Mateus Guia passou no vestibular pela primeira vez aos 14 anos.
Jovem aprendeu a ler e a escrever aos dois anos de idade, conta a mãe.
Foco nas aulas e organização nas anotações. Esse é o segredo do estudante Mateus Guia, de 16 anos, que já passou três vezes no vestibular e vai fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 8 e 9 de novembro.
Em 2012, aos 14 anos, Mateus foi aprovado na seleção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o curso de engenharia, com nota 6,4. Como ainda não havia concluído o ensino médio, nem pensou em abandonar a escola. "Na época, eu não me achava preparado para entrar na faculdade, preferi esperar”, diz. Na metade do ano seguinte, aos 15, passou no vestibular exclusivo de engenharia. Ao final do ano, foi aprovado, mais uma vez, pela UFPE, com média com média 6,38, e também pela Universidade de Pernambuco (UPE), com média 8.
O jovem chegou a frequentar as aulas na UFPE, mas decidiu largar o curso para se preparar para um sonho: o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). “Eu cheguei a entrar, assisti uma semana de aulas lá [na UFPE], mas já estava fazendo o cursinho para o ITA e não ia ter como dar conta dos dois [cursos] ao mesmo tempo”, confessa.