já com motor 1.5 flex, com sistema bicombustível desenvolvido pela Delphi. Mas o Celer será o primeiro modelo que sairá da fábrica da Chery que deve ser inaugurada neste ano, em Jacareí (SP).
Em dimensões, ele se aproxima do Renault
Sandero e irá concorrer também com Volkswagen
Fox e
Fiat Palio. Haverá ainda uma
versão sedã, que mira o Chevrolet
Cobalt, o
RenaultLogan e o
Nissan Versa. O modelo terá de série airbag duplo frontal, freios com sistema ABS, ar-condicionado, entre outros itens.
Tiggo FL (Foto: Louise Calandrino/G1)
Tiggo FL
A Chery deverá lançar também o SUV Tiggo na versão FL. Ele sofreu adaptações em seu design para estar "alinhado com a preferência do consumidor brasileiro", segundo a montadora. O modelo deve chegar às concessionárias no primeiro semestre de 2013.
CHEVROLET
Agile ainda com a cara do lançamento
(Foto: Divulgação)
Agile reestilizadoO carro, primeiro a exibir o que seria a nova identidade da marca ao ser lançado, em 2009, deverá ter a frente modificada, com os faróis estreitados e a grade mais suavizada, alinhada com as dos modelos mais recentes da Chevrolet.
Onix sedã foi flagrado em SP por leitor do G1
(Foto: Carlos Antônio P. Junior/VC no AutoEsporte)
Onix sedã e automáticoDepois do hatch, a gama Onix deve ser completada com a versão sedã, que tem sido flagrada em testes nas ruas (
veja fotos enviadas ao VC no AutoEsporte). Ambos deverão ter a opção de câmbio automático de seis velocidades, que ainda não é ofertada no hatch.
Novo Malibu (Foto: Flavio Moraes/G1)
MalibuA nova geração do sedã foi
mostrada no Salão de SP, em outubro passado. O modelo utiliza a plataforma do Buick Regal e possui nova opção de motor 2.5 litros Ecotec, que equipa as versões LS, LT and LTZ. Segundo a marca, o propulsor rende 200 cv. Ainda há o motor 2.0 a diesel para o LT e a LTZ, que atinge 262 cv. Já o modelo ECO possui motor 2.4. Todas as versões possuem 10 airbgs e freios ABS.
Trax (Foto: Divulgação)
TraxA Chevrolet não confirma, mas o SUV
exibido pela primeira vez em Paris, em setembro passado, está perto do Brasil. O que a GM não sabe é qual estratégia adotará para lançá-lo a um preço competitivo - afinal, ele concorreria com o Ford EcoSport e o 2008, futuro Peugeot derivado do hatch 208. A saída mais provável seria trazer o carro do México, onde será produzido. Mas ele teria de dividir as cotas, que são limitas devido a acordo feito entre os dois países, com a Captiva.
CITROËN
DS4 (Foto: Raul Zito/G1)
DS4Já o DS4, ainda sem preço estipulado para o Brasil, é maior do que o irmão
DS3, no entanto mais compacto do que o
C4 hatch. Ele tem 4,27 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura.
As linhas da carroceria seguem o capricho do interior e nas portas traseiras as maçanetas ficam escondidas no vidro, o que faz o DS4 parecer um duas portas e dá mais esportividade ao conjunto. O modelo estreou na Europa no Salão de Paris de 2010.
DODGE
Durango (Foto: Flavio Moraes/G1)
DurangoO utilitário é produzido em Detroit (EUA) e é equipado com o mesmo motor 3.6 V6 Pentastar de 283 cavalos do sedã
300C. No mercado norte-americano, há ainda a opção pelo 5.7 V8 HEMI, com 360 cv. O modelo que será vendido no Brasil é o da terceira geração, lançada em 2010.
FORD
Novo Fusion Hybrid (Foto: Rodrigo Mora/G1)
Fusion Titanium 2.0 FWD, flex e híbridoAlém da
Titanium (topo de linha) 2.0 Ecoboost, lançada em dezembro passado, haverá outras três versões do novo Fusion no Brasil: Titanium 2.0 FWD (com tração apenas frontal), Duratec 2.5 flex (a primeira bicombustível do Fusion) e Titanium 2.0 Hybrid (esta última com um motor a combustão e outro elétrico).
