16 carretas que faziam o transporte de romeiros de Maranhão rumo a Canindé, foram barradas pela PRF sob argumento de que estariam trafegando de forma ilegal
FOTOS: ANTÔNIO CARLOS ALVES
População realizou um protesto na manhã desta quinta-feira (16) pela ação da PRF
A população de Canindé saiu às ruas para protestar contra a decisão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de barrar 16 carretas que transportavam romeiros procedentes do Estado do Maranhão que deveriam chegar aCanindé nesta quinta-feira (16) de manhã para participar da Romaria de São francisco das Chagas. Os fiéis foram impedidos de prosseguir viagem no Bairro Tabuleta, na Zona Sul de Teresina.
O bloqueio começou às 14 horas do dia 15. A PRF alegou que o transporte seguia de forma irregular. A decisão é contestada por um dos responsáveis pelo evento, o empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó, que, há 33 anos paga uma promessa de seus pais.
Segundo ele, todas as exigências foram cumpridas, inclusive a Autorização Especial de Transporte - AET do Departamento Nacional de Infra Estrutura Terrestre – DNIT.
A situação perdeu o controle por volta das 16 horas, quando 39 anos pessoas, entre crianças e idosos, passaram mal e desmaiaram por conta do calor e a sede, e, tiveram que ser levadas para o Hospital Municipal de Teresina Santa Joana D´Arc. Devido a falta de atendimento de emergência, os romeiros se revoltaram e interditaram a BR-343 e atearam fogo em pneus, quebraram vidros de carros, gerando uma grande confusão.
A par do problema, o prefeito de Canindé Celso Crisóstomo (PT) e os franciscanos lideram um movimento em defesa dos romeiros de São Francisco, pedindo até mesmo uma intervenção doMinistro da Justiça, a fim de evitar prejuízos para a maior romaria franciscana das Américas.
Isso causa enormes prejuízos à nossa economia. Mais de 200 veículos já foram impedidos de chegar a Canindé, garante Celso. Uma Procissão que saiu do Convento dos Franciscanos coordenada pelo Guardião da Casa de São Francisco frei Jean de Sousa, percorreu as principais ruas da cidade para denunciar a perseguição aos romeiros do santo
Segundo ele, para o povo nordestino, Canindé é um patrimônio cultural imaterial do País. Celso Crisóstomo garante que recebeu a informação da Secretaria Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça, de que o ministro Gilberto Carvalho, da Casa Civil, autorizou a Diretora Geral da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice, a tomar uma nova postura em relação aos caminhões que se deslocam para participar da romaria.