— São Filipe Néri
O “santo da alegria” nasceu em Florença, Itália, no ano de 1515.
Depois de ficar órfão, recebeu um convite de seu tio para que se dedicasse aos negócios. Mas, tendo vida de oração e discernimento, ele percebeu que Deus o chamava a um outro negócio: expressar com a vida a caridade de Cristo.
Néri foi estudar em Roma. Estudou Filosofia e Teologia, deixando-se conduzir e formar pelo Espírito Santo e, mesmo antes de ser padre, visitava os lugares mais pobres de Roma. Formou uma associação para cuidar dos doentes pobres.
São Filipe disse sim para a glória de Deus e iniciou a bela obra do Oratório do Divino Amor, dedicando-se aos jovens e testemunhando sua alegria. Vivia da Divina Providência, indo aos lares dos ricos pedir pelos pobres.
Homem de oração, penitência e adoração, São Filipe Néri partiu para o céu com 80 anos, deixando para nós esse testemunho: renunciar a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus é uma alegria.
São Filipe Néri, rogai por nós!
26.05.2013
Solenidade da Santíssima Trindade — ANO C
(BRANCO, GLÓRIA, CREIO, PREFÁCIO PRÓPRIO – IV SEMANA DO SALTÉRIO)
__ "Comunidade divina: modelo para a comunidade humana. Deus sempre se dá a conhecer aos homens." __
Solenidade da Santíssima Trindade — ANO C
(BRANCO, GLÓRIA, CREIO, PREFÁCIO PRÓPRIO – IV SEMANA DO SALTÉRIO)
__ "Comunidade divina: modelo para a comunidade humana. Deus sempre se dá a conhecer aos homens." __
EVANGELHO DOMINICAL EM DESTAQUE
| |
NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGLEHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Celebramos hoje o mistério da Santíssima Trindade. A fé em Deus Trindade nos leva reconhecer a beleza e a profundidade da realidade humana. Deus é UM em três pessoas, mistério de amor e comunhão, perfeita unidade na diversidade. Por isso, a comunidade humana encontrará a sua verdadeira realização à medida que buscar conviver numa relação de igualdade entre todos os seus membros, respeitando as diferenças. Pela fé tivemos acesso a essa revelação e, pela fé, conhecemos a Deus e entramos na sua intimidade. Portanto, no contexto do ano da fé, vamos celebrar este Mistério como gente que crê e peregrina ao encontro de Deus para participar de sua vida.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: A festa da Santíssima Trindade celebra mistério que é o cume da nossa relação com Deus. De Deus viemos e para Deus estamos voltando a cada dia. Se Deus é amor, aí está a nossa fonte e o nosso desejo que se torna o maior impulso desta vida. O sacramento mais pleno para celebrarmos o amor de Deus é a Eucaristia. Por isso, celebraremos na próxima quinta-feira a festa de Corpus Christi, para a qual toda a Igreja de São Paulo está se mobilizando, a fim de prestar homenagem a Cristo, pelo sacrifício da entrega do seu Corpo e do seu Sangue na Eucaristia e na Cruz. Faremos isso com missa solene e uma procissão da Igreja de Santa Ifigênia até a Catedral da Sé.
INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: Quando ouvimos falar de alguém como de grande personalidade, temos o desejo de conhecê-lo. A festa da SSma. Trindade desperta em nós este desejo e a ele responde, porque Deus dá sempre o primeiro passo em direção à nós. Nesta data, é acentuado particularmente o fato de que Deus se manifesta, se revela, se nos dá a conhecer e nos oferece um conhecimento "pessoal", quer um face a face com cada um de nós, para que nos abramos todos ao grande face a face de Deus. A "Sabedoria de Deus" é alegria de amar aos homens!
Sintamos em nossos corações a alegria da Ressurreição e entoemos alegres cânticos ao Senhor!