Medicamentos estavam vencidos e perto da data de vencimento.
Secretário diz que recolheu carga para evitar danos à saúde da população.
Uma operação do Ministério Público com a Polícia Civil apreendeu uma carga de medicamentos vencidos e próximos da data de vencimento na manhã desta quarta-feira (5) em Crato, a 504 quilômetros de Fortaleza. O material foi descoberto após a denúncia de dois vereadores que acusaram a secretaria de saúde de descartar os medicamentos antes do tempo para superfaturar a compra de uma nova remessa de remédios.
De acordo com o Ministério Público, as centenas de caixas estavam acumuladas há pelo menos três meses no prédio da secretaria de saúde da cidade. A maioria dos medicamentos vencidos ou com cerca de um mês para a data de vecimento eram de uso contínuo e ginecológico. O material foi recolhido e encaminhado para a delegacia da Polícia Civil do Crato, onde deve passar por uma perícia e depois ser levado para incineração.
O secretário de saúde do Crato, Lucimilton Macêdo, justificou ao Ministério Público que a carga de medicamento foi recolhida para evitar danos à saúde da população e que aguardava a conclusão do processo do licitação para incinerar os remédios.