— Santa Maria Madalena de Pazzi, entrou para a Ordem Carmelita
Nasceu no ano de 1566 em Florença, na Italia, e pertenceu a uma nobre família.
Ela muito cedo se viu chamada à vida religiosa e queria consagrar-se totalmente. Abandonou tudo: os bens e os projetos.
Entrou para a Ordem Carmelita e ali viveu por 25 anos. Uma aventura espiritual mística que resultou em uma grande obra com suas experiências carismáticas.
Todos os santos foram carismáticos. E a nossa Igreja é carismática, pois ela é marcada pelas manifestações do Espírito Santo. Precisamos aprender com os santos a sermos dóceis ao Espírito Santo.
Ela sofreu muito. Amou a cruz de cada dia.
Santa Maria sofreu com várias enfermidades até que entrou no Céu, com 41 anos. Seu lema foi: “Padecer, Senhor, e não morrer!”
A História Geral proporciona um conhecimento amplo sobre a História da Humanidade, desde a Pré-História até os dias atuais.
Em História Geral, busca-se conhecer a ação de homens e mulheres no tempo, o que é possível também através da escrita dos processos históricos
A História é uma das disciplinas do conhecimento humano mais antigas que se tem notícia. Ela define-se como a ciência que estuda as ações dos homens e mulheres no tempo e no espaço.
De acordo com essa definição, o objeto principal de estudo da História são os homens e mulheres, bem como as mudanças realizadas em suas ações ao longo do tempo. Consequentemente, são estudadas as relações sociais estabelecidas, suas formas de organização social, as criações humanas, suas instituições, seus ideais, as culturas e até seus sentimentos.
No mundo ocidental europeu, a História como disciplina do conhecimento humano desenvolveu-se desde os primeiros momentos da formação da civilização grega. Os poemas atribuídos a Homero, a Ilíada e a Odisseia, são expressões de uma perspectiva histórica dos povos gregos.
Posteriormente, surgiram formas mais elaboradas de escrever a História do povo grego, principalmente com Tucídides e Heródoto. Essa perspectiva histórica foi também adotada pelos romanos para entender o processo de formação histórica de sua própria civilização.
Os alertas de desmatamento na Amazônia caíram 20% entre agosto de 2013 e abril de 2014, comparado ao mesmo período de 2012/2013. Os dados, divulgados hoje (23), são do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Seguindo a tendência de diminuição apresentada, em fevereiro, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a área da Amazônia Legal afetada no período caiu de 1.872,85 quilômetros quadrados para 1.500,53 quilômetros quadrados.
O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, relatou a Operação Onda Verde, feita em parceria com a Força Nacional, em áreas do norte e nordeste de Mato Grosso e do sul do Pará. No período de agosto de 2013 a abril de 2014, foram apreendidos centenas de equipamentos, como tratores e motosserras, e aplicados 2.401 autos de infração e mais de R$ 1,1 trilhão em multas.
De acordo com Evaristo, “em Mato Grosso, há a expansão de áreas com posse, mas o Pará é a terra da grilagem, do 'laranja' [alguém que empresta nome para benefício de outros], e a única forma de combater [o desmatamento] é fazendo a destruição dos acampamentos e dos equipamentos, com uma ação muito mais intensiva em razão do alto nível da criminalidade que opera na BR-163”.
O diretor do Ibama explica que, no eixo da rodovia, no município de Novo Progresso (PA), há a fiscalização em parceria com os indígenas da etnia Caiapó, que denunciam a ação de madeireiros ilegais em suas terras. Em uma das operações, foram destruídos 11 acampamentos e 26 motosserras. “Cada motosserra custa cerca de R$ 3 mil e desmata 2,42 hectares por dia, então além da descapitalização do grupo evitamos o desmatamento”, afirmou Evaristo.
A equipe de fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) do Ministério Público do Estado do Ceará, coordenada pela promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, autuou, nesta quarta-feira (21), três empresas que revendiam fogos de artifício sem autorização. Esta prática constitui crime estabelecido no artigo 253 do Código Penal. A atuação do Decon ocorreu conforme determina o Decreto-Lei nº 4.238/1942. A fiscalização tem como foco a Copa do Mundo e continuará até o final do campeonato mundial.
A ação do Decon foi motivada por uma denúncia encaminhada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Estado do Ceará. No mesmo ato fiscalizatório, foi verificado se os estabelecimentos possuíam Alvará de Funcionamento, Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros, Registro Sanitário e exemplar do Código de Defesa do Consumidor - CDC. As empresas tem prazo de dez dias para apresentar defesa.
Segue o relatório das empresas fiscalizadas e autuadas:
A Assembleia Legislativa do Ceará realiza no próximo dia 30 de maio, a partir das 15h em Sobral, o quarto encontro da Campanha Ceará Sem Drogas. O evento acontecerá no Centro de Convenções, e contará com a presença do jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos.
“A Assembleia traz ao Ceará um profissional que vai apresentar uma outra visão sobre a questão da dependência química. Caco Barcellos tem sido competente na retratação dos fatos sociais brasileiros para os telespectadores”, afirma o presidente da Assembleia e líder da campanha, deputado Zezinho Albuquerque (Pros).
A Campanha Ceará Sem Drogas já realizou eventos em Fortaleza, Crato e Limoeiro do Norte. Os três primeiros encontros contaram com a palestra do comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande, que relatou a sua experiência com a dependência química e como superou o vício.
“Em maio de 1835, o Presidente (Governador), da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem-estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da nossa valorosa Polícia Militar do Ceará.
A Polícia Militar do Ceará é uma Instituição que se confunde com a história de nosso Estado. Não é à toa que falar desta Corporação é fazer um passeio pelos seus anos de existência e reencontrar personagens e fatos que marcaram nossa história, como a Guerra do Paraguai, a Sedição de Juazeiro, Revolução de 1930 no Ceará, Combate ao Cangaço, Caldeirão, Revoluções de 1932, constitucionalista de São Paulo de 1964. Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade fim, a Instituição está presente em todo o Estado com suas diversas Unidades e Subunidades Operacionais distribuídas de forma estratégica. Os mais de 15 mil homens e mulheres do efetivo estão distribuídos por todos os municípios cearenses para servir e proteger ao cidadão”.
Nossa equipe de reportagem foi informada que uma viatura da Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral capotou após a viatura derrapar em um curva, pois chovia bastante no local. A ocorrência ocorreu nas proximidades da cidade de Frecheirinha, distante 60 km de Sobral, por volta das 03h00 da tarde desta sexta-feira (22). Informações iniciais dão que a viatura estava sendo conduzida com velocidade de 60/70 km/h, e em virtude da chuva e da situação precária (carecas) dos pneus, a viatura capotou. Verifica-se nas fotos, o estado precário e desgastado que se encontram os pneus da referida viatura. Felizmente nenhum policial teve lesão grave, somente escoriações leves pelo corpo.