Todas chegarão em 2013, diz a
Ford. Segundo a montadora, a FWD seguirá a linha de equipamentos topo de linha, apenas com o teto solar como opcional.
New Fiesta reestilizado
(Foto: Louise Calandrino/G1)
New Fiesta hatch e sedãO modelo reestilizado em um projeto que contou com a participação de engenheiros brasileiros traz a nova identidade visual global da marca.
As mudanças valem tanto para o hatch quanto para o sedã, que deverão continuar sendo importados do México em um primeiro momento. Depois, passará a ser fabricado no Brasil. O local da produção, no entanto, ainda é mantido em segredo pela Ford.
HONDA
Civic 2.0 (Foto: Raul Zito/G1)
Civic 2.0
A versão com motor 2.0 litros foi apresentada no Salão de SP e dispensa o tanquinho de partida a frio -"privilégio, até então, entre os veículos no mercado, do Peugeot 308". Prevista para chegar em fevereiro, ela é empurrada pelo bloco com até 155 cv (o modelo atual só conta com motor 1.8, de até 140 cv).
CR-V (Foto: Divulgação)
CRV flexOutra versão esperada para o ano é a do SUV com motor bicombustível. A exemplo do
Civic 2.0, o motor flex também terá tecnologia que dispensa o reservatório de gasolina para partida a frio.
HYUNDAI
HB20x (Foto: Raul Zito/G1)
HB20x
A versão “aventureira” do hatch fabricado no Brasil, apresentada no último Salão de SP, contará exclusivamente com motor 1.6 16V, de 122/128 cv, combinado com câmbio manual ou uma caixa de transmissão automática, segundo a montadora.
HB20 sedã
Esta versão, mantida em segredo pela montadora, vai completar a gama desenha exclusivamente para o mercado brasileiro. Se seguir a mecânica do hatch, terá opções de motor 1.0 e 1.6, e transmissão manual ou automática de quatro velocidades (apenas para o 1.6).
i30 reestilizado (Foto: Rodrigo Mora/G1)
i30 reestilizado
O hatch trazido da Coreia do Sul e posicionado em uma faixa acima do HB20 chega no início do ano. Ele apareceu com visual totalmente modificado no Salão de SP. "Ainda não temos preço definido, nem o quanto o modelo ficará mais caro", explicou Luiz Sergio Cazzonatto, diretor de pós-venda da Caoa, que continua responsável pelas vendas de todos os veículos da Hyundai importados.
Hyundai Santa Fe reestilizado (Foto: Raul Zito/G1)
Santa FeO SUV passa a ser equipado com motor 3.3 litros V6 24V em alumínio, de 270 cv e transmissão automática de 6 velocidades. Sua chegada é prometida para o 1º semestre - e só lá a Caoa definirá seu preço.
JAGUAR
F-Type (Foto: Raul Zito/G1)
F-TypeO modelo marca a nova estratégia da
Jaguar, que quer deixar de ser uma marca de nicho para ganhar força de vendas no segmento de luxo. Trata-se do primeiro modelo dois lugares da marca após 50 anos, sucedendo o E-Type, clássico dos anos 1960 e 1970.
No Brasil, ele vai concorrer com o
PorscheBoxster. Haverá 3 versões. A topo de linha tem motor 5.0 V8 Supercharged, de 495 cavalos de potência. A outra opção vem com propulsor 3.0 V6 Supercharged, de 340 cv ou 380 cv (dependendo da configuração) – ambos são acoplados a um câmbio automático de 8 marchas. O F-Type tem tração traseira e carroceria em alumínio.
JEEP
Grand Cherokee Limited (Foto: Divulgação)
Grand Cherokee dieselO utilitário ganhará no início de 2013 o reforço de uma configuração com motor turbodiesel, da italiana VM Motori: um V6 3.0 de 241 cv. Até então, ele era oferecido apenas com propulsor a gasolina de 286 cv. O câmbio será o mesmo nas duas versões: automático de cinco marchas.
KIA
Novo Cerato (Foto: Raul Zito/G1)
CeratoA nova geração do sedã,
mostrada também no Salão de SP, também será a primeira com motor flex. Produto global, o Cerato vai passar a ter motor 1.6 bicombustível no Brasil, de 125/128 cavalos (gasolina/álcool). Mais comprido, largo e baixo, o modelo sofreu uma transformação visual, com faróis de LEDs, vincos mais acentuados nas laterais e lanternas maiores – reforçando as diretrizes visuais da atual identidade estética da Kia. Ele é prometido para o fim do 1º trimestre.
Quoris (Foto: Raul Zito/G1)
Quoris
O sedã de luxo pretende ser uma alternativa mais acessível ao BMW Série 7, com o qual guarda inegável semelhança visual. Com 5,09 m de comprimento, 3,04 m de entreeixos e 1,90 m de largura, o modelo é equipado com motor 3.8 litros V6, de 290 cv. Ele também é esperado o 1º trimestre.
Kia Optima (Foto: Divulgação)
Optima HybridA versão com dois motores (um a gasolina e outro elétrico) do sedã ainda estava em fase de homologação durante o Salão de SP, em outubro passado.
LAND ROVER
Novo Range Rover (Foto: Divulgação)
Range Rover VogueAinda sem preço definido, o novo Range Rover Vogue (esta última parte do sobrenome é exclusiva do Brasil) chega ao mercado brasileiro em sua quarta geração em fevereiro. O preço ainda não foi divulgado, mas ultrapassará, certamente, os R$
500 mil, já que os atuais modelos custam entre R$ 426 mil e R$ 499 mil.
O carro sofreu uma transformação: com a substituição do aço pelo alumínio, “emagreceu” até 420 kg, dependendo da versão. Segundo a marca, o SUV está mais rápido nas acelerações e teve o consumo foi reduzido. O
G1 experimentou o carro em novembro passado, no Marrocos (
leia impressões).
MERCEDES-BENZ
Class A Concept (Foto: Divulgação)
Classe A
Mostrado como conceito nos salões de Pequim e de Nova York, no ano passado, o novo Classe A deverá chegar ao Brasil em maio. Ele mistura linhas do CLS e do Classe R, mas com inspiração na engenharia aeronáutica e no movimento do vento. Um exemplo é o painel, em forma de asa de avião. O console central foi concebido como um painel de controle de voo. O motor é o novo BlueEfficiency 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta de combustível, que desenvolve 210 cavalos de potência, combinado a uma transmissão de duplas embreagem.
MINI
Paceman (Foto: Divulgação)
PacemanNa inglesa
Mini, controla pela BMW, a grande atração é o Paceman, versão duas portas do crossover Countryman, que começa a ser vendido no Brasil entre março e abril – sem preço ainda definido, como quase todos os importados que estrearam no evento, que ainda dependem de uma definição sobre a relação entre o novo regime automotivo e os projetos apresentados pelas montadoras.
MITSUBISHI
Outlander (Foto: Raul Zito/G1)
ASX e Outlander 'brasileiros'A montadora deverá começar a produzir o crossover e o SUV em Catalão (GO), como parte de seu plano de expansão no país. Não foi confirmado se haverá alguma mudança de preço com a montagem nacional desses carros. Ainda em 2013 começará a produção de motores da marca no Brasil.
NISSAN
Altima (Foto: Flavio Moraes/G1)
AltimaO sedã que vai brigar diretamente com o novo Ford Fusion é equipado com motor 2.5 de 184 cv e câmbio CVT. Ele foi a estrela da marca no
Salão de SP, em outubro passado.
PEUGEOT
208 (Foto: Raul Zito/G1)
208A marca francesa já colocou dia e mês para o lançamento do hatch 208: 13 de abril. O modelo será fabricado em Porto Real (RJ) e traz muito do hatch médio
308, como o teto panorâmico e materiais de boa qualidade. Entre as tecnologias que prometem dar uma “apimentada” na categoria está a tela sensível ao toque que permite acessar facilmente diversas funções. Antes da chegada do 208 às lojas, a
Peugeot lançará a versão Premiére do veículo, que terá apenas 208 unidades. Ele conviverá com
207, que se mantém como o modelo de entrada da marca no Brasil.
PORSCHE
911 4S Cabriolet (Foto: Divulgação)
911 Carrera 4S CabrioletA sétima geração do lendário cupê foi lançada em 2011 e o 4S, com tração 4x4, que já está à venda no Brasil, terá a companhia da versão conversível em 2013. O motor de 400 cv faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 s. A velocidade máxima é de 299 km/h. A transmissão é manual ou automatizada.
RENAULT
Dacia Sandero (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Novos Sandero e LoganSandero e Logan apareceram de cara nova e motor mais moderno no
Salão de Parisdeste ano, em setembro. Eles são desenvolvidos pela divisão romena da Renault, a Dacia, que fornece a maioria dos projetos que vem para o Brasil. Embora não tenham data marcada para chegar, fontes ligadas à marca, no entanto, confirmaram durante o salão que estão na lista de estreias para o mercado brasileiro.
SUZUKI
Jimny 'vestido' de Brasil no Salão de SP
(Foto: Flavio Moraes/G1)
Jimny 'brasileiro'O Jimny começa a ser produzido no Brasil neste ano e as vendas se iniciam no primeiro trimestre, segundo a
Suzuki. O jipe não terá mudança de preço, mas ganhará uma versão mais barata, futuramente. A produção pré-série será feita em regime de encomenda, inicialmente na fábrica de Catalão (GO) da
Mitsubishi. Depois, quando a escala de produção aumentar, ele vai inaugurar a nova planta de Intumbiara (GO).
TOYOTA
Prius (Foto: Louise Calandrino/G1)
PriusA chegada do carro fabricado do Japão tem sido bastante discutida pela montadora com o governo, em tempos de alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros importados. Mas, durante o Salão de SP, em outubro passado, a
Toyota confirmou o híbrido para este ano, por cerca de R$ 120 mil.
O Brasil receberá a terceira geração do modelo, lançada no Japão em 2009, que passou por uma reestilização em 2011. O G1 experimentou o carro no Japão, naquele ano (leia impressões). O modelo conta com motor 1.8 de 73 kW de 138 cavalos, completado por transmissão automática.
VOLKSWAGEN
Golf na sétima geração (Foto: Divulgação)
Há muitos comentários de que finalmente o hatch será atualizado por aqui, pulando direto para a geração atual e que, em vez de ser fabricado no Paraná, como agora, o carro será importado do México. A
Volkswagen desconversa.
Saveiro manteve cara antiga em 2012
(Foto: Divulgação)
Saveiro
O Gol passou por uma reestilização em 2012, seguida imediatamente pelo Voyage. Mas o terceiro membro da família, a picape Saveiro, ainda exibe a antiga cara. A expectativa é que ela também mude neste ano.
VW Santana (Foto: Divulgação)
SantanaA nova geração do
Volkswagen Santana foi apresentada na Alemanha este ano e estreou no mercado chinês, onde ainda mantém uma longa história. Ele começa a ser vendido na Europa a partir do ano que vem e, segundo fontes do setor ligadas à montadora, ele chega ao mercado brasileiro em 2013, para a aposentadoria do Polo. Se confirmado, ele ficará posicionado entre o Voyage e o Jetta no portfólio brasileiro da marca alemã para concorrer com Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan.
VOLVO
Volvo V40 (Foto: Raul Zito/G1)
V40O primeiro automóvel do mundo equipado com airbag para pedestres será o principal lançamento da
Volvo para 2013, e competirá no segmento de hatchbacks premium. O novo airbag protege os pedestres por meio de uma bolsa inflável instalada na linha do para-brisa, sob o capô, que se infla quando os sensores instalados na dianteira do veículo detectam o impacto com pernas humanas.fonte:G1 auto esporte/camocim belo mar blog