Tem sido intensa a movimentação no Centro de Atendimento ao Eleitor, em Fortaleza, em busca do recadastramento biométrico
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Após duas semanas do início do recadastramento biométrico, mais de seis mil eleitores já atualizaram seus registros eleitorais no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE). Até a última sexta-feira, 4.140 pessoas foram atendidas na Capital e 2.540 em 18 municípios do Interior.
Na manhã de ontem, o movimento era bastante intenso na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Fortaleza, na Praia de Iracema, único lugar onde é possível fazer o recadastramento biométrico na Capital. De acordo com o chefe da Central, Afrânio Aguiar, a média de atendimento do departamento é de 400 a 500 pessoas por dia. Ele informa que outro ponto de atendimento para a atualizar o cadastro deve ser aberto no início do próximo ano, em Messejana, por meio do programa Vapt-Vupt, para descentralizar o serviço.
O recadastramento ainda não é obrigatório, já que a meta é que 20% do eleitorado da Capital esteja recadastrado para a eleição de 2016 e 100% para 2018. "Antes desse período, entre o final de 2017 e 2018, deve ser feita essa convocação onde todos os eleitores que ainda não tenham passado no cadastro biométrico precisam comparecer, sob pena de não conseguir votar nas eleições de 2018", explicou Afrânio.
Municípios
No Interior, os eleitores serão convocados mais cedo. Segundo Aguiar, a meta é recadastrar todo o eleitorado dos dez municípios já para as eleições de 2016. São eles: Abaiara, Camocim, Crato, Ibiapina, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Milagres, Quixelô e Ubajara. "Nesses municípios, a partir de algum momento em 2015, vai se iniciar a convocação", antecipou.