A história de Barroquinha com Nossa Padroeira começa, em meados do século XIX (19), quando um barco naufragou, devido a uma forte ventania, a poucas milhas da praia dos Remédios. Sua tripulação, composta por um pequeno grupo de pescadores, que sobrevivendo ao naufrágio, atribuíram a graça de estarem vivos, ao se valerem de Nossa Senhora dos Navegantes.
Estes pescadores, na aflição antes de naufragar, fizeram uma promessa à Santa e chegando salvos a terra firme, embrenharam-se pelas veredas a procura de abrigo, correndo todos os perigos que uma mata possa oferecer. Depois de uma longa e cansativa caminhada, encontraram uma pobre e pequena vila, onde residiam agricultores e caçadores em casebres de taipas, cobertos de palhas de carnaúbas. Essa Vila viria a se chamar Passo Imperial, pois foi esse o primeiro nome de nossa cidade.
Os três pescadores, posteriormente fixando suas residências no vilarejo, resolveram em retribuição as suas vidas salvas do naufrágio, cumprir a promessa, construindo com a ajuda dos demais moradores, a primeira capela em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.