
A movimentação começou já pela manhã. Afora a exposição de animais, foram instaladas casa de farinha e boxes para venda de artesanato
FOTO: ROBERTO CRISPIM

Durante a abertura do evento, foi destacado o fato do Ceará ter um cenário mais favorável para a comercialização do segmento pecuário
Crato. Com um público visitante estimado em 100 mil pessoas, somente no primeiro dia, foi aberta ontem, neste município, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato 2014), que neste ano completa 70 anos de criação e sua 63ª edição realizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, localizado no bairro do Pimenta.
O evento contou com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, representando o governador Cid Gomes, lideranças políticas de diversos municípios da região do Cariri, e terá duração de uma semana com a perspectiva de movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios.
Diferente do que aconteceu na edição passada, prejudicada pela seca que castigou grande parte dos municípios da região nordestina, neste ano, por conta da regularidade da quadra invernosa, 6 mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, de diferentes regiões do país, estarão sendo comercializados, através de leilões, durante os dias da exposição.
A aposta dos expositores é de que o volume de negócios seja alto devido à necessidade da recomposição do rebanho de animais, o que não vinha acontecendo de maneira mais expansiva há pelo menos dois anos.
A ExpoCrato acabou se transformando numa espécie de vitrine e, a cada nova edição, supera o número de expositores, sejam eles criadores de animais de alta linhagem, ou empresas especializadas na comercialização de máquinas e implementos agrícolas ou, então, de outros materiais diversos. Uma das novidades que o Grupo Gestor da ExpoCrato traz para o público visitante este ano é um casal de lhamas, de um criador pernambucano, animal típico da América do Sul. Também haverá, pela primeira vez, um leilão específico para a comercialização da raça de equinos Mangalarga Machador.