Hemoce precisa garantir 250 doações de sangue por dia.
Nos feriados do fim do ano e no carnaval demanda por sangue aumenta.
Para atender à demanda do período de Carnaval, de 1º a 5 de março, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) precisa intensificar a captação de doadores para reforçar o estoque de sangue. De acordo com Hemoce, para ficar em uma situação considerada "confortável", o Centro precisade 250 doações diárias, mas esse número tem variado entre 100 e 150. A redução no número de doações de sangue é registrada em todo o país.
Na quinta-feira (6), o Hemoce tinha 84 bolsas, quando seriam necessárias 537. Em todo o ano passado, o Hemocentro coletou 102 mil bolsas de sangue, número inferior à capacidade do hemocentro, de 300 mil bolsas por ano. Mesmo assim, a marca de 102.870 doações foi a maior dos últimos cinco anos.
O Hemocentro tem um calendário de coletas externas em espaços públicos, mas que também podem ser agendadas por shoppings, bancos, igrejas, clubes etc. A Caravana da Solidariedade é outra estratégia para garantir as doações necessárias. Uma unidade móvel do Hemoce transporta grupos de pessoas interessadas em fazer doações até a sede do hemocentro para a realização da coleta. A Caravana da Solidariedade pode ser agendada por grupos de amigos, colegas de trabalho, igrejas, faculdades e outras instituições. O agendamento pode ser feito pelo telefone (85) 3101-2300.
A doação dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde. A medula repõe o sangue retirado em até 2 meses nos homens e em 3 meses nas mulheres. Cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até quatro vidas. Entre os beneficiados, estão vítimas de acidentes, transplantados e pacientes com problemas de coagulação.