UBAJARA
fonte:dn/cbm
Parque suspende sistematicamente o funcionamento do teleférico, em vista da manutenção deficiente
Ubajara. Instalado em 1974 e servindo como principal acesso à gruta do Parque Nacional de Ubajara, o teleférico desta serra hoje sofre com a falta de manutenção. Há pelo menos dois anos, a gerência do parque e a administração pública municipal vêm alertando a instância estadual sobre a necessidade de modernização desse equipamento, para o bem do turismo local.
Só em 2013, o Diário do Nordeste noticiou a parada do equipamento em três vezes durante o ano. Desta vez, o equipamento parou no domingo de Páscoa e apenas nesta terça-feira foi consertado. A dificuldade consiste, principalmente, na falta de peças, que às vezes até precisam ser confeccionadas especialmente para o equipamento, de acordo com o gestor Gilson Mota.
No Carnaval, mais de 10 mil pessoas passaram pelo aparelho, segundo Mota. Para o administrador, uma das opções viáveis seria uma Parceria Publico Privada para a administração da área. "Assim, a administração ficaria mais localizada, até centralizada, e diminuiria a burocracia", enumerou Mota.