Com o período de férias, o mês de julho é um período tradicionalmente preocupante nos hemocentros
O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está no nível mais baixo do ano. Estão disponíveis apenas 271 bolsas de sangue, quando o número ideal é de 537 bolsas no estoque, diariamente, para atender a necessidade de transfusões crescentes nos hospitais.
O Hemoce está precisando de doações de todos os tipos de sangue para a recomposição e estabilização dos estoques. Do tipo O+, por exemplo, restam 67 bolsas, de 249 necessárias. É uma grande oportunidade para quem nunca fez doação de sangue começar a adotar essa prática de solidariedade.
Doações
As doações voluntárias podem ser feitas no Hemocentro Coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, das 8h às 16h. O Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) recebe doações de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h30.
O Hemoce estará presente pela 11ª vez no Halleluya. O Festival, que está em sua 16ª edição, acontece no período de 17 a 21 de julho, a partir das 18h, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão.
Período crítico
Com o período de férias, o mês de julho é um período tradicionalmente preocupante nos hemocentros de todo o país. Além disso, houve aumento da demanda por hemoderivados durante a realização da Copa das Confederações, em junho, quando também houve redução das doações por conta dos feriados. Os estoques de sangue estão baixos em toda a hemorrede do Ceará, com unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.