— São Fernando
Nasceu na Espanha, no ano de 1198, na família real. Fugiu daquilo que poderia perverter sua vida moral e tinha grande amor a Virgem Santíssima, pelo fato de ter ficado muito enfermo quando criança, e, através da intercessão de Nossa Senhora ele recuperou a saúde. Foi um jovem mariano e eucarístico.
Fernando descobriu sua vocação ao matrimônio e casou-se com Beatriz. Teve 13 filhos. Assumiu o reinado e não descuidou de seu povo, tratando-os como filhos, em especial os pobres. Viveu um reinado justo marcado pela fé, caridade e esperança.
Com a saúde fragilizada aos 54 anos, pegou uma grave enfermidade, recebeu os Sacramentos e quis comungar Jesus Eucarístico de joelhos, num ato de adoração. Abraçou a cruz, aconselhou os filhos e partiu para a Glória.
São Fernando, rogai por nós!
30.05.2013
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
(BRANCO, GLÓRIA, SEQÜÊNCIA FACULTATIVA, CREIO,
PREFÁCIO PRÓPRIO – OFÍCIO DA SOLENIDADE)
__ "Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste
cálice, estareis proclamando a morte do Senhor." __
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
(BRANCO, GLÓRIA, SEQÜÊNCIA FACULTATIVA, CREIO,
PREFÁCIO PRÓPRIO – OFÍCIO DA SOLENIDADE)
__ "Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste
cálice, estareis proclamando a morte do Senhor." __
EVANGELHO DOMINICAL EM DESTAQUE
| |
NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGLEHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Celebrando hoje, pelas ruas de nossas cidades, a Festa do Corpo de Deus, queremos demonstrar nossa fé na presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados. A Eucaristia chama a atenção para a partilha que deve acontecer no dia a dia do cristão. O pão-Jesus, recebido sacramentalmente, alimenta o discípulo do Reino para estar disposto a partilhar. Receber Jesus eucarístico e permanecer fechado no próprio egoísmo, insensível às necessidades do próximo, é contraditório. O reconhecimento de Jesus na Eucaristia deve se desdobrar no reconhecimento dele no rosto dos sofredores e marginalizados. Por conseguinte, a acolhida de Jesus e a acolhida dos irmãos necessitados são duas faces da mesma moeda. Portanto, celebrar a Eucaristia é colocar-se na escola do Mestre Jesus, para quem a partilha é uma exigência irrenunciável dos discípulos. Participemos deste grande mistério oferecendo nossas vidas em agradecimento pelo dom da vida divina em nós.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Celebramos hoje a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Juntamente com toda a Igreja, busquemos no Mistério da Eucaristia o alimento para nossa páscoa neste mundo. Rezemos também pelos jovens que se mobilizam para a Jornada Mundial da Juventude. Que a celebração da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor alimente a comunhão missionária de tantos jovens que aceitam o desafio de Cristo: IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES (Mt 28,19).
Sintamos em nossos corações a alegria da Ressurreição e entoemos alegres cânticos ao Senhor!