Personagem da semana após foto de maiô causar alvoroço, brasileira dos saltos vai à final em sétimo após levar zero, recebe apoio de treinadora e evita entrevistas
Os aplausos da arquibancada lotada no Centro Aquático de Toronto ajudaram a enxugar as lágrimas de Ingrid Oliveira. Em sua estreia nos Jogos Pan-Americanos, a saltadora brasileira sentiu o peso da piscina canadense em suas costas ao errar o quarto salto da plataforma de 10m e cair de costas na água. A nota zero e a pressão por resultados a fizeram chorar. Nos ombros da técnica Andreia da Silva, Ingrid se recuperou e voltou para um quinto salto. Foi bem e fechou as preliminares em sétimo lugar com 266,70. Mas, se ganhou forças para a final deste sábado, não se viu em condições de passar pela zona mista e falar com os jornalistas.
Ingrid Oliveira cai de costas durante a prova de plataforma 10m, dos saltos (Foto: Timothy A. Clary/AFP/Getty Images)
Antes do erro técnico, Ingrid foi uma das personagens da semana no Pan. Em sua chegada ao Canadá, postou uma foto com o maiô de treino nas redes sociais e recebeu comentários ofensivos e deselegantes. Desabafou em entrevistas, mas disse que nada daquilo a pressionaria para a estreia em Toronto. Apesar da falha, a técnica Andreia, que a substituiu na zona mista, também garantiu que nada do que houve influenciou sua atleta e também fez seu desabafo, defendendo Ingrid, porém pedindo mais foco. E menos foto.
- Isso não tem nada a ver. Colocaram ela na mídia, lá em cima, como musa. Já falei com ela para parar com esse negócio de internet. Ninguém proíbe nada, ela pode se divertir, pode brincar, mas tem de prestar mais atenção porque temos um objetivo olímpico. Ela sempre faz foto, no Fluminense, no Mundial Juvenil. O Instagram dela não tem nada demais... E o material de trabalho dela é o corpo dela, é o maiô. Então ela salta de maiô. Se coloca foto, dizem que ela está se expondo. E o vôlei, de shortinho? E a natação, de maiô? Selfie é moda. Mas aqui gerou um... Se isso atrapalhasse, ela erraria todos os saltos, mas não atrapalhou - disse Andreia da Silva.