De volta ao país, Nick Ut registra memórias com smartphone e câmera digital.
Imagem de menina nua correndo após bombardeio ficou famosa.
O fotógrafo Nick Ut, que fez a foto mais famosa da Guerra do Vietnã, em que uma menina nua chora e corre após um ataque de bomba de napalm, voltou ao país para documentar algumas de suas memórias com um smartphone e uma câmera digital. Ut chegou na última segunda-feira (8) na vila de Trang Bang, exatamente 43 anos depois de quando a imagem foi registrada.
Ut fez essa viagem a Trang Bang muitas vezes – pelo menos uma vez por ano nos últimos anos. O lugar é muito significativo para ele. “Eu fiquei aqui e vi as bombas caírem”, diz Ut sobre o momento da famosa foto. “Eu era muito jovem”, afirma o fotógrafo, vencedor do Prêmio Pulitzer, que trabalha para a agência Associated Press.
O cenário de sua viagem revelou que a estrada rumo a Trang Bang mudou desde a Guerra do Vietnã. Hoje em dia ela abriga um restaurante chamado “Sushi World” e um vendedor de beira de estrada que vende miniaturas da Estátua da Liberdade.
Da estrada, Ut tirou uma foto de um templo em que a menina Kim Phuc se refugiou com sua família antes dos bombardeios. Ao chegar em Trang Bang, o fotógrafo visitou uma loja de rua de dois primos de Phuc e caminhou um quilômetro até onde fez a famosa foto